TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Utilização do software Arena na simulação de mapeamento de fluxo de processos em uma empresa de processamento de arroz da Região da Campanha

Por:   •  31/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.396 Palavras (6 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Utilização do software Arena na simulação de mapeamento de fluxo de processos em uma empresa de processamento de arroz da Região da Campanha

Caroline Peçanha Martinsr; Daniele FLopes; Jonatan Greique; Marília Gasparetii; Pablo Araújo.

Resumo: Nos dias de hoje com situações cada vez mais dinâmicas neste mundo globalizado, ocorreram transformações substanciais quanto ao modo de gestão e administração e o mapeamento de processos se faz importante pois gera uma representação do processo de forma minuciosa e completa de seu funcionamento e em algumas situações, um simples diagrama pode ser suficiente para a modelagem. Porém em outros, pode ser que seja necessário um modelo completo e detalhado. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é realizar um mapeamento dos processos em uma empresa cerealista com a utilização do software arena e com isso simular alguns cenários sugeridos.

Palavras chave: Mapeamento de processos. Software arena. Gestão.

INTRODUÇÃO

A principal finalidade do mapeamento é gerar uma representação do processo de forma minuciosa e completa de seu funcionamento. Por isto, o tipo específico de modelo e o nível de detalhamento têm como pilar o que é aguardado da iniciativa da modelagem. Em algumas situações, um simples diagrama pode ser suficiente para a modelagem. Porém em outros, pode ser que seja necessário um modelo completo e detalhado. Complementando, a ABPMP (2013), afirma que o mapeamento dos processos exige um conjunto significativo de técnicas e habilidades que possibilitem comunicar, compreender e gerenciar componentes de processos de negócios. A modelagem dos processos é uma tarefa essencial para o gerenciamento da instituição para uma organização consciente de seu valor.

O presente trabalho tem como objetivo realizar um mapeamento dos processos em uma empresa cerealista localizada no município de Bagé, utilizando o software Arena e, com a posse dessa modelagem, pretende-se realizar a simulação do processo atual e de um modelo sugerido. A partir disso, será feita uma comparação entre os dois resultados obtidos analisando assim, se


o modelo proposto trará benefícios aos processos e sabe-se que com o método atual de descarregamento dos caminhões nesta empresa é despendido um tempo maior no processo, por se tratar de um sistema manual. Sugere-se então fazer o uso de um tombador hidráulico, onde o mesmo serve para erguer o caminhão, gerando assim, uma inclinação suficiente que permite

o escoamento dos grãos, acelerando consideravelmente o processo.

METODOLOGIA

A pesquisa foi classificada como mista, quantitativa pela maneira que os dados foram estruturados e  gerados  na  simulação  e  qualitativa  pela  avaliação  de  cenários  no processo. Inicialmente, coletou-se os dados referentes aos tempos de descarregamentos dos caminhões sem e com a utilização de um tombador hidráulico que foram fundamentais para a realização do processo de simulação e através destes dados, desenvolveu-se no software Arena o fluxo do processo e na sequencia foi feito o tratamento e análise dos dados para a validação do modelo. E por fim, buscou-se através da simulação de vários cenários, proposições de melhoria para solucionar gargalos diminuindo longos tempos de processos e otimizar assim a eficiência do processo de descarregamento.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Nesta etapa do trabalho, é descrito o estudo de caso que foi realizado em uma empresa de beneficiamento de arroz, para o qual se analisou o impacto, no tempo de descarregamento de caminhões, através da implantação de um tombador no setor de recebimento de arroz. Por meio da simulação de um modelo simplificado, com o objetivo de auxílio na tomada de decisão da compra do equipamento.

Sistema atual

O estudo foi realizado no setor de recebimento de arroz de uma  empresa de beneficiamento de arroz, localizada na cidade de Bagé – RS. O fluxo do processo de recebimento que leva o produto até os silos é dividido em três etapas, conforme a figura 1.

Figura 1 – Modelo conceitual

[pic 2]

Fonte: elaborado pelos autores (2018)


Dados referentes ao setor de recimento de arroz

A coleta de dados se deu em conversa informal com os operadores do setor, os quais estimaram em média um valor constante para o descarregamento de caminhões com e sem o equipamento de tombador, adotamos este método tendo em vista que esses dados não tinham um cadastro histórico. Além dos tempos de descarregamento, foi questionado o tempo de transporte, do recebimento até os silos, valor este que foi estimado, através da capacidade dos elevadores de caneca e roscas transportadoras pela capacidade de cada caminhão, sendo considerado, em média, o recebimento de caminhões com 15 toneladas, conforme representado no quadro 1.

Quadro 1 – Tempos de descarregamento e transporte

Tempo de descarregamento (sem o tombador)

30 min

Tempo de descarregamento (com o tombador)

10 min

Tempo de transporte até os silos

9 min

Fonte: elaborado pelos autores (2018)

Além dos tempos, foi solicitado dos valores das capacidades da moega, dos elevadores e roscas, bem como as capacidades dos silos, para que fosse possível a montagem da simulação computacional, conforme o quadro 2.

Quadro 2 – Tempos de descarregamento e transporte

Moega

30 toneladas

Transporte (roscas e elevadores)

99 toneladas/hora

Silos

2.700 toneladas (180 caminhões de 15 toneladas)

Fonte: elaborado pelos autores (2018)

Modelos de simulação com e sem tombador

Com as informações citadas nos quadros 1 e 2, foram construídos dois modelos de simulação, no Software Arena versão 15.10. Esses fluxos do processo com e sem o tombador possuem a mesma estrutura, o que os diferencia é a configuração do tempo de descarregamento, que para o fluxo com tombador é 10 min e sem tombador 30min.

O tempo simulado foi estimado com um período de um dia (1 dias), considerando que o dia tenha 8 horas trabalhadas. Foram realizadas 20 replicações da simulação para cada modelo, para que assim os resultados gerados fossem mais confiáveis. Para as simulações, foram utilizados os seguintes módulos de fluxograma do software Arena: Create, Process, Batch e Dispose. Estes módulos foram alimentados com as informações coletadas e indicadas nos quadros 1 e 2. O módulo Create possibilita a modelagem da chegada de materiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (141.6 Kb)   docx (38.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com