TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapa de Riscos Para Evitar Acidentes na Empresa

Por:   •  11/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 2

TAREFA 4.2

Para evitar acidentes na empresa

Está o Engenheiro de Segurança do Trabalho na empresa para evitar que ocorram acidentes de trabalho? Está ele na empresa para investigar a fundo o que realmente impacta na saúde do trabalhador? Estas são as perguntas mais difíceis de serem respondidas quando o assunto é o papel bruto do Engenheiro de Segurança do Trabalho dentro de uma organização. E por quê? Porque infelizmente ainda não atingimos um nível aceitável de maturidade de cultura de segurança no trabalho em nosso país. Um patrão contrata porque agora atingiu um número de funcionários que o SESMT diz que ele tem que ter um Engenheiro de Segurança na sua equipe. Para um confidente, esse patrão fala sobre a contratação do Eng. De Segurança do Trabalho desta forma: “ Você sabe Juvenal, tive que contratar agora um inútil de um Eng. De Segurança do Trabalho para atender aquela porcaria daquele SESMT. Acredita que eu vou ter que gastar mais de 200 mil por ano para manter esse cara que ainda vai me dar problema dentro da minha fábrica? ” Desta forma que começa a jornada da maioria dos Eng. De Segurança do Trabalho no Brasil, com preconceito, descaso e desconfiança quando deveria ser recebido como um parceiro para tornar seu ambiente de trabalho mais saudável e consequentemente mais produtivo.

Nestas empresas onde o Engenheiro de Segurança do Trabalho já entra praticamente como um inimigo é que ocorrem a maioria das situações de subserviência da profissão, em relação as outras áreas de atuação desta empresa ou em relação aos seus donos ou Gerentes Executivos, e é onde ocorrem também, a maioria das situações de risco à saúde do trabalhador devido ao não protagonismo da segurança do trabalhador em relação ao processo produtivo.

Em todo lugar é assim? Não! Existem lugares onde o Engenheiro de Segurança do Trabalho pode sim trabalhar para prevenir e controlar a exposição do trabalhador aos riscos do ambiente de trabalho, prevenir doenças do trabalho conscientizando e promovendo a interação de todos os trabalhadores. Nestes ambientes o Engenheiro de Segurança do Trabalho assume um papel de protagonismo para desenvolver as melhores técnicas e práticas para produção limpa, ou seja, sem acidentes de trabalho e sem prejuízo ao meio ambiente e comunidade em geral.

A Engenheiro de Segurança do Trabalho usa a Engenharia para se inserir no ambiente produtivo das empresas com mais naturalidade, para ser capaz de gerar soluções seguras para o trabalhador e meio ambiente que não prejudiquem o processo produtivo por tanto, se a Engenharia é um conjunto de ciências aplicadas para desenvolvimento tecnológico, a Engenheiro de Segurança do Trabalho é a ciência de se fazer tudo isso da melhor maneira possível do ponto de vista da prevenção de acidentes de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com