TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais de Construção

Por:   •  13/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.716 Palavras (11 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 11

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO

DEPARTAMENTO DA ÁREA DE CONSTRUÇÃO CIVIL

ENSINO MÉDIO INTEGRADO

EDIFICAÇÕES

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

AGREGADO MIÚDO

Docente: Albéria Cavalcanti de Albuquerque

Discentes: Danyely Cervinski Pereira, Fernanda Marques da Costa, Letícia Ramos de Arruda, Mariana Paschoiotto Soares, Raquel Rocha Venancio.

Turma: 1031 – 2AV

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como tema os ensaios (sendo esses: o ensaio de absorção da água, o ensaio de granulometria, o ensaio da massa específica e o ensaio da massa unitária) realizados com o agregado miúdo, no caso o pó de pedra, os quais foram feitos de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Para realização destes ensaios utilizou-se as normas:

  • ABNT. NM 248 – 2003 – Agregados – Determinação da composição granulométrica;
  • ABNT. NBR 9976 – Agregado Miúdo – Determinação da massa específica e da massa específica aparente;
  • ABNT. NM 30 – 2001 – Agregado Miúdo – Determinação da Absorção de Água;
  • ABNT. NM 45 – Agregado Miúdo – Determinação da Massa Unitária.

Este trabalho tem como objetivo demonstrar se o material está ou não dentro das normas, ou seja, se ele poderá ser usado ou se não na construção civil.

  1. ENSAIO DE GRANULOMETRIA

O ensaio granulométrico é o tipo de método usado para que se possa analisar a distribuição do tamanho dos grãos do agregado. Ainda que a denominação de cada agregado venha de sua dimensão máxima, na amostra se encontra grãos de diferentes tamanhos.

Através desse ensaio, a amostra do agregado é submetida à separação dos grãos por tamanho, a partir do uso de uma sequência de peneiras, depois calcula-se a porcentagem retida em cada peneira em relação a amostra inicial.

2.1. DEFINIÇÕES

– Dimensão máxima característica do agregado: grandeza correspondente à abertura da peneira, em milímetros, na qual o agregado apresenta uma porcentagem retida acumulada menor ou igual a 5%.

– Módulo de finura do agregado: é a soma do percentual retido acumulado em massa de um agregado, em todas as peneiras da série normal, dividido por 100.

2.2 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

Os materiais utilizados para a realização do ensaio foram:

  • 2 amostras contendo 500g de pó de pedra cada;
  • Bandejas;
  • Colher de pedreiro;
  • Peneiras;
  • Balança;
  • Agitador mecânico de peneiras;
  • Pincel.

2.3 METODOLOGIA

Para a realização dos ensaios com o agregado miúdo, pó de pedra, foi usado a seguinte norma: ABNT. NBR. NM 248 – Agregados – Granulometria. Essa serviu como base para que o ensaio fosse feito de maneira correta e de acordo com a norma.

Para obter os 500 g de amostra foi necessário pegar 4 kg de pó de pedra (8 vezes a quantidade de material solicitada), esses 4 kg foram homogeneizados e depois quarteados, ou seja, divididos em quatros partes iguais. No primeiro quarteamento obtiveram-se quatro amostras, cada uma com 1 kg, dessas duas foram descartadas (as que ficam nos vértices opostos); as duas amostras restantes foram homogeneizadas e quarteadas novamente, então se obteve quatro amostras com 500 g de agregado miúdo, dessas duas, mais uma vez, foram descartadas do mesmo modo que o primeiro quarteamento.

Com as duas amostras, a primeira de 531,1 g e a segunda de 513,2 g, de pó de pedra separadas em bandejas diferentes, deve-se encaixar as peneiras com o mesh de forma crescente da base ao topo: fundo; 0,15; 0,30; 0,6; 1,2; 2,4; 4,8. Organizada as peneiras de maneira crescente, colocam-se as mesmas no agitador mecânico de peneiras e, então, adiciona-se a primeira amostra na peneira superior do conjunto e fecha-se o conjunto de peneiras com sua respectiva tampa, para não haver o perigo de o material sair durante a agitação.

Fechado devidamente a tampa, liga-se o agitador e o deixado agitar as peneiras por cinco minutos; passado o tempo retira-se o conjunto de peneiras do agitador, passa-se o material retido na peneira para uma bandeja identificada, limpar com o pincel os dois lados da peneira para que não haja nenhum material preso dentre o mesh; feito isso, pesa-se os grãos de cada peneira. Pesados, faz-se os cálculos granulométricos. O mesmo deve ser feito com a segunda amostra.

2.4 CÁLCULOS E RESULTADOS

Calcula-se para a porcentagem individual: mr/ mi x100

        Sendo: mr, a massa retida na peneira, em gramas; mi, a massa inicial da amostra, em gramas.

        Para a porcentagem acumulada, soma-se a porcentagem individual segunda peneira com a primeira; o resultado soma-se com a terceira e assim sucessivamente.

        Já para o módulo de finura, soma-se a % retida acumulada em todas as peneiras da série normal e divide por 100.

AMOSTRA 1

Abertura do # (mesh)

Massa retida por peneira

% Individual

% Acumulada

4,8 mm

0

0

0

2,4 mm

56,1 g

10,5%

10%

1,2 mm

192,1 g

36,1%

46%

0,6 mm

103,3 g

19,4%

66%

0,3 mm

55,55 g

10,4%

76%

        0,15 mm

37,9 g

7,1%

83%

Fundo

86,2 g

16,5%

100%

Massa total

531,1 g

-

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (149.7 Kb)   docx (43.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com