TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematização de ondas (métodos matemáticos)

Por:   •  14/6/2015  •  Monografia  •  3.670 Palavras (15 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Engenharia Química

Métodos de Matemática Aplicada - 083119-14A

Modelagem matemática: Comportamento de onda em instrumentos musicais de corda

Alunos:                                                                         RA:

         Irwin Eches Ronacher Souza                                561215    

         Pedro Farinasso Biagi                                           561134

Professor:

         José Antônio Salvador

1-Sumário

1-Sumário        

2 – Resumo        

3 - Introdução        

4 – Objetivos:        

5 – Descrição Geral do Problema:        

6 – Identificação dos parâmetros:        

7 – Hipóteses consideradas:        

8 – Dedução do modelo matemático:        

9 – Exploração da dedução:        

10 – Simulação dos resultados:        

10.1 - Violão        

10.2- Violino        

10.3 - Violoncelo        

11 – Validação do modelo:        

12 - Conclusão        

13 - Referências Bibliográficas        

2 – Resumo

        Neste trabalho será abordada a relação entre oscilação ondulatória e a produção de som por instrumentos musicais de corda. Para isso, foi utilizada a 2ª Lei de Newton aplicada na corda, a fim de estabelecer uma relação entre a posição de um ponto da corda e o tempo, indicada por uma equação diferencial parcial. Através da dedução realizada, foi possível estabelecer condições iniciais e de contorno e, assim, resolver a equação diferencial, obtendo sua solução.

        Dessa forma, foi possível envolver o esquema de propagação de ondas em cordas de instrumentos musicais com a solução obtida e, assim, variar parâmetros, como o comprimento de corda e a velocidade de propagação da onda, para diferentes instrumentos de corda (violão, cavaquinho e violoncelo). Com a solução obtida para cada um, foram realizados gráficos demonstrando o comportamento ondulatório em cada situação.

3 - Introdução

        Em grande parte da história do ser humano, observa-se a presença de instrumentos fabricados com matéria-prima natural capazes de produzir som de forma estratégica ou, simplesmente, para entretenimento e apreciação. Pelo mundo todo, tem-se um grande número de instrumentos musicais criados ao longo da história da sociedade. Todo e qualquer instrumento musical, para cumprir sua função de produzir som, está associado a fenômenos de oscilação de ondas. Esses fenômenos podem provir de vibrações de uma coluna de ar, vibrações de uma corda ou percussão de uma membrana, por exemplo.

        O contrabaixo Balalaika e o Theremin são exemplos de instrumentos musicais que utilizam das propriedades ondulatórias para a produção de som. Desenvolvido na Rússia no século XVII, o contrabaixo Balalaika é um instrumento triangular que pode ser tocado com os dedos ou palhetas de couro, utilizando a propagação de ondas na corda para produzir música. Já o Theremin foi um dos primeiros instrumentos musicais eletrônicos inventado pelo russo Leon Theremin em 1928, baseando-se em um conjunto de osciladores para produzir o som, em que não é necessário o contato físico com o instrumento.

[pic 2]                [pic 3]
Imagem 3.1 - Contrabaixo Balalaika              Imagem 3.2 - Theremin

        As ondas, de um modo geral, podem ser classificadas de duas maneiras: onda mecânica e onda eletromagnética. A principal diferença  entre elas é que a mecânica depende do meio em que se propaga, enquanto a eletromagnética não.

        As ondas mecânicas podem ser exemplificadas pelas ondas na água, a vibração da corda de um violão ou pela voz de uma pessoa, já que todas dependem de um meio material para a sua propagação. Já as ondas eletromagnéticas podem ser exemplificadas pela luz do sol, que se propaga pelo vácuo até atingir a atmosfera terrestre.

        A vibração de uma corda é um exemplo de onda mecânica responsável por gerar o som de diferentes tipos de instrumentos existentes pelo mundo. Pode-se classificar as vibrações de uma corda de quatro formas:

  1. Vibrações livres: quando apenas as forças tensão em suas extremidades e mais nenhuma força externa influenciam na propagação das ondas.

                                                           (Eq. 3.1)[pic 4]

  1. Vibrações forçadas: quando, além das forças tensão, as ondas se propagam de acordo com uma força externa, que pode variar tanto com a posição x da corda quanto com o tempo t.

                (Eq. 3.2)[pic 5]

  1. Vibrações amortecidas: quando a vibração se propaga em um meio que oferece resistência ao movimento.

                (Eq. 3.3)[pic 6]

  1. Vibrações sob ação de uma força amortecedora: quando a força externa possui a tendência de retomar o equilíbrio da corda.

                (Eq. 3.4)[pic 7]

        

Neste trabalho, iremos representar, matematicamente, o movimento da onda de uma corda de diferentes instrumentos, como, por exemplo, uma guitarra ou violão. No violão, ao perturbar uma corda, suas vibrações se propagam por toda a extensão e são transferidas para a caixa acústica do violão, tendo seu som amplificado e alcançando o microfone. No caso da guitarra, o movimento das cordas de aço transmitem sinais elétricos até os captadores através de indução eletromagnética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (2 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com