TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MRP (Material Requirement Planning)

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.522 Palavras (7 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 7

ANHANGUERA

PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS: Material Requirement Planning

Niterói

2015

PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS: Material Requirement Planning

7º Período, Turma 01T

Professor: Luiz Augusto Cescon

Niterói

2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO..........................................................................................4
  2. 1 CAPÍTULO.............................................................................................5

1.1 Elementos que compõem um sistema MRP.......................................5

  1. 2 CAPÍTULO.............................................................................................6

2.1 Os critérios básicos para um excelente funcionamento do MRP..........................................................................................................6

2.2 Os itens fundamentais sem os quais o sistema não pode operar........................................................................................................6

  1. 3 CAPÍTULO.............................................................................................8

3.1 Imagem ilustrada com os insumos e os resultados associados à operação do sistema MRP........................................................................8

  1. CONCLUSÃO..........................................................................................9
  2. REFERÊNCIAS......................................................................................10


  INTRODUÇÃO

O MRP é a sigla de Material Requirement Planning, é um método lógico de cálculo que transforma a previsão de demanda em um planejamento da necessidade de seus componentes. Quando é descoberto todos os componentes necessários de um dado produto e o tempo de aquisição de cada um deles, pode-se com base na visão de “futuro” das necessidades, calcular o quanto e quando se deve adquirir de cada item, de forma que não venha ocorrer a falta e nem a sobra no suprimento das necessidades de produção.

A principal função do MRP, baseado no planejamento é confirmar a disponibilidade de material, isto é, compor ou fornecer as quantidades necessárias com precedência, tanto para uso interno, como para vendas e distribuição. Esse processo carece do controle de estoques e, principalmente, a concepção automática de propostas de suprimento para compras e produção.

Os primeiros sistemas de MRP apareceram devido à necessidade de diminuir os níveis de estoque. Estes sistemas concediam uma visão formada dos bens, alicerçado no inventário disponível e nos períodos de reabastecimento.

O MRP é um valoroso sistema que ajuda no planejamento das necessidades da empresa, estabelecendo que programe sua produção e produza no tempo certo de atender a demanda.

1 CAPÍTULO

O MRP, ou Planejamento de Necessidades de Materiais, ou seja, é um sistema computadorizado de controle de inventário e produção que observa o desenvolvimento da gestão de maneira a diminuir os custos, mas preservando os níveis de material apropriado e fundamental para os métodos produtivos da empresa. Este sistema concede às empresas calcularem os materiais dos diferentes tipos que são fundamentais e em que momento, certificando os mesmos que sejam providenciados no tempo certo, de maneira que se possa efetuar os processos de produção. O MRP adota como informação de input os pedidos em carteira, assim como a previsão das vendas que não provém da área comercial da empresa.

O propósito do MRP na empresa se define pela grande preocupação de entregar o produto ao cliente com qualidade, na data prevista e com o menor custo possível onde, a qualidade e a data prevista são exemplos de fatores associados ao valor do produto. Assim, visto que o MRP deve melhorar os recursos, minimizando lead times, diminuindo perdas e melhorando a  ordem dos pedidos, estabelecendo com que os prazos sejam cumpridos do determinado trabalho sob o aspecto empresarial, e concede a empresa na busca de uma maior competitividade no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (151.5 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com