TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maquinas Elétricas Departamento de Engenharia Eletrotécnica

Por:   •  23/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA[pic 1]

           Departamento de Engenharia Eletrotécnica

        

Instituto Superior de Engenharia de Coimbra

Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica

MÁQUINAS ELÉTRICAS

2020/2021

Trabalho Prático 4

[pic 2]

Rafael Freire nº2019116458

Frederico Trindade nº 2015015232


[pic 3]

Introdução

A razão de transformação dos transformadores trifásicos, m, é a razão entre a tensão composta nominal no lado primário e a tensão composta no lado do secundário, em circuito aberto. Nos transformadores trifásicos a razão de transformação pode ser sensivelmente igual à razão dos números de espiras (como no caso monofásico) ou pode ser preciso multiplicar esta razão por um fator que depende das associações de fase usadas no primário e no secundário. O objetivo deste trabalho é a verificação das razões de transformação de um transformador trifásico, para as ligações Dy, Dz, Yz, Yy.

Os enrolamentos de cada um dos lados (primário e secundário) podem ser ligados em estrela ou triângulo. No caso de esses enrolamentos estarem subdivididos, é ainda possível ligá-los em ziguezague. A combinação de cada um destes tipos de ligações, dá origem a diferentes desfasamentos entre as tensões compostas homólogas do primário e secundário, bem como a diferentes combinações dos módulos dessas mesmas tensões, como visto anteriormente. O conhecimento destes módulos das tensões bem como o conhecimento do desfasamento entre eles são fatores cruciais quando se pretende por exemplo realizar o paralelo de dois transformadores trifásicos. É com o intuito de determinar esse parâmetro que se realiza a Segunda parte deste trabalho laboratorial. Pretende-se neste trabalho determinar os índices horários para vários tipos de ligações dos enrolamentos dos transformadores trifásicos.


I. Verificação das razões de transformação

[pic 4]

[pic 5]

Medição formas de onda e índice horário 1 - Dy

[pic 6]

Medição formas de onda e índice horário 2 – Dz

[pic 7]

Medição formas de onda e índice horário 3 - YNz

[pic 8]

Medição formas de onda e índice horário 4 – YNy

II. Índices horários

[pic 9]


III. Perguntas

[pic 10]

        De maneira a simplificar as contas em P1, sendo sempre o primário igual a 230V, e o secundário igual a 460V, o dobro de 230V, com exceção da ligação Dy onde o primário é igual ao secundário, optamos por atribuir 1 a 230V e 2 a 460V pois 230V/230V=1/1 e 230V/460V=1/2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (981.1 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com