TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MRP (Material Requirement Planning)

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.522 Palavras (7 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 7

ANHANGUERA

PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS: Material Requirement Planning

Niterói

2015

PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS: Material Requirement Planning

7º Período, Turma 01T

Professor: Luiz Augusto Cescon

Niterói

2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO..........................................................................................4
  2. 1 CAPÍTULO.............................................................................................5

1.1 Elementos que compõem um sistema MRP.......................................5

  1. 2 CAPÍTULO.............................................................................................6

2.1 Os critérios básicos para um excelente funcionamento do MRP..........................................................................................................6

2.2 Os itens fundamentais sem os quais o sistema não pode operar........................................................................................................6

  1. 3 CAPÍTULO.............................................................................................8

3.1 Imagem ilustrada com os insumos e os resultados associados à operação do sistema MRP........................................................................8

  1. CONCLUSÃO..........................................................................................9
  2. REFERÊNCIAS......................................................................................10


  INTRODUÇÃO

O MRP é a sigla de Material Requirement Planning, é um método lógico de cálculo que transforma a previsão de demanda em um planejamento da necessidade de seus componentes. Quando é descoberto todos os componentes necessários de um dado produto e o tempo de aquisição de cada um deles, pode-se com base na visão de “futuro” das necessidades, calcular o quanto e quando se deve adquirir de cada item, de forma que não venha ocorrer a falta e nem a sobra no suprimento das necessidades de produção.

A principal função do MRP, baseado no planejamento é confirmar a disponibilidade de material, isto é, compor ou fornecer as quantidades necessárias com precedência, tanto para uso interno, como para vendas e distribuição. Esse processo carece do controle de estoques e, principalmente, a concepção automática de propostas de suprimento para compras e produção.

Os primeiros sistemas de MRP apareceram devido à necessidade de diminuir os níveis de estoque. Estes sistemas concediam uma visão formada dos bens, alicerçado no inventário disponível e nos períodos de reabastecimento.

O MRP é um valoroso sistema que ajuda no planejamento das necessidades da empresa, estabelecendo que programe sua produção e produza no tempo certo de atender a demanda.

1 CAPÍTULO

O MRP, ou Planejamento de Necessidades de Materiais, ou seja, é um sistema computadorizado de controle de inventário e produção que observa o desenvolvimento da gestão de maneira a diminuir os custos, mas preservando os níveis de material apropriado e fundamental para os métodos produtivos da empresa. Este sistema concede às empresas calcularem os materiais dos diferentes tipos que são fundamentais e em que momento, certificando os mesmos que sejam providenciados no tempo certo, de maneira que se possa efetuar os processos de produção. O MRP adota como informação de input os pedidos em carteira, assim como a previsão das vendas que não provém da área comercial da empresa.

O propósito do MRP na empresa se define pela grande preocupação de entregar o produto ao cliente com qualidade, na data prevista e com o menor custo possível onde, a qualidade e a data prevista são exemplos de fatores associados ao valor do produto. Assim, visto que o MRP deve melhorar os recursos, minimizando lead times, diminuindo perdas e melhorando a  ordem dos pedidos, estabelecendo com que os prazos sejam cumpridos do determinado trabalho sob o aspecto empresarial, e concede a empresa na busca de uma maior competitividade no mercado.

  1. Elementos que compõem um sistema MRP:
  • Sistema computadorizado;
  • Sistema informativo de produção;
  • Inventário de produção;
  • Calendário de produção;
  • Sistema de gestão de “inputs” (entrada) para produção;
  • Sistema de previsão de falhas produtivas.

  1. CAPÍTULO

A parametrização do sistema MRP é uma das operações mais significativas para o perfeito desempenho do sistema. É fundamental que a empresa preserve certos dados em arquivo de computador, os quais, quando o programa MRP é rodado, são restaurados, usados e atualizados. Além dos informes básicos sobre a estrutura do produto e o lead time de processo ou fornecedor, deve-se levar em conta algumas realidades e singularidades das empresas.

2.1 Os critérios básicos para um excelente funcionamento do MRP são:

  • Estrutura do Produto: é a identificação da quantidade de cada item que constitui um produto;
  • Tempo de Reposição: é o tempo gasto entre a colocação do pedido até o recebimento do material;
  • Tempo de Fabricação: é o tempo gasto do início até o término da produção;
  • Tamanho do Lote de Fabricação: é a quantidade de fabricação de determinado  item de forma que otimize o processo;
  • Tamanho do Lote de Reposição: é a quantidade mínima que deve ser mantida em estoque, seja de matéria-prima ou produto acabado.
  • Estoque Máximo: é o nível máximo que os estoques devem chegar.

Estes critérios devem tornar o MRP capacitado a responder: o que, quanto e quando será preciso os componentes para efetivar a demanda de produtos finais.

O sistema MRP, ajuda e auxilia os planejadores MRP na respectiva área de responsabilidade. O planejador MRP é responsável por todas as operações relacionadas à definição do tipo, quantidade e tempo das necessidades, e deve também determinar quando e para que quantidade deve ser criada uma proposta de suprimento para atender a essas necessidades. O planejador MRP necessita de todas as informações sobre estoques, reservas de estoque e os estoques pedidos para calcular as quantidades, assim como dados sobre o tempo do ciclo de produção e de suprimento para calcular datas. O planejador MRP define um MRP adequado e uma regra para cálculo do tamanho de lotes por material, para designar propostas de suprimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (151.5 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com