TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Material Requirements Planning

Seminário: Material Requirements Planning. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  Seminário  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 2

Just in time

O JIT abrange como importância a redução ou eliminação do fator desperdício em todas as áreas relacionadas ao processo produtivo, tais como o departamento de compras, a produção propriamente dita e de distribuição. É desenvolvido através da assimilação de três elementos básicos: fluxo de materiais, a qualidade e o comprometimento dos colaboradores da organização. Apesar disso, antes de tomar por tema o JIT é necessário compreender o significado do termo desperdício.

Segundo a Toyota, empresa responsável pela constituição do JIT, considera o desperdício como uma quantidade que sobrepuja o necessário pela organização em equipamentos, materiais e tempo de trabalho impreterivelmente cruciais ao processo produtivo. Assim, o JIT não faz utilização de estoques de segurança e demanda por um lead time ínfimo.

A partir da chegada do JIT no continente americano, muitas empresas cometem o erro de empregá-lo exclusivamente para a atenuação de custos e acrescer a margem de lucros, sendo mensurações de curto prazo e causadoras de um imenso desalinho quanto à verdadeira finalidade do JIT. Logo que, a organização perceber a filosofia JIT, consegue desenvolver um sistema produtivo mais eficiente e com uma margem de desperdício próxima do marco zero, proporcionando uma considerável melhora na qualidade dos produtos fabricados e reduzindo o tempo de resposta ao mercado, o que exerce vasta influência nos estoques, onde são energicamente limitados e em alguns casos eliminados.

Material Requirements Planning (MRP)

O MRP é uma ferramenta que possibilita a elaboração de um programa produtivo por meio da determinação dos materiais necessários na produção, onde estabelece a quantidade a ser adquirida e o tempo em que a compra deve ser realizada. É um instrumento que tem por finalidades facilitar a gestão de estoques e definir a melhor forma de aproveitar ao máximo dos recursos físicos da empresa. Desse modo, o MRP determina quais são os itens indispensáveis, quantidades e suas respectivas informações, como da aquisição, fornecedor etc.

Para o perfeito funcionamento do MRP é necessário à utilização de alguns componentes que são: programa mestre de produção, folha de operação, codificação dos materiais, controle de estoque e lista de materiais. O programa mestre de produção define as atividades necessárias para a produção, considerando quantidades e prazos exigidos e a programação da utilização dos equipamentos e do fator mão-de-obra. Afolha de operação compreende o documento que apontas todas as informações do item, como por exemplo, sua composição, equipamento que será utilizado, tempo de fabricação, mão-de-obra relacionada etc.

A codificação dos materiais indica a especificidade de cada material que possua utilidade presente ou futura. E o controle de estoque é responsável por revelar e gerir as quantidades de materiais existentes nos estoques. E por fim, a lista de materiais que indica os itens necessários para a produção de determinado produto ou componente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com