TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais de Construção

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 2

Materiais de Construção

Materiais de construção são todas as coisas usadas para as obras de engenharia. Há algumas classificações para eles: quanto à origem, a função, a composição, a estrutura interna e quanto à composição química.

Existem três critérios básicos que são levados em conta para a escolha dos materiais, que são eles: Critério de ordem técnica, Critério de ordem econômicas e Critério de ordem estética, que analisam os padrões, a qualidade, preços dos materiais e também a estética.

Além dos critérios de escolha, os materiais também passam por testes, diretos ou indiretos, para verificar a qualidade dos mesmos, que são chamados de Ensaio dos Materiais. Estes testes são feitos em laboratórios ou mesmo nas próprias obras, onde os materiais já foram utilizados.

Os agregados são matérias granulares de dimensões e propriedades adequadas para uso em obras de engenharia civil. Podem ser classificados levando-se em conta a origem, a densidade e o tamanho dos fragmentos.

Os agregados naturais constituem a classe mais importante de agregados para a produção de concreto de cimento Portland. Os agregados leves são aqueles com massa unitária menor que 1120 kg/m3. Já os considerados agregados pesados são aqueles que têm massa especifica maior do que os agregados normais, e são utilizados para a produção de concreto pesado. Além destes, há ainda os agregados de escoria de alto-forno, os agregados de cinza volante e por ultimo os agregados de concreto reciclado e de resíduos de rejeitos urbanos.

O conhecimento de certas características dos agregados é uma exigência para a dosagem dos concretos. Algumas delas são: (1) Características dependentes da porosidade (massa específica, absorção de água, resistência, dureza, módulo de elasticidade e sanidade). (2) Caraterísticas dependentes das condições prévias de exposição e condicionantes de (fabricação do tamanho, forma e textura das partículas). (3) Características dependentes da composição química e mineralógicas (resistência, dureza, módulo de elasticidade e substâncias deletérias presentes).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com