TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais de construção

Por:   •  3/12/2015  •  Relatório de pesquisa  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 4

TIPOS DE MADEIRA E SEU USO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

TIPOS DE MADEIRA

Madeira roliça: é a produto com o menor grau de processamento da madeira. É usado temporariamente como escoramento de lajes, e construção de andaimes. Em construções rurais muito utilizado como estrutura pra telhado

Madeira serrada: as toras são processadas industrialmente transformando a madeira roliça em formas quadrangulares ou retangulares, é usada em pranchas, vigas, vigotas, tábuas e caibros.

Madeira beneficiada:Madeira serrada ou resserrada que passou por um processo de acabamento em plaina ou outroprocesso equivalente, a fim de obter uma superfície lisa nas faces e bordas e uniformidade de dimensões. Usada pra forros, assoalhos, batentes de portas.

Madeira em lâminas: As lâminas de madeira são obtidas por um processo de fabricação que se inicia com o cozimento das toras de madeira e seu posterior corte em lâminas. Usado pra revestimento de divisórias, com fins decorativos.

Painéis:amenizar as variações dimensionais da madeira maciça, diminuir seu peso e

custo e manter as propriedades isolantes, térmicas e acústicas.

Compensado:O painel compensado é composto de várias lâminas desenroladas, unidas cada uma, perpendicularmente à outra, através de adesivo ou cola, sempre em número ímpar, de forma que uma compense a outra

Chapas de fibra ou chapa dura:são chapas obtidas pelo processamento da madeira de eucalipto, de cor natural marrom, apresentando a face superior lisa e a inferior

corrugada. As mais conhecidas são Duratex e Eucatex,

Chapa de fibra, MDF:uma chapa plana de média densidade, produzida a partir de fibras de madeira. As fibras são aglutinadas entre si pela adição de resina sintética consolidada pela ação conjunta de pressão e temperatura.

Chapa de partículas MDP:É produzido com a aglutinação de partículas de madeira com resinas especiais, através da aplicação simultânea de temperatura e pressão, resultando em um painel homogêneo e de grande estabilidade dimensional.

Aglomerado:Painéis confeccionados através da aglomeração de fragmentos de madeira (cavacos, maravalha, etc.). Podem ser de vários tipos, espessuras e de características físico-mecânicas diferentes, dependendo da granulometria dos fragmentos e da pressão no processo de compactação das peças.

USO NA CONSTRUÇÃO CIVIL:

Construção civil pesada interna

Engloba as peças de madeira serrada na forma de vigas, caibros, pranchas e tábuas utilizadas em estruturas decobertura, onde tradicionalmente era empregada a madeira de peroba-rosa (Aspidospermapolyneuron).

Construção civil leve externa e leve interna estrutural

Reúne as peças de madeira serrada na forma de tábuas e pontaletes empregados em usos temporários (andaimes, escoramento e fôrmas para concreto) e as ripas e caibros utilizadas em partes secundárias de estruturas de cobertura. A madeira de pinho-do-paraná (Araucariaangustifolia) foi a mais utilizada, durante décadas, neste grupo.

Construção civil leve interna decorativa

Abrange as peças de madeira serrada e beneficiada, como forros, painéis, lambris e guarnições, onde a madeira apresenta cor e desenhos considerados decorativos.

Construção civil leve interna de utilidade geral

São os mesmos usos descritos acima, porém para madeiras não decorativas.

Construção civil leve, em esquadrias

Abrange as peças de madeira serrada e beneficiada, como portas, venezianas, caixilhos. A referência é a madeira de pinho-do-paraná (Araucariaangustifolia).

Construção civil assoalhos domésticos

Compreende os diversos tipos de peças de madeira serrada e beneficiada (tábuas corridas, tacos, tacões e parquetes).

ESPÉCIE DE MADEIRA E SEU USO:

Amescla:  caixas, engradados, móveis, divisórias e outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (84.4 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com