TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mais leve

Projeto de pesquisa: Mais leve. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.367 Palavras (10 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 10

1. INTRODUÇÃO

O isqueiro nasceu na Europa no século 16. Mas, desde a pré-história, quando nossos ancestrais produziam fogo com faíscas obtidas do atrito entre pedras, seu princípio é dominado pelo homem. Ele continua praticamente o mesmo, seja alimentado a combustível líquido ou a gás liquefeito. É da faísca produzida pelo atrito das pedras que nasce a chama. Primeiro surgiu a pederneira, que às vezes exigia até quinze minutos para acender a chama. A partir do século 19, na França, o isqueiro começou a tomar sua forma definitiva.

O primeiro modelo foi o isqueiro pneumático, de mesa, que era ligado a uma bomba cilíndrica que produzia calor, incendiando o pavio embebido em querosene. Algumas décadas depois, veio o isqueiro de bolso, muito parecido com a famosa binga brasileira. Seu formato era o de um tubo de metal, com algodão embebido em combustível armazenado em seu interior, de onde saía o pavio. A binga brasileira surgiu em 1880. Seu tubo de metal era muito parecido com um cartucho de bala de carabina. Além de querosene, utilizava-se também a terebintina essência feita de casca de laranja.

Em 1930, a binga ganha um novo reservatório de querosene, uma roldana metálica, que substitui uma das pedras, e uma molda de pressão, que empurra a pedra contra a roldana para a produção da faísca.

2. DESCRIÇÃO DO PRODUTO

O Corpo: é utilizado como reservatório para o inflamável sob pressão, além de servir de base para a união de todas as outras peças. Por se tratar da maior peça do isqueiro, ele possui caráter estético importante.

A Base: localiza-se na parte inferior do isqueiro, sendo parcialmente recoberta pelo Corpo, à qual é fixada. Sua principal função é fechar o fundo do reservatório do gás combustível.

A Esfera: tem como função lacrar o orifício por onde o reservatório de gás é preenchido. A esfera é colocada logo após o preenchimento de gás e deve ser fixada de modo a suportar a pressão interna.

A Válvula, a Haste, a Mola, o Disparador: Estes componentes fazem parte do sistema que controla a abertura e o fechamento da válvula que libera o gás. Quando se pressiona o Disparador a Válvula abre e libera o gás proveniente do reservatório; ao se soltar o Disparador, um sistema de molas fecha a válvula e interrompe automaticamente o fluxo de gás.

O Disparador de Mola, a Pedra e Roda Acionadora: é fixada de modo que tenha rotação axial. Desse modo, girando-a com força e velocidade suficientes, tem-se a geração de faíscas devido ao atrito com a Pedra .A parte da Roda Acionadora que entra em contato com a pedra é obtida através de um fio endurecido enrolado sobre o núcleo da peça. Este deve apresentar alta dureza, resistência mecânica e à abrasão.

Protetor de Chamas: localiza-se na parte superior do isqueiro. Sua principal função é proteger a chama das correntes de ar, evitando que ela se apague. Além disso, o protetor de chama também tem caráter estético, já que se encontra na parte superior externa do isqueiro. Desse modo, o material empregado deve apresentar resistência à chama e boa resistência mecânica, além de bom acabamento superficial.

O Disparador de Mola está posicionada de modo que esteja sempre em compressão, gerando assim um esforço contínuo sobre a pedra para que a mesma fique em contato permanente com a Roda Acionadora. Desse modo, mesmo havendo desgaste da pedra, a mola empurrará a pedra para cima e o contato com a roda acionadora será mantido.

A Base, o Corpo e parte do Disparador: são feitos com o mesmo material, a saber nylon 66, com diferença apenas com relação à utilização de pigmentos de cor.

3. APLICAÇÕES

O isqueiro de bolso conforme o fabricante pode ser produzido com inúmeras matérias-primas, abrangendo desde tipos especiais de plástico até componentes de metal. Apresenta como combustível derivados de petróleo e gás.

É utilizado em atividades corriqueiras que necessitam de chama contínua como acender cigarros, charutos, fogões a gás, enfim, tarefas domésticas comuns. Os isqueiros também são dotados de diversas tecnologias e interfaces que interferem na sua utilização, como por exemplo dispositivos elétricos e de segurança.

4. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

1. GUARDA: A guarda de segurança é adicionada sobre a roda acionadora em todos os isqueiros BIC à prova de crianças.

2. RODA ACIONADORA: Quando a roda acionadora, que é feita de arame de aço endurecido dentada, é acionada com força e velocidade suficientes, cria a faísca.

3. HASTE: Com o disparador e a mola do disparador, estes componentes controlam a aberturafechamento do gás que vem através da válvula. Ao soltar o disparador, interrompe-se automaticamente o fluxo de gás proveniente da válvula. A haste/lacre global são testados usando um sofisticado sistema de visualização por câmera.

4. PEDRA: Fornece material para faísca. A mola da pedra aplica pressão à pedra para gerar faíscas.

5. VÁLVULA: A submontagem que regula nível de fluído e permite um nível de chama constante de altura predeterminada

6. BASE: São de plástico, soldados através de ultra-som. O corpo, base e vedação compreendem o tanque de fluído.

7. ESFERA: Lacra o reservatório de combustível após seu preenchimento.

8. CORPO: São de plástico, soldados através de ultra-som. O corpo, base e vedação compreendem o tanque de fluído.

9. MOLA DA PEDRA: Alimenta a pedra na roda acionadora. A mola da pedra aplica pressão a pedra para gerar faíscas.

10. DISPARADOR DE MOLA: Com a haste e o disparador, estes componentes controlam a abertura e fechamento do gás que vem através da válvula. Ao soltar o disparador, interrompe-se automaticamente o fluxo de gás proveniente da válvula.

11. DISPARADOR: Com a haste e o disparador, estes componentes controlam a abertura e fechamento do gás que vem através da válvula. Ao soltar o disparador, interrompe-se automaticamente o fluxo de gás proveniente da válvula.

12. PROTETOR DE CHAMA: Aço. Proteção contra o calor e o vento. ( Site BIC)

5. DIMENSÕES DO ISQUEIRO

6. NORMAS REGULAMENTADORAS

Nacionais:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com