TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapeamento de Fluxo de Valor

Por:   •  16/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.319 Palavras (6 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADES PORTFÓLIO 5

Aula 5

  1. Um sistema produtivo é formado por um conjunto de postos de trabalho dispostos sequencialmente, onde são executadas tarefas especificadas, a esta organização dá-se o nome de layout. Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. (1,0)
  1. O arranjo por posição fixa está associado a produção de produtos grandes e complexos, produzidos em números pequenos, por exemplo um navio ou avião.
  2. No layout por produto o material que está sendo trabalho permanece parado em determinado local e posição, enquanto que os recursos de transformações e operários se movimentam ao seu redor.
  3. O arranjo físico por processo agrupa equipamentos que executam a mesma função, e, por isso, pode apresentar um fluxo longo dentro da fábrica.
  4. No layout celular cada célula tem sua própria autonomia para produzir os seus produtos o que proporciona a diminuição da necessidade de transportes e de estoque

  1. V, F, F, V.
  2. F, V, F, F.
  3. F, F, V, F.
  4. V, F, V, F.
  5. V, F, V, V.
  1. Cada tipo de processo produtivo possui um layout ideal para seu melhor funcionamento. Assinale a alternativa que represente o melhor tipo de layout para cada processo produtivo listado a seguir. (1,5)

A – Avião

B – Hospital

C – Cerveja

D – Indústrias automobilísticas

  1. A – por posição fixa, B – por produto, C – por processo, D – por processo.
  2. A – por processo, B – por produto, C – por processo, D – por produto.
  3. A – por posição fixa, B – por processo, C – por processo, D – por produto.
  4. A – por posição fixa, B – por processo, C – por produto, D – por produto.
  5. A – por produto, B – por posição fixa, C – por produto, D – por processo.

Aula 6

  1. Observe a tabela a seguir que indica sequência de atividades de um processo produtivo, o tempo gasto para a realização de cada atividade e a relação de dependência entre elas. Elabore o diagrama de precedência correto para o processo descrito na tabela. (1,0)

TAREFA

TEMPO

PREDECESSORES IMEDIATOS

A

 2s

-

B

6 s

A

C

4 s

B

D

8 s

B

E

8 s

C, D

F

12 s

E

G

6 s

F

H

14 s

F

I

10 s

H

J

18 s

G, I

[pic 1]

[pic 2]

  1. O procedimento de balanceamento de linha busca garantir que um produto sairá da linha de produção dentro do tempo estabelecido, sabendo disso e conhecendo as seis etapas que devem ser seguidas para se obter sucesso na elaboração de um balanceamento de linha de produção, calcule os índices de Utilização (U%) e Eficiência (E%) do processo descrito no exercício anterior. (1,5)

[pic 3]

Tempo de clico (tc) = 170    = 0,01/h/unidade=0.6min/unidade[pic 4]

                                17000

Nº mínimo de estações de trabalho (N) = 1,47min=2,45[pic 5]

                                                                         0,6min

Utilização (U%) = 2,45     =0,07%[pic 6]

                              32

Eficiência (E%)= 1,47   = 1,47 = 1%[pic 7][pic 8]

                        2,45*0.6      147

Aula 7

  1. Em relação à teoria vista a respeito do mapeamento do fluxo de valor (MFV), leia as afirmativas a baixo e assinale a alternativa correta. (1,5)
  1. O mapeamento do fluxo de valor (MFV) abrange todas as etapas envolvidas no processo produtivo, ou seja, desde o início da linha de produção até a última etapa de elaboração, sendo função de outros setores a parte de contato com fornecedor e matéria e de venda para consumidor final.
  2. Cadeia de valor é toda ação, que agrega valor a um produto, o fazendo passar por todos os fluxos essenciais de produção. As atividades que não agregam valor ao produto não fazem parte desta análise.
  3. O mapeamento do fluxo de valor (MFV) é baseado nos princípios de identificação e eliminação dos desperdícios encontrados ao longo do fluxo produtivo.
  4. A aplicação desta ferramenta permite a visualização mais integrada entre os processos, proporcionado à implementação de melhorias sistemáticas.

  1. F, F, V, V.
  2. F, F, V, F.
  3. V, F, V, V.
  4. F, V, F, F.
  5. V, V, F, F.
  1. A implantação no MFV é basicamente composta por três etapas, sabendo disso, assinale a alternativa que trate corretamente as atividades contidas neste processo de implantação. (1,0)
  1. Uma vez implantado o MFV, a empresa não precisará mais se preocupar, os resultados estão garantidos e esse processo não precisará ocorrer novamente.
  2. O mapeamento do fluxo de valor de todos os produtos de uma empresa deve ocorrer simultaneamente, caso contrário o resultado apresentado não será exato.
  3. No mapeamento do estado atual os problemas de desempenho no fluxo de valor devem ser todos corretamente indicados para que todos possam ser corrigidos posteriormente.
  4. Na etapa de mapeamento do estado atual ocorre o levantamento dos dados de processo, mas ainda não é possível identificar os desperdícios.
  5. Nenhuma das alternativas.

Aula 8

  1. A etapa de desenho do estado futuro do mapeamento do fluxo de valor (MFV) busca encontrar oportunidades de melhoria através de uma visão mais enxuta, na busca pela eliminação de desperdícios. Sabendo disso, enumere e explique algumas técnicas que podem ser empregadas no estado futuro para otimizar o processo atual. (0,5)

  1. Através dos símbolos utilizados em Mapeamentos de Fluxos de Valores, elabore o mapa atual do processo descrito a baixo. Lembre-se de inserir o máximo de informações de acordo com o que foi exposto na apostila. (2,0) 

Em uma confecção de calças de moletom, o processo produtivo inicia no setor de Planejamento de Produção que é responsável por receber e programar os pedidos do cliente, além de realizar pedido de matéria prima junto ao fornecedor, que por sua vez demora 10 dias para entregar a matéria prima na fábrica, portanto, a empresa conta com um estoque inicial para 10 dias. Dentro da fábrica, a produção inicia na etapa de corte do tecido, que é cortado para as costas e para a frente. Depois do corte, as peças esperam 1 hora em um estoque intermediário até serem enviadas ao setor de costura, onde são montadas. Já costuradas, as calças aguardam cerca 3h para então seguirem para o setor onde são feitos as barras e o cós. As camisas prontas esperam aproximadamente 2 dias antes de serem recolhidas pelo setor de expedição para despacho ao cliente. Abaixo estão apresentados alguns dados e símbolos para auxiliar na realização do mapa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (302.1 Kb)   docx (435.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com