TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GERENCIAMENTO DE RISCOS DE ACIDENTES EM UMA EMPRESA DE CONSTRUÇÃO CÍVIL

Por:   •  21/4/2021  •  Resenha  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Resenha Crítica de Gerenciamento de Riscos

Luís Eduardo Dias Ramos Dorim

Trabalho da disciplina Gerenciamento de Riscos

                                                                     Tutor: Prof. Marcio J. G.Vicente

Ipatinga

2020

GERENCIAMENTO DE RISCOS DE ACIDENTES EM UMA EMPRESA DE CONSTRUÇÃO CÍVIL

Referência:

SILVA, Emerson Cláudio; OLIVEIRA, Ualison Rébula de. Gerenciamento de Riscos de Acidentes em uma Empresa de Construção Civil. Congresso Nacional de Excelência em Gestão.

A classificação e a categorização de causas básicas de acidentes de trabalho podem ser utilizadas de forma complementar através de aplicações práticas e conceitos básicos, fazendo-se um mapeamento a partir de organograma da estrutura analítica do processo ou subsetores que contenham mais ocorrência em acidentes. Dessa forma é possível elaborar fluxogramas desses subsetores críticos, apontando atividades e medidas de prevenção.

Baseando-se nessa ideia o autor propôs novas medidas preventivas no mapeamento de processo para os subsetores que mais colaboraram para o não cumprimento dos indicadores de segurança do trabalho em uma empresa de construção civil.

Como proposta a análise de risco apontada é realizada como modo reverso e complementar às causas de acidente na construção e montagem eletromecânica referente aos acidentes ocorridos no período estudado.

Utilizou-se o mapeamento de processos através de fluxograma, onde é possível mapear todo o processo da atividade a ser analisada.

Através da ferramenta FMEA o autor conseguir prever de forma eficaz as possíveis falhas potenciais do processo. Dessa forma foi possível mapear os riscos isolados e associados visando eliminar os modos de falha ou reduzir os riscos associados.

Outro método utilizado pelo autor, Método de Análise de Pareto, foi possível utilizar recursos gráficos de forma a estabelecer uma ordenação nas causas de perdas que devem ser sanadas.

Observa-se que o levantamento de dados para elaboração de gráficos e tabelas proporciona melhor entendimento dos processos e melhor visão dos riscos ligados à acidentes na construção civil.

Através do FMEA foi possível identificar o subsetor mais crítico das atividades analisadas. Dessa forma foi possível a elaboração de um fluxograma do processo em questão permitindo aos executantes a percepção de ações simples para propiciar a prevenção de acidentes.

O autor dessa forma, através da metodologia de falhas reversa, extraiu informações possibilitando a percepção da sequência produtiva a partir dos fluxogramas, os subsetores críticos dos processos em estudo, as causas básicas com maior incidência e os acidentes ocorridos no período em análise. Sendo assim observa-se a importância desta técnica que permite maior aprofundamento nas análises realizadas.

Na pesquisa em questão foi necessária uma adaptação do FMEA, pois a aplicação se iniciou através dos efeitos, substituindo o modo falha pela causa básica mantendo-se todos os outros itens e inserindo o processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (90 Kb)   docx (44.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com