TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR DE UMA EMPRESA NA CIDADEDE DOURADOS

Por:   •  16/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.588 Palavras (11 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 11

MAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR DE UMA EMPRESA NA CIDADEDE DOURADOS - MS

1Liliana Tieri Kimura Toda; 1lili_kimura@hotmail.com; 1Universidade Federal da Grande Dourados;

2João Lucas Tanaka; 2joao_lu_ta@hotmail.com; 2Universidade Federal da Grande Dourados;

3Mario Victor Ascêncio Cunha; 3mario.victorr@hotmail.com; 3Universidade Federal da Grande Dourados;

4Jéssica Cristina Pinto; 4jess.designermoda@hotmail.com; 4Universidade Federal da Grande Dourados;

5Rafael Alves Rufino da Silva; 5rafa_rufa@hotmail.com; 5Universidade Federal da Grande Dourados

6José Luis Antunes da Silva; 6jose-luis-antunes@outlook.com; 6Universidade Federal da Grande Dourados;  

RESUMO: O Lean manufaturing desempenha um papel muito relevante no âmbito empresarial em que se almeja eliminar desperdícios e reduzir custos. O presente artigo tem como objetivo aplicar ferramentas do Lean em um restaurante na cidade de Dourados - MS. Serão realizados o mapeamento de fluxo de valor atual e futuro, bem como elaboração estratégias de melhorias a respeito do processo analisado. A metodologia utilizada parte de uma revisão bibliográfica de conceitos e coleta de informações mediante entrevistas com os proprietários. No que tange aos procedimentos técnicos, trata-se de um estudo de caso de natureza aplicada. Ao final da pesquisa, foi possível identificar um considerável grau de desperdício e um takt time elevado. Mediante uma análise criteriosa, foram propostas melhorias em relação aos problemas detectados, a fim de maximizar suas operações e lucratividade, alcançando diferencial competitivo frente aos seus concorrentes.

PALAVRAS-CHAVE: Lean Manufactuing; Eliminar desperdícios; diferencial competitivo.

ABSTRACT: Lean manufacturing plays a very important role in the business environment in which we aim to eliminate waste and reduce costs. This article aims to apply Lean tools in a restaurant in the city of Dourados - MS. The mapping of current and future value flows will be carried out, as well as the elaboration of improvement strategies regarding the analyzed process. The methodology used is based on a bibliographical review of concepts and information collection through interviews with the owners. With regard to technical procedures, this is a case study of an applied nature. At the end of the research, it was possible to identify a considerable degree of waste and a high takt time. Through careful analysis, improvements were proposed in relation to the problems detected, in order to maximize its operations and profitability, achieving a competitive advantage over its competitors.

KEYWORDS: Lean Manufacturing. Eliminate waste; competitive differencial.

1. Introdução

O mercado competitivo atual em que as empresas estão inseridas estão exigindo cada vez mais melhorias, uma vez que o cenário do ambiente econômico tem mudado radicalmente. Quesitos como qualidade e baixo custo, são designados como fatores básicos de qualificação. Para tanto, a redução de tempos do processo tem se mostrado um fator crítico de competitividade. (SLACK, 2002).

Mediante isso, Slack (2002) confirma que um bom desempenho dos processos produtivos em relação aos concorrentes pode afetar diretamente no sucesso competitivo da empresa. E para alcançar esses resultados é imprescindível a adoção da implementação de Produção Enxuta (FELD, 2000).

Uma ferramenta usual e muito importante para construção de um sistema de produção enxuta, é o Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV), introduzido por Rother e Shook (1999). De forma simplificada, o MFV é uma ferramenta capaz de modelar os processos de uma empresa, levando em conta, tanto os fluxos de materiais como de informações e com isso é possível construir cenários futuros que aperfeiçoem o processo de manufatura.

Tendo em vista a relevância da aplicação da produção enxuta no setor empresarial, avaliou-se a empresa “Sabor Chinês” na cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul. Onde teve-se como objetivo o aprofundamento no estudo de Mapeamento de Fluxo de Valor (MFV), a fim de possibilitar o conhecimento detalhado dos processos envolvidos na empresa. Além de permitir uma visão sistêmica dos desperdícios e por fim propor melhorias buscando a otimização do atendimento, satisfação do cliente e redução de custos.

Justifica-se a elaboração deste trabalho, a importância que a produção enxuta pode trazer para a empresa, sendo um diferencial competitivo, fazendo com que a empresa se destaque entre os seus concorrentes. 

2. Revisão bibliográfica

Segundo Lean Institute Brasil (1998), a filosofia Lean surgiu no Japão, em um cenário pós Segunda Guerra Mundial. Seu criador foi Taiichi Ohno, engenheiro da Toyota, junto a outras pessoas de grande importância no grupo TOYODA.

O conceito do pensamento enxuto ainda foi comentado por vários autores:

“Há de conferir o máximo número de funções e responsabilidades a todos os trabalhadores que adicionam valor ao produto na linha, e a adotar um sistema de tratamento de defeitos imediatamente acionado a cada problema identificado, capaz de alcançar a sua causa raiz” (WOMACK,1992).

“A eliminação de desperdícios e elementos desnecessários a fim de reduzir custos; a ideia básica é produzir apenas o necessário, no momento necessário e na quantidade requerida” (OHNO,1997).

“Não é um programa. A mentalidade enxuta é uma filosofia operacional ou um sistema de negócios, uma forma de: especificar valor; alinhar, na melhor sequência, as ações que criam valor; realizar essas atividades sem interrupção; sempre que alguém as solicitar; e realizá-las de forma cada vez mais eficaz, ou seja, fazer cada vez mais com cada vez menos. Também é uma forma de tornar o trabalho mais satisfatório e de eliminar desperdícios, e não empregos” (Lean, 1998).

No que se refere ao último trecho apresentado, Lean manufacturing não se trata de um programa ou ferramenta, e sim uma filosofia. Onde segundo Ogayar e Galante (2013), para atingir o objetivo deste modelo de gestão empresarial, existem várias ferramentas, dentre elas Kaizen, Kanban e outras.

Kaizen está associado à uma preocupação constante com as melhorias, abrangendo todos os integrantes e todas as áreas de uma empresa. Segundo Imai (1994), a definição se dá de forma simples e direta, destacando que o significado de kaizen é melhoramento continuo. Essa definição, afirma ainda que na administração japonesa, um gerente deve investir 50% do tempo dele para os melhoramentos e análise de possíveis melhoramentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (553.6 Kb)   docx (864 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com