TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matriz de atividade individual

Por:   •  1/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.766 Palavras (8 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 8

Atividade individual

Matriz de atividade individual

Disciplina: Métodos Ágeis

Módulo: 1 ao 4

Aluno: Paulo Cesar Piotto

Turma: 0222-2_6

Tarefa: Desenvolver um aplicativo que contribua para a redução de lixo ou promova a reciclagem de materiais.

PARTE I – DEFINIÇÃO DO PRODUTO

Identifique as 7 dimensões do produto (ator, interface, ação, informação, regras do negócio, ambiente e requisitos não funcionais).

Buscando uma ação corretiva, visando melhorar a eficiência de gestão na execução de serviços, neste projeto desenvolveremos um app que busque empresas da região Dourados-MS, de múltiplos segmentos de atividades, registrem as ações que estão fazendo voltadas para questões ecológicas e com isso, fazendo com que outras empresas possam consentir a estas novas ideias e também contribuir para cada vez mais estas ações sustentáveis dentro das organizações.

Estamos em busca de um aplicativo que possibilite o registro oficial, coleta de dados quantitativos e possibilite o alinhamento de todos os envolvidos na execução dos serviços e projetos sustentáveis.

Ator: A aplicação têm em vista as empresas sensibilizadas com lixo que produzem, neste caso papéis, inúmeros relatórios físicos que são gerados em obras e projetos de contrução civil e industrial na região de Dourados, Mato Grosso do Sul.

Interface: Será uma aplicativo pago, com acesso pela web (Chrome, Edge, Mozilla) também através de smartphones, tablets com conexão de internet, deverá estar disponibilizado nos sistemas operacionais iOS e Android. 

Ação: Com a interface poderá efetuar o cadastro direto via internet, agendamentos para retirada, inserir imagens e vídeos, visualizar as informações reduzidas de outros usuários, filtrar informações, roteiros e mapa de acompanhamento de forma simultânea, enviar e receber mensagens entre outras pessoas, fazer grupos de coleta e grupos de disponibilização de material, habilitação de rotina de recebimento de informações e orientações sobre reciclagem.

Informação: Registrar a rotina de forma ágil e eficiente, itinerário de coletas, inserir dados para agendamento, como endereço, verificar volume disponível, informações climáticas, mão de obra e equipamentos utilizados no dia, atividades que estão sendo executadas e realizadas, serviços paralisados, condições imprevistas.

Ocorrências e eventuais impedimentos para não-coleta. 

Regras do negócio: Os usuários deverão ser cadastrados através de um email pessoal, com login e senha, com todas informações necessárias atualizadas.

Ambiente: O sistema operacional deverá suportar, qualquer smartphone com iOS ou Android e web.

Requisitos não funcionais: Proteção de dados e criptografia, de acordo com a legislação atual.

Desenvolva a product vision box.

[pic 1]

[pic 2]

Elabore um texto explicativo que poderá servir como o seu elevator speech.

O aplicativo, Dourados Green Recicle, irá compartilhar as excelentes práticas de coleta para reciclagem das empresas da região. O app é uma plataforma digital online que vai organizar e facilitar essas coletas. As organizações deverão partilhar suas condutas, ações e práticas sustentáveis como retirada, recliclagem de materiais e lixo de construções, ele irá gerir um conjunto de ações que simplifica essas atividades das empresas, sempre visando as questões ecológicas e sustentáveis.

Identifique pelo menos duas personas.

Ronald Nicolau, tem 34 anos, tem casal de filhos pequenos, amante da tecnologia, empresário do segmento da construção civil, é um homem integro que busca sempre fazer as coisas de maneira justa e sensata. Batalha bastante para manter a sua empresa com seus ideais.Tem como meta/objetivo dobrar a capacidade da sua empresa nos próximos 05 anos, e se preocupa muito com questões ambientais/ecológicas. Gosta de servir como exemplo e está sempre em busca de soluções para eliminar desperdícios.

Rosa Maria, casada, tem 29 anos, no momento de licença maternidade do seu segundo filho, mas é gestora de projetos-civil, trabalha há 14 anos na mesma empresa, entrou trabalhar aos 15. Adora fazer comprar em sites de internet pelo celular e é super adepta de tecnologia, tem a cabeça aberta para novas ideias, e cultua sustentabilidade.

Escreva pelo menos 10 user stories dessas personas.

1 - Ronaldo, para expandir o nome de sua empresa, ele quer por na mídia as iniciativas ambientais da sua companhia;

2 - Ronaldo, para avaliar o grau de aceitação de sua companhia, o mesmo quer acessar as visualizações do compartilhamento das operações ambientais;

3 - Ronaldo, quer fazer pesquisas por inúmeras categorias com filtro de palavras, o mesmo quer um aplicativo onde possa encontrar palavras chaves, como exemplo: segmentos de atuação das empresas, por temas, organizações, para poder escolher a sempre a melhor opção;

4 - Ronaldo, adoraria ser premiado caso mantenha um elevado nível de qualidade em suas coletas, gostaria de um aplicativo que apontasse um ranking por agrupamento de ideias cadastradas, assim conseguiria identificar quais companhias possuem os maiores e melhores números de ações;

5 – Ronaldo, sempre que suas ações receber algum comunicado, o mesmo quer visualizar e replicar assim que possível, quer receber uma notificação, via email também para não passar despercebido;

6 – Rosa Maria, gostaria de poder usar o o aplicativo em seu smartphone, iOS, ou web simples mesmo;

7 – Rosa Maria, quer ser sempre notificada através de e-mails quando um novo tema de seu interesse for mencionado,assim, conseguirá manter-se sempre atualizada com inovações;

8 – Rosa Maria, para cadastrar seus dados e suas informações no aplicativo, a mesma deseja que seja seguro, que tenha sigilo total;

9 – Rosa Maria, como adora comprar pela internet, gostaria de trocar pontos de bônus, a gratificação por itens de valor ou viagens de férias;

10 – Rosa Maria, apesar de navegar muito bem pela internet, a mesma gostaria que a plataforma do aplicativo fosse simples e ágil de se cadastrar e logar.

