TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais Metálicos

Por:   •  9/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.627 Palavras (7 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 7

– MATERIAIS METÁLICOS;

- MADEIRAS;

- MATERIAIS NÃO CONVENCIONAIS – solo cimento, asfalto borracha, fibras naturais (fibra de coco e fibra de sisal)

  1. MATERIAIS METÁLICOS EMPREGADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Os materiais metálicos são substâncias inorgânicas que contêm um ou mais elementos metálicos e que podem conter alguns elementos não-metálicos. O ferro, o cobre, o alumínio e o chumbo são exemplos de elementos metálicos, enquanto que o carbono, o nitrogênio e o oxigênio são exemplos de elementos não-metálicos. Normalmente, os materiais metálicos não são constituídos por um único elemento metálico, ou seja, não são metais puros. Visando à melhoria das suas propriedades (por exemplo, resistência mecânica e resistência à corrosão), a maioria dos materiais metálicos são ligas metálicas, ou seja, são constituídos pela combinação química de dois ou mais elementos metálicos (como o latão, liga metálica cobre-zinco) ou por um ou mais elementos metálicos combinados com um ou mais elementos não-metálicos (como o aço, liga metálica ferro-carbono). Os materiais metálicos possuem diversas propriedades mecânicas, físicas e elétricas que os tornam uma classe de material adequada para diferentes aplicações na construção civil, envolvendo função estrutural (como perfis estruturais e ferragens para concreto armado) ou não estrutural (como esquadrias e mateias sanitários).  (IBRCAON, 2007).

Os metais e suas ligas podem ser divididos em duas grandes classes: materiais metálicos ferrosos e não-ferrosos. Os ferrosos contêm uma porcentagem elevada de ferro em sua composição química, sendo este elemento o seu principal constituinte. Nessa classe enquadram-se os produtos siderúrgicos (aços e ferros fundidos). Os não ferrosos não contêm ferro ou contêm ferro apenas em uma pequena quantidade (tais como o alumínio, o cobre, o níquel, o chumbo assim como as suas respectivas ligas). (IBRACON, 2007)

Os metais e as ligas metálicas estruturais são todos aqueles que, devido à sua resistência, ductibilidade e outras propriedades, são adequados para uso em elementos que suportam cargas (vigas e pilares, por exemplo). São encontrados no mercado na forma de chapas, perfis laminados (perfis I, C, L...), tubos e barras.  Já os metais e as ligas não estruturais são aqueles empregados na produção de componentes e acessórios da construção, tais como: dobradiças, maçanetas, registros sanitários, etc.

A respeito dos materiais metálicos, responda as seguintes questões:

  1. O que é aço-carbono. É a denominação genérica para ligas de ferro-carbono com teores de carbono de 0,008 a 2,0%. O aço se diferenciam entre si pela forma, tamanho, uniformidades da partícula e composição química. Resistem bem à tração à compressão, à flexão e pode ser laminado, forjados e estampado.
  2. Onde o aço pode ser empregado na construção civil? (Cite componentes/produtos empregados na construção). São utilizados principalmente na fabricação de ferramentas por ser mais resistente e menos dúctil
  3. O que é ferro fundido.  Ferro fundidio é uma liga de ferro-carbono-silicio com teores de carbono acima de 2%.
  4. Onde o ferro fundido pode ser aplicado na Construção Civil? são aplicados em conexões para tubulações hidráulica e caixas de engrenagem (Cite componentes/produtos empregados na construção)
  5. Onde o alumínio e suas ligas podem ser empregados na Construção Civil?

Como meio estrutural de portas, esquadrias, janelas, portões, divisórias, entre outros; (Cite componentes/produtos empregados na construção)

  1. O que é anodização?
  2. Onde o alumínio anodizado é empregado na Construção Civil? (Cite componentes/produtos empregados na construção)
  3. O que galvanização?
  4. Onde o aço galvanizado é empregado na Construção Civil? (Cite componentes/produtos empregados na construção)
  5. Onde o cobre e suas ligas podem ser empregados na Construção Civil? (Cite componentes/produtos empregados na construção). É aplicado em tubos para trocadores de calor e instalação elétrica.
  6. O aço empregado na produção do concreto armado pode ser dividido em barras (ou vergalhões) e fios (arames). De acordo com a ABNT NBR 7480 – Aço destinado a armaduras para estruturas de concreto armado – Especificação, as barras são produtos de aço de diâmetro nominal igual a 6,3 mm ou superior, obtidos exclusivamente por laminação a quente sem processo posterior de deformação mecânica, enquanto que os fios são produtos de aço de diâmetro nominal igual ou inferior a 10,0 mm, obtidos a partir de fio máquina por trefilação ou laminação a frio.
  1. Como as barras, ou vergalhões, são comercializadas? (Especifique diâmetros e comprimentos comerciais; busque informações atualizadas em sites de fabricantes, como a Gerdau, por exemplo)
  2. As barras de aço para concreto apresentam nervuras longitudinais e nervuras transversais oblíquas. Para que servem essas nervuras?
  3. Como os fios (arames) são comercializados?
  4. Os vergalhões são produzidos e comercializados nas categorias CA-25 e CA 50, enquanto que os arames são produzidos e comercializados na categoria CA-60. A categoria do aço está relacionada à resistência do material ao escoamento (ponto a partir do qual, no ensaio de tração, as deformações plásticas do aço começam a se tornar significativas). O que significam as siglas CA-25, CA-50 e CA-60?
  1. O que são as cordoalhas de aço? Onde elas são empregadas na Construção Civil?

  1. MADEIRAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

A madeira é um material natural, de origem biológica, extraído diretamente das árvores.

Algumas informações sobre a umidade da madeira e de suas principais propriedades (densidade, resistência mecânica e módulo de elasticidade) são apresentadas a seguir, de acordo com a norma ABNT NBR 7190 – Projeto de Estruturas de Madeira (ABNT, 1997)[1] e conceitos apresentados por Calil Junior, Lah e Brazolin. (2007)[2].

“(...) o crescimento, a extração e o desdobro de árvores envolvem baixo consumo de energia, além de não provocarem maiores danos ao meio ambiente, desde que providenciada a respectiva reposição. Materiais estruturais, como o aço e o cimento Portland, são produzidos por processos altamente poluentes, antecedidos por agressões ambientais consideráveis para a obtenção de matéria prima. Tais processos requerem alto consumo energética, e a matéria prima retirada da natureza jamais será reposta. O contrário se verifica com a madeira, cuja renovação se processa mesmo sob rigorosas condições climáticas. ”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (154.9 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com