TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plan. Estratégico

Ensaios: Plan. Estratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2013  •  4.817 Palavras (20 Páginas)  •  713 Visualizações

Página 1 de 20

CONCEITO

Após a 2a Guerra Mundial o conceito de Plano Estratégico começa a ganhar força

Nesta época, era um instrumento para definir oportunidades, objetivos e ações a longo prazo

Atualmente, consiste numa forma de organizar-se para enfrentar as mudanças e realocar recursos básicos da empresa

Distribuir os recursos, visando mais eficiência operacional e competitiva

Encontrar formas de conduzir os negócios e melhorar a performance da empresa

O Mundo em Mutação

O planejamento estratégico pode ser entendido como um processo que estimula o pensamento das pessoas sobre o futuro de forma lógica, racional e sistemática, obrigando as empresas a focarem nos seus objetivos.Obviamente para elaborarmos um plano estratégico devemos saber quem somos, de que recursos financeiros, humanos e tecnológicos e para onde queremos ir.

É óbvio que um plano feito para uma pequena empresa vai ser totalmente diferente de um outro elaborado para uma média ou grande empresa.

Um projeto de marketing nada mais é do que um relatório onde é formalizado, de forma resumida, o planejamento de marketing para cada objetivo, que pode variar de um único produto a uma linha completa.

A elaboração de um projeto de marketing envolve muitos detalhes, o que torna a atividade de planejamento a mais importante para um profissional de marketing; pois ele precisa reduzir riscos e incertezas associadas a esses detalhes.

O mundo atual está em constante evolução; por esse motivo, o planejamento é um processo contínuo, que deve permitir que a empresa tome decisões precisas rapidamente, evitando desperdícios de recursos, esquecimentos e improvisações. A complexidade da economia não permite devaneios.

Criatividade e capacidade de inovar é um fator muito importante para o sucesso; mas, como disse Einstein: “o único lugar que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”; portanto não percamos o foco que para sermos bem sucedidos 10% é inspiração e 90% é transpiração.

Transpiração significa estudar... e muito! De cada cinco empresas brasileiras, três fecham as portas antes de completar três anos de vida. Segundo o Sebrae, aproximadamente 80% dos empreendedores que faliram tem certeza que o principal motivo foi o desconhecimento do mercado e a capacidade de analisar o ambiente a sua volta. Há também o reconhecimento que, apesar das condições econômicas pouco favoráveis, o que realmente atrapalhou foi a falta de planejamento.

Finalmente, verificou-se que no Brasil não falta espírito empreendedor; na realidade, nosso percentual de população que trabalha por conta própria é superior ao da Alemanha e do Japão. A diferença está na baixa qualificação dos nossos empreendedores.

Perspectiva Histórica da Estratégia

A palavra estratégia vem do grego, onde quer dizer a arte do geral e também a do general.. Em diferentes épocas tomou sentidos ligeiramente diferentes, mas diz respeito à função básica do alto comandante, às práticas que adota e à linha geral de condução dos esforços de um exército.

Na área militar estratégia, há a correlação, naturalmente, com:

 Forças adversárias

 Conflito

 Conquista de territórios

 Realização de objetivos em situação de conflito

 Incerteza

 Risco

O pensamento estratégico na área militar então focalizou sempre a tomada de decisões de risco, o direcionamento eficiente de recursos rumo à realização de objetivos. Isso permite uma boa analogia com várias situações experimentadas em outras áreas. Seja na política, nas atividades sociais e na administração de negócios os conhecimentos produzidos na área militar mostram-se, então, válidos. Nos esportes, a analogia é completa, pois, todos simulam as situações de conflito.

As fases da competição nos negócios

Revolução Industrial – é aqui que começa a competição nos negócios.Com ela, surgiram as primeiras organizações industriais e comerciais e, em conseqüência, a competição pelo mercado de commodities, como algodão, ferro, aço e produtos agrícolas.Commodities são produtos que não apresentam diferenças entre si e são regulados pela oferta e procura.A competição pelo mercado passa a utilizar a estratégia como meio de controlar as forças de mercado e modelar o ambiente competitivo. Com o surgimento do capitalismo industrial, aumenta a oferta de capital e de crédito, ocorre a expansão de mercados com a ampliação do transporte ferroviário e da abertura de estradas e tem início a economia de escala.

O início do século XX: começa com a produção em massa, Henry Ford inaugura a linha de montagem e, mais tarde, a General Motors sob a direção de Alfred Sloan Jr. Desenvolve sua estratégia de diversificação com base nas forças e fragilidades da Ford, oferecendo uma variedade de opções aos clientes. Chester Barnard mostra a necessidade de mudança do papel gerencial e inclusão de fatores estratégicos. A contribuição acadêmica foi fundamental : em 1912 surge a cadeira de Teoria dos Negócios, na Harvard University.

O planejamento estratégico formal e tradicional:após a Segunda Guerra Mundial, surgem os primeiros conceitos tradicionais de planejamento estratégico transferidos da área militar para o mundo empresarial.Em 1956, 8% das grandes empresas norte-americanas utilizam o planejamento estratégico. Esse percentual subiu para 85% em 1966. O planejamento estratégico passou a ser a maneira pela qual a organização aplica uma determinada estratégia para alcançar seus objetivos globais. Steiner dá uma noção das etapas rígidas do planejamento estratégico formalizado:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com