Defina o MVP.

De acordo com SCHWABER e SUTHERLAND (2017), o Product Owner (PO) é o dono do produto, responde direto ao cliente, e também responsável por gerenciar o backlog do produto ou serviço. É ele que define qual será o mínimo produto viável (MVP), quer dizer, a quantidade mínina de tarefas e ações que deverão estar acabadas para a execução dos testes fianis com os usuários do produto do projeto. É preciso entender e conceber que os primeiros testes do app pode ser feito de maneira simples, apenas

uma pequena demonstração para o clientes, em qualquer organização, mas no mínimo deverá ter duas empresas, com o uso smartphone, tablete, desk, uso de um desenvolvedor, o mesmo deverá acompanhar o desempenho com o cliente e irá compilar as suas respostas ao final de cada etapa. Ficou estabelecido, pelo P.O. do projeto, o MVP para este app conforme abaixo:

- Validação do cadastro do usuário dos itens de login e senha;

- Uma tela para cadastrar as operações, ações das atividades realizadas envolvendo questões ecológicas para utilizar a principal aplicabilidade do app;

- Um painel de visualização, contendo os principais itens e conteúdos cadastrados pelos usuários das organizações, para analisar a visualização e ações de outros usuários.

PARTE II – PLANEJAMENTO DAS ENTREGAS

Defina o backlog do produto.

[pic 3]

Segue abaixo o backlog do produto, definido pelo Product Owner, uma lista por ordem de prioridades das entregas do produto, a mesma foi embasada na história de usuário e também no MVP. O backlog do produto é versátil e é capaz de crescer durante o desenvolvimento do produto de acordo com as necessidades dos clientes, segundo CASTRO (2022).

Foram definidas a ordem das prioridades dessa forma:

 - Devido ao MVP já definido, os percentuais foram atribuídos como medidas nas decisões para cada persona e para o Product Owner;

- Foram atribuídos os valores de 1 a 10 de importância (lembrando que 0 é um esforço nulo) para o Product Owner e cada persona e também, cada funcionalidade:

- Foi calculado o valor da funcionalidade, esse gera de valor ao projeto. Este valor, para cada funcionalidade, se dá da seguinte forma:

Cálculo do valor da importância da funcionalidade:

B.V.= (8*35%)+(8*15%)+(10*50%) = 9,0 . O cálculo do valor da média “Valor de Negócio” foi de 76.

- No projeto foi definido para cada aplicabilidade de acordo com a equipe, foram concedidos os níveis de esforços, para cada nível de dificuldade de cada funcionalidade.

-  Foi categorizado cada tarefa conforme as demandas de menor esforço para implantação até as que mais necessitariam de mais esforço. Seguindo a prioridade 1, 2, 3, 5, 8, para evitar que cada sprint não ficasse muito extensa, não temos valores maior que 8. O valor da média do esforço foi calculada e corresponde a 38.

- Foi calculado o ROI, o valor é calculado para cada funcionalidade dividindo o valor de negócio pelo esforço necessário.

O Mínimo Viável do Produto, o MVP são as 3 primeiras funcionalidades, assim, a lista backlog do produto foi classificada com as aplicabilidades do maior para o menor ROI.

Estime o valor de retorno para o cliente e o esforço da equipe para cada tarefa.

[pic 4]

No ROI, foi utilizado o valor de retorno, e o esforço e empenho da equipe para enumerar, por sequência de prioridade, o backlog do produto, os valores e seus métodos foram explicados anteriormente, de acordo com os dois últimos itens e na priorização do backlog.

Fatie, descarte e priorize o backlog.

[pic 5]

Seguindo o critério do ROI, de cada história de usuário, conforme definida a MVP, valor conjunto da história do usuário dividido pelo esforço da tarefa, foi priorizado as três primeiras tarefas com maior ROI 4,5, 4,3 e 2,8.

Calculou-se a média do ROI que corresponde a um valor 1,3, a média do Business Value dividido pela média dos esforços.

Baseado nisso, foi definido o valor que iremos ou não executar no projeto, onde daremos preferência em fazer as tarefas que apresentam valores de ROI maiores do que 1,4. O restante das aplicabilidades serão desprezadas para esse primeiro momento.

Estime o número de sprints, considerando um valor estimado de velocidade da equipe.

Foi definida do MVP, uma velocidade de 8 pontos de esforços por sprint. As atividades selecionadas foram consideradas de acordo com os valores de maior retorno ao cliente, serão necessárias 4 sprints para finalização do projeto.

[pic 6]

Foi estimado para o projeto um esforço de 38 pontos. Foi priorizado o fatiamento e o descarte de várias atividades, assim utilizaremos apenas 9 pontos, isto significa, 25% do esforço do projeto. Serão necessárias 8 sprints, caso tenha necessidade de executar todos os trabalhos do backlog do produto.

Referências bibliográficas

CASTRO, Marcela Soutro \ BARCAUI, André B. Métodos ágeis. Rio de janeiro:

Editora FGV, 2022.

CONSTRUCT. Relatório diário de obra. Disponível em:< https://constructapp.io/pt/relatorio-diario-de-obra-rdo/>. Acesso em: 13 mar. 2022.

DEV