TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manifestações Patológicas em Alvenaria Estrutural

Por:   •  23/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O método construtivo de Alvenaria Estrutural é um dos mais antigos existente na humanidade, uma das evidencias disso são construções antigas de egípcios e romanos que estão em pé até hoje. Atualmente a alvenaria estrutural está em constante crescimento devido ao seu aspecto econômico e prático, ou seja, o custo benefício deste método construtivo é muito bom principalmente para construções de edifícios residenciais.

 As vantagens que a alvenaria estrutural traz para a obra são a redução de custo com aço para armações e de entulho, este método acarreta também em redução do prazo pois se gasta menos tempo em suas etapas em relação ao sistema convencional.

Porem em alguma parte de sua vida útil, essas construções estão apresentando algumas patologias sejam derivadas da má utilização do material ou falha na concepção/execução do projeto fazendo com que a estrutura não atinja o desempenho projetado para a mesma.

Alvenaria Estrutural

 A alvenaria estrutural trata-se de um método construtivo autoportante, ou seja, suas paredes exercem uma função estrutural e de vedação na construção, sendo assim desnecessário o uso de elementos estruturais com vigas e pilares.

Figura 1: Uso da alvenaria estrutural

[pic 1]

Fonte: Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura

Os materiais utilizados para esse tipo de construção são:

  • Blocos de Concreto – devem apresentar uma rigorosa supervisão de suas características como aspecto homogêneo e compacto, dimensões e formas dentro das estabelecidas na norma. A resistência mínima de um bloco para parede interna e externa com revestimento é de 4,5 Mpa, já para paredes externas sem revestimento é de 6,0 Mpa.
  • Argamassa – utilizada para ligação entre os blocos, fazendo com que os esforços sejam distribuídos uniformemente, para que tenha o desempenho adequado, a argamassa deve apresentar uma trabalhabilidade e retenção de agua, segundo a NBR 8798.
  • Graute – tem como função solidarizar a estrutura, preenchendo os vazios da alvenaria, aumentando a resistência das paredes em relação ao cisalhamento, flexão e compressão.
  • Armaduras – possuem a mesma função que no concreto armado, de aumentar a resistência das paredes.

No procedimento de construção da alvenaria estrutural, deve ter atenção com a marcação da primeira fiada, pois ela será a referência para os seguintes serviços e fiadas.

Patologias

Um dos principais motivos para o surgimento de patologias na alvenaria estrutural é a falha de execução do projeto, necessitando de uma mão de obra qualificada, materiais com qualidade boa e uma fiscalização rigorosa dos serviços.

As falhas recorrentes desse sistema construtivo são:

  • Desaprumo das paredes quando muito grande acarreta na demolição da parede;
  • Grauteamento feita com altura de lançamento incorreta causa segregação do material;
  • Corte na alvenaria acarreta na redução da resistência da alvenaria;
  • Preenchimento e espessura das juntas também acarretam na perda de resistência da estrutura.

Estudo de caso

O empreendimento esta localizado no bairro fazendinha , na cidade de Curitiba, trata-se deum condomínio de 12 blocos com o uso de alvenaria estrutural, cada bloco possui 4 pavimentos com 4 apartamentos cada um. O apartamento vistoriado esta situado no quarto pavimento.

Figura 2 – Croqui da localização do apartamento

[pic 2]

De acordo comas informações levantadas, a classe de agressividade do meio ambiente é moderada de acordo com a norma ABNT NBR 6118:2007.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (495.1 Kb)   docx (648.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com