TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Internacional

Ensaios: Marketing Internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 4

Marketing Internacional

Prof. Saad

1. Objetivo

Exportar as lojas conceito da marca Nativa SPA, de O Boticário, para a China. Proporcionando assim, a penetração da marca em um mercado com alto potencial consumidor em cosméticos, ávido por novidades, que aprecia experiências de experimentação e cresce cerca de 10% ao ano, com projeções otimistas para 20151.

1

2. Investimentos recentes em lojas conceito na China

As lojas conceito criam um espaço experimental que transmite o branding da marca, onde o consumidor e o público em geral podem conhecer e dar feedback direto sobre todas as linhas e produtos experimentais, projetados e produzidos por determinada empresa. A técnica já é praticada no mundo, há mais de 20 anos e tem sido uma ferramenta importante para a expansão das marcas e sua aproximação com o mercado consumidor2.

3. Lojas Conceito Nativa SPA – O Boticário

Nativa SPA é uma linha que traz elementos nativos dos cinco continentes para o ritual de beleza em casa – ou o spa em casa. É uma linha lúdica, sensorial, que trabalha com as cores, cheiros e texturas em cada produto para estimular os sentidos e proporcionar beleza, prazer e bem-estar. As lojas Nativa SPA foram pensadas para tornar a experiência de compra mais

prazerosa. Os consumidores podem vivenciar a marca experimentando os produtos, orientados por consultoras especializadas. Seguindo o conceito da linha de despertar novas sensações, o atendimento nas lojas segue um ritual especial, que inclui, além da experimentação dos produtos, massagens nas mãos e ombros, e avaliação capilar3.

4. Análise dos ambientes

4.1. Ambiente Econômico

Na China, os produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos apresentaram um desenvolvimento notável. Destacam-se os cosméticos Premium, que acumularam uma expansão de 145,7%, seguidos das fragrâncias (139,4%) e produtos para a pele 128,8%.

Ao se analisar os subsetores com maior potencial exportador brasileiro o desempenho é crescente, sendo eles: produtos para cabelo, cujo mercado chinês cresceu 50,7% entre 2003 e 2008, produtos para banho (38,3%), higiene oral (34,7%) e desodorantes (115,5%).

Em uma previsão de vendas entre 2008 e 2013 a maior expansão projetada é do subsetor de produtos infantis com 90,8%, seguido de produtos de higiene masculina (70,7%) e cosméticos Premium (65,5%).

4.2. Ambiente Social

O crescente rendimento dos chineses apresenta um grande potencial.

As vendas de cosméticos tiveram um boom na China,

principalmente a linha Premium. A nação tem grande preocupação com o clareamento da pele, com efeito, as vendas de produtos para pele tem a perspectiva de crescer para 11 bilhões em 2013, quando em 2003 era de USD 3 bilhões.

4.3. Ambiente Político-Legal

Em discurso a alguns dos líderes empresariais mais importantes do mundo, o líder Wen Jiabao afirmou que a China tem um "ambiente de mercado justo e estável" para investimento estrangeiro. Segundo ele, o país já conta com a presença de mais de 470 das 500 maiores multinacionais do planeta e esta aberto à novas negociações. Os empreendimentos com investimento estrangeiro conseguem boas operações na China e têm conseguido bons retornos. Para ter sucesso no mercado, as empresas devem superar problemas causados pelo tamanho do país e sua densidade populacional, problemas distributivos, normas governamentais e o domínio da empresa Procter & Gamble4.

4.4. Ambiente Tecnológico

Se comparada ao Japão e à Coreia, podemos dizer que a China ainda esta em processo de desenvolvimento tecnológico, mas encontra-se muito à frente de países como o Brasil, por exemplo.

4.5. Ambiente Natural

A China tem registrado altas taxas de crescimento, mas não se vê razão para exagerado otimismo quanto seu desenvolvimento no porvir. O

país ainda carrega

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com