TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais de Construção

Por:   •  23/8/2016  •  Artigo  •  1.475 Palavras (6 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3][pic 4]

Junho/2016

        [pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

        

Junho /2016

Sumário

  1. RESUMO.................................................................................................  4
  2. INTRODUÇÃO........................................................................................  4
  3. ESPECIFICAÇÃO DO PROJETO .........................................................  5
  4. DESENVOLVIMENTO ...........................................................................  6

                      4.1.....................................................................................  6

                      4.2.....................................................................................  6

                      4.3.....................................................................................  7

                      4.4.....................................................................................  7

                      4.5.....................................................................................  7

    5. Custos........................................................................................................   8

1.RESUMO

  O concreto de alto desempenho cada vez mais tem sido procurado no mercado da construção civil. Esta procura se explica pelos inúmeros benefícios que este material pode proporcionar. Sabe-se que muitos são os trabalhos realizados à fim de esgotar as dúvidas sobre o teor ótimo de aditivo, relação água/cimento, consumo de cimento e agregados, que proporcionarão trabalhabilidade adequada ao concreto fresco e excelentes propriedades ao concreto endurecido. No Brasil ainda são poucas as aplicações práticas do CAD e os métodos de dosagem ainda não são plenamente dominados. O objetivo principal desse trabalho foi atingir uma resistência de 45mPA e o abatimento de 8 a 12 cm.

2. INTRODUÇÃO        

Até a década de 80, o principal critério para avaliação de um concreto, que se presumia-se de bom desempenho era a resistência à compressão MEHTA & AITCIN(1999). Em virtude das inúmeras manifestações patológicas que vêm ocorrendo nas construções civis atuais, houve necessidade de uma revisão profunda nos conceitos de durabilidade e desempenho dos materiais usados nestas construções. Hoje em dia, sabe-se que desempenho e durabilidade são fatores básicos para que se passa afirmar que um material tem ou não qualidade. Esses fatores são ligados entre si, pois pode-se dizer que o desempenho do material significa seu comportamento em uso e durabilidade de um material diz respeito à conservação do desempenho deste ao longo de sua vida útil. Geralmente associa-se concreto de alto desempenho a concreto de alta resistência. Porém, isso não se aplica a todos os casos. O concreto de alto desempenho, segundo padrões normativos brasileiros , entende-se que deve ter no mínimo 50MPa de resistência a compressão e demais propriedades exigidas pela obra, de acordo com os fins aos quais a obra se destina. Deve-se pensar primeiramente em durabilidade e posteriormente em alta resistência, principalmente quando a estrutura está inserida em ambientes agressivos. É consenso dentre muitos pesquisadores de CAD que o principal fator que determina ao concreto o alto desempenho é o emprego de uma boa relação a/c.

3. Especificações  do projeto:

    O concreto foi produzido para ter uma resistência mecânica à compressão axial (Fck) ≥ 45 MPa, aos 7 dias de moldado. Utilizamos o cimento CP V ARI RS, a areia vinda do Rio Paraguaçu na região da Chapada Diamantina e a pedra britada de 12,5mm. O aditivo utilizado foi o Adiment Premium que é um retardador de pega, incorporador de ar e redutor de água de ampla ação (Superfluidificante), além da água potável.

    Nas condições de projeto foi determinada uma dimensão dos pilares sendo ≥ 40 cm para uma atmosfera marítima.

    Para fazermos a mistura foi pedida uma betoneira de eixo vertical e contra corrente, além de um transporte por bombeamento. O lançamento é convencional e o adensamento mecânico.

          O Teste da massa específica da Brita e areia é regulamentado pela NBR 9776, já a do cimento é regulamentada pela NBR 6474 /2001 e a NM 23.

Material

Massa Específica

Brita

2,87 Kg/m³

Areia

2,65Kg/m³

Cimento

3,16 Kg/m³

Tabela 1

4. Desenvolvimento

Após pesquisa em livros e sites especializados, foi seguido o método de dosagem apresentado no livro Concreto de alto desempenho do autor Pierre-Claude Aitcin. Esse método segue a mesma abordagem da Norma ACI 211-1.

Seguindo a seguinte ordem de escolha das características

4.1- Relação água/aglomerante

4.2- teor de água

4.3-dosagem de superplastificante

4.4- teor de agregado graúdo

4.5- teor de ar incorporado (valor adotado)

       4.1- Relação água/ aglomerante

A relação água aglomerante escolhida para a execução do traço foi de 0,33; devido a resistência requerida de 45 MPa aos 7 dias

       4.2- Teor de água

O teor de água é uma das partes mais delicadas de se escolher na hora de experimentar o traço, pois precisa ter água suficiente para hidratar seu concreto e ao mesmo tempo não ser muito alto, pois inevitavelmente a quantidade de cimento é influenciada pela quantidade de água devido ao Fa/c. Devido à trabalhabilidade requerida para o projeto, o abatimento desse concreto deveria se adequar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (152.3 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com