TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica

Por:   •  27/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

 NOME

Taynara Teodoro Nogueira

 RA

4098825406

Atividade de Autodesenvolvimento

[pic 2]

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)


Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.[pic 3]


  1. INTRODUÇÃO[pic 4]
  2.          Esse relatório visa apresentar as medidas propostas para elaboração de uma Agenda 21 Local, referente ao meio onde vivo.
  3.          Todos os itens citados estão envolvidos no contexto local da minha cidade e do meu estado, trazendo pontos econômicos, sociais e ambientais de Campo Grande e do estado do Mato Grosso do Sul. Pontos que eu acredito serem importantes para alcançar o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente numa região tão rica e abundante em recursos naturais como a que vivo.
  4. DESENVOLVIMENTO
  5.         É visto que, desde que foi abordada a questão da Agenda 21 global na Eco-92, é um desafio muito grande chegar a um consenso mundial a respeito dos meios de desenvolvimento do planeta protegendo o meio ambiente e priorizando também a questão social, diminuindo a desigualdade entre os povos de todo planeta.
  6.         É uma questão complexa que não se resolve da noite pro dia, e é necessário conhecer e colocar em pauta todas as características que precisam ser melhoradas para melhorarmos o mundo de forma geral. Por isso, foi sugerido desde então que a Agenda 21 fosse realizada localmente, respeitando as especificidades de cada lugar e podendo assim unir todos os lugares do mundo com soluções ambientais, sociais e econômicas para garantir um futuro melhor para os nossos filhos e netos. Micronizando as Agendas, é possível dividir para conquistar o sucesso, e acaba se tornando uma estratégia facilitadora do sucesso. É um processo bastante desafiador.
  7.         Aqui vão algumas ações que expressam uma Agenda 21 pessoal, pensando no meio em que eu vivo e nas medidas que eu posso tomar enquanto indivíduo para melhorar o mundo.
  8. - Participar de projetos de ambientalização e reflorestamento que envolvam plantio de árvores em lugares públicos;
  9. - Contribuir com o meio ambiente reduzindo a poluição e o lixo que eu produzo;
  10. - Contribuir com a economia de água e energia no meu dia-a-dia;
  11. - Ajudar na conscientização de outras pessoas a terem os mesmos cuidados acima citados com o meio ambiente;
  12. - Ajudar em projetos sociais na comunidade envolvendo crianças, idosos e pessoas que necessitam de ressocialização e/ou de uma consciência social maior;
  13. - Doar objetos e roupas que não utilizo mais para pessoas carentes;
  14. - Ser um doador de sangue;
  15. - Contribuir com a saúde das pessoas na prática da minha profissão de fisoterapeuta.
  16. - Participar, mesmo que indiretamente (através de abaixos-assinados, etc.), da diminuição do isolamento e da desigualdade das populações indígenas da minha região, bem como nas conquistas territoriais e na luta por justiça dos povos indígenas.
  17. - Valorizar e colaborar na medida do possível com o papel dos agricultores e pecuaristas da minha região, incentivando-os a cuidar da terra e dos animais de forma sustentável e ecologicamente correta.
  18. Essas são algumas das milhões de medidas que podem ser tomadas por cada indivíduo e descrevem um pouco da abrangência da Agenda 21 e dos seus objetivos.
  19. CONCLUSÃO
  20.         Durante o desenvolvimento desse relatório, várias questões e pensamentos sobre a Agenda 21 foram levantados. Pesquisas de Agendas 21 locais e de diversos lugares me fizeram entender que cada localidade tem suas características próprias, mas todas tem algo em comum: o Meio Ambiente. Esse foi o foco da Eco-92, evento onde a Agenda 21 foi sugerida, e acabou se tornando o tema principal para tal. É importante que toda e qualquer iniciativa tomada a partir de agora vise a preservação do meio ambiente, e ao mesmo tempo o desenvolvimento econômico e social de todos os lugares do mundo.
  21. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  22. RIO+20 Desafios da Sustentabilidade <https://www.youtube.com/watch?v=dX-tu2ODL5g> Acesso em: 11/10/2014
  23. Agenda 21 – Campo Grande Nosso Lugar <http://www.pmcg.ms.gov.br/planurb/canaisTexto?id_can=865> Acesso em : 11/10/2014
  24. Ministério do Meio Ambiente – Agenda 21 Local <http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-local> Acesso em: 11/10/2014
  25. [pic 5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (119.1 Kb)   docx (351.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com