TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais e métodos para análise de ruídos

Por:   •  2/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC [pic 1]

Centro de Educacao Superior do Alto Vale do Itajaí - CEAVI

Departamento de Engenharia Sanitária.

Química Tecnológica – QTG.

Estudo Material da Combustao

Acadêmicos: Jessica Da Silva;

  Luis Felipe Israel.

Ibirama, 01 de julho de 2015.

Introdução

Um dos campos de estudo mais importantes no campo das ciências e da tecnologia são os combustíveis e sua combustão. O processo da combustão consiste reações exotérmicas, pois liberam muita energia na forma de calor.

Como qualquer substância que gerem calor podem ser consideradas combustíveis, industrialmente são utilizados mais comumente materiais carbonáceos com desprendimento de calor controlável e sem esforço. Estes combustíveis são compostos de carbono e que fazem parte das principais reações utilizadas na indústria:

C + O2  CO2

H2 + ½ O2  H2O

Comburente

A combustão é uma reação redox, sendo o combustível o redutor e o oxigênio o oxidante. A substância a custa da qual se dá a combustão, que normalmente é o oxigênio, denomina-se “comburente”.

A fonte de oxigênio para que se haja a combustão é o próprio ar atmosférico, que é composto por nitrogênio, oxigênio e diversos gases raros, mas geralmente é considerado apenas o comburente (oxigênio) e os gases inertes (nitrogênio e gases raros.)

Gases Residuais ou Fumos

Os elementos químicos dos combustíveis ao entrarem em contato com o oxigênio produzem substancias gasosas que se desprendem juntamente com o H2O em forma de vapor. Essas substâncias são os gases residuais da combustão, conhecidos também como fumos.

Cinzas

As cinzas são os resíduos sólidos da combustão de um combustível sólido, carvão mineral, e estas podem ser intrínsecas ou acidentais.

Nas quais as cinzas intrínsecas, são aquelas que possuem a mesma matéria do vegetal que originou o carvão. E as cinzas acidentais são aquelas que possuem argila ou outro material inorgânico depositado juntamente com o carvão.

Estas cinzas são formadas pelo resíduo inorgânico que permanece após a combustão do carvão mineral e não apresentam a mesma composição química da matéria original.

Classificação dos Combustíveis

O que determina o método de utilização e o tipo de equipamento necessário para a combustão são os estados físicos dos combustíveis, estes classificam-se em três grupos: sólidos, líquidos e gasosos.

O Processo da Combustão

O processo ocorre quando átomos de carbono ou de hidrocarbonetos reagem com átomos de oxigênio liberando energia que se manifesta em diversas atividades de radiação incluindo o calor.

Tipos de Combustão

Os tipos de combustão são diretamente proporcionais à quantidade de combustível e comburente presentes na reação, podendo acontecer reações incompletas, teoricamente completas e praticamente completas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (194.9 Kb)   docx (42.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com