TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manifestações Patológicas na Construção Civil

Por:   •  24/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 2

Manifestações patológicas na construção civil

O estudo tem como tema descrever as principais manifestações patológicas encontradas nas edificações.

O objetivo do estudo é apresentar as diversas variedades existentes de patologia na construção civil, tendo como propósito destacar as várias formas de patologias existentes podendo assim tem uma concepção ampla e concreta sobre o tema.

Devido a muitos defeitos estruturais, as manifestações patológicas estão se tornando cada vez mais frequentes. Patologia é o nome dado a este novo campo da engenharia que estuda as origens, manifestações, consequências, mecanismos de defeitos estruturais e sistemas falhos. Este estudo é muito importante para determinar por quanto tempo a manutenção deve ser feita, prolongando assim a vida útil da estrutura.

Os problemas patológicos podem ocorrer em qualquer fase ou etapa envolvida no processo construtivo de uma edificação, sendo eles, projetos mal executados, má qualidade dos materiais utilizados na construção, falta de controle tecnológico, falha da etapa de construção, falta de preparo da equipe para a execução de projetos mais complexos, falta de controle dos gestores ou responsáveis.

As patologias são causadas por inúmeras origens de problemas, sendo eles, danos por umidade, fissuras, deslocamento de rebocos e pisos, destacamentos ou descolamentos, gretamento e recalques estruturais.

Existe uma metodologia especial para estudar e resolver a patologia da edificação, que pode ser dividida em três etapas: Recolha de dados, Diagnóstico e definição do comportamento que define a solução do problema e o trabalho a realizar para o mesmo. definição de recursos: materiais, trabalho, equipamentos e tecnologias. Nesta fase, é elaborada uma previsão da situação que, além das possibilidades de intervenção, levanta hipóteses sobre o desenvolvimento posterior do problema, cada uma das quais com uma evolução esperada.

Neste trabalho foi destacado sua definição, origem, patologias mais importantes, suas causas e possíveis soluções. Principalmente na parte de projeto, deve haver um projeto cuidadoso, bem pensado e detalhado que siga todas as instruções de construção podendo minimizar ou eliminar problemas futuros.

         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com