TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA JUNTAMENTE COM A IMPLANTAÇÃO DO SOCIAL: SERÁ QUE OS EMPREENDEDORES ESTÃO PREPARADOS?

Por:   •  9/9/2018  •  Artigo  •  3.903 Palavras (16 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 16

MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA JUNTAMENTE COM A IMPLANTAÇÃO DO ESOCIAL: SERÁ QUE OS EMPREENDEDORES ESTÃO PREPARADOS?

MODALIDADE: Artigo Científico

PROFESSOR ORIENTADOR:

Alain Viana de Araújo Júnior

ESTUDANTES DO 5º PERÍODO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO:

Ana Carolina Gonçalves Viana

Franciele Dias Caldeira

Isabela Cristina Braga

Marx Gonçalves de Almeida

Taiane Alessandra Martins

RESUMO

O mercado econômico tem passado por grandes transformações, e para minimizar os impactos gerados, o atual presidente do país Michel Temer aprovou a “modernização” das CLT’s. As alterações são baseadas em estudos feitos pelo Banco mundial, através do projeto Doing Business, que tem o intuito de parametrizar o contrato de trabalho em vários países, além de pesquisa internas feitas desde o ano de 2001 para melhorar o cenário laborar, mas tais mudanças podem afetar de maneira positiva ou negativa a relação de empregado e empregador. O presente artigo visa apresentar como empresas de diversos portes estão se adequando as diversas alterações sofridas pelo mercado atual sendo elas a reforma trabalhista e a implantação do E-social. Para validação e verificação das informações foi proposto aos alunos do 4º e 5º período de Engenharia de Produção da Faculdade Doctum de João Monlevade/MG, a aplicação de um questionário elaborado pelos mesmos, para obtenção de dados para que possam ser medidos a concepção dos empresários a tais mudanças ocorridas no cenário  laboral.

Palavras-Chaves: Reforma Trabalhista, E-Social, Mudanças.


  1. INTRODUÇÃO

Com o decorrer do o avanço tecnológico e as revoluções vividas pelas indústrias, as organizações precisam passar por constantes atualizações, seja para aumentar a produção de bens de consumo ou a qualidade dos produtos ou serviços prestados pelas mesmas. Em consideração a estas mudanças, o governo Brasileiro vem estudando desde o ano de 2001 possíveis alterações nas Leis Trabalhistas vigentes. Com a crise econômica que “estourou” no ano de 2009, afetando todo o comércio internacional e consequentemente o nacional, o atual governo - mesmo enfrentando um alto índice de rejeição, em decorrência da instabilidade política e econômica do país, o que pode levar a uma grave crise interna - efetuou duas grandes alterações no cenário laborar , uma reforma trabalhista, que “flexibilizou” vários pontos da CLT e implantação do eSocial para as empresas de grande, médio e pequeno porte de todos os segmentos.

Entretanto, com tantas mudanças ocorrendo no país - de vários níveis de importância, sejam estas econômica, cultural e política - como as organizações estão se estruturando para recebê-las?Visando isto, será desenvolvido um questionário com diversas perguntas sobre as duas temáticas - o eSocial e as Reformas Trabalhistas - para observar como os empreendedores da cidade de João Monlevade, situado na região do médio Piracicaba, no estado de Minas Gerais, estão lidando com as novas regras que o governo estabeleceu em relação aos colaboradores das mesmas. Para isto, deve-se explanar de forma sucinta o que é a reforma trabalhista e o eSocial.

Pode-se definir a reforma trabalhista como uma modernização das leis trabalhista vigentes no país. As reformas são necessárias, porém com pontos que deveria ser discutido de forma ampla e transparente antes de ter sido aprovado pelas autoridades do país. Ela irá afetar de forma indireta (ou direta em determinados casos) a classe trabalhadora do país que atualmente já sofre com o crescente desemprego, normas estas que a primeiro momento parece estar beneficiando os colaboradores, aumentando seu poder de decisão perante a organização, embora a realidade possa ser totalmente outra.

Por sua vez o eSocial será uma forma de padronizar as informações que são passadas para o governo, tornando mais fácil sua fiscalização e menor burocrática, uma vez que, o sistema em questão visa acabar com determinadas falhas de comunicação entre instituições governamentais ou entre informações passadas pelas partes interessadas para o governo. O eSocial é uma parte do programa de atualizações do governo que visa evoluir os serviços prestados à população de forma mais rápida e segura.

Após tais explicações, o presente artigo apresenta uma pesquisa realizada na cidade de João Monlevade situada no interior do estado de Minas Gerais, onde empresas de diversos portes e segmentos distintos, responderam um questionário elaborado pelos alunos da rede de ensino Doctum unidade de João Monlevade do   curso de engenharia de produção do 4° e 5° período; após está aplicação pode-se perceber como as organizações estão se adequando às mudanças que vêm ocorrendo no país desde do ano de 2016 até o presente momento.

2. Revisão Bibliográfica

Para entender a importância da reforma trabalhista e a implantação do E-social, primeiramente deve-se aprofundar o estudo de como cada um deles afeta a sociedade de ângulos diferentes.

Primeiramente a explanação será sobre a importância de uma reforma no sistema brasileiros de leis trabalhistas, de forma crua e de entendimento geral a reforma deve ocorrer, pois a população apresenta uma elevação na expectativa de vida e uma redução na natalidade o que cria um desequilíbrio financeiras com o decorrer do tempo, foi apresentado estudos aprofundados sobre ângulos diversos sobre como isto afetará a economia nacional e como tais mudanças deveriam ocorrer. Estudo este que teve seu início no ano de 2001 e desde então fora desenvolvido e adiando pelos ex-presidentes. Ao analisar os feitos a longo prazo, podemos observar países que têm sua  estrutura política e econômica estáveis, que após tais mudanças na trabalhista perderam credibilidade econômica, além de apresentar um alto nível de desemprego, a Grécia é um exemplo a ser citado, já em outros, exemplo os  Estados unidos, onde tais leis funcionar e “iguala” o nível econômico e de oportunidades entre as diversas classes sociais existentes.

Para  que o sistema capitalista se desenvolva é necessário que o estado atue de forma indutiva para acompanhar o processo de globalização. Sendo assim  ocorreram  as mudanças nas leis trabalhista  sob a governança do  atual Presidente Temer, tais mudanças o país para recorreu a estudos internacionais, além dos estudos realizados internamente. A reforma visa atender as demandas de agentes econômicos nacionais e internacionais, tendo os princípios das demandas dos agentes econômicos influenciados pelo banco mundial. Conforme Polanyi 1980, o sistema capitalista visa dominar o sistema econômico sobre o resultado encontrado pelo social, sendo assim de suma importância para controlar as relações sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (450.1 Kb)   docx (922.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com