TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de Riscos de Acidente em Uma Empresa de Construção Civil

Por:   •  9/10/2019  •  Resenha  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

JOSÉ HENRIQUE ALVES LEMOS

 RESENHA

Gerenciamento de riscos de acidente em uma empresa de construção civil

Vila Velha/ES

2019

José Henrique Alves Lemos

Gerenciamento de riscos de acidente em uma empresa de construção civil

Resenha apresentada para a disciplina O ambiente e as doenças do trabalho, no curso de engenharia de segurança do trabalho, da Universidade Estácio de Sá

Prof. Márcio Jorge Gomes Vicente

Vila Velha/ES

2019

RESENHA

XI CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA E GESTÃO, 2015, Rio de Janeiro. Gerenciamento de riscos de acidente em uma empresa de construção civil. Congresso Nacional de Excelência e Gestão. [S. l.s. n.], 2015.

O presente artigo trata sobre a problemática do gerenciamento de riscos de acidente em uma empresa de construção e montagem eletromecânica no interior do Estado do Rio de Janeiro, em um período compreendido entre 2011 e 2014. Foram levados em conta todos os tipos de acidente, com exceção aos acidentes de trajeto, pois, estes fogem do alcance das diretrizes de boas práticas da empresa.

A relevância do tema se sustenta na sensibilidade que o assunto traz, uma vez que, os acidentes com ou sem afastamento trazem uma gama de problemas que variam desde um mero aborrecimento ao trabalhador até problemas de cunho econômico e previdenciário, podendo chegar até a desestruturação familiar se o acidente levar ao óbito do trabalhador. O artigo busca a propositura de medidas adicionais que têm o intuito de aperfeiçoar as medidas de segurança, que consistem em mapear processos em subsetores que mais estão relacionados em ocorrência de acidentes com ou sem afastamento.

As ações propostas no artigo consistem em:

  • Mapeamento dos processos: Representação gráfica que melhora a percepção e análise de todo o processo de uma determinada atividade dentro de uma empresa ou setor de produção;

  • Failure mode and Effects analysis (FMEA): Metodologia que permite a previsão de possíveis falhas e vícios dentro de um sistema, que objetiva a eliminação ou mitigação dos mesmos;
  • Método de análise de Pareto: Representação gráfica que permite a visualização das falhas e acidentes e suas causas em maior número de ocorrências, propiciando uma análise mais detalhada do problema.

A pesquisa foi realizada em um modelo de estudo de caso com a apresentação de gráficos e tabelas, que tiveram seus dados colhidos através de um levantamento de campo de caráter exploratório. Os resultados demonstraram o setor da civil como o maior responsável por acidentes com ou sem afastamento.

As propostas feitas no estudo revelaram sua funcionalidade, uma vez que foram capazes de demonstrar as atividades de maior risco e falhas no processo produtivo, melhorando a capacidade de análise e interpretação dessas situações e promovendo uma oportunidade de melhoria no que tange a mitigação e eliminação dos riscos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (147.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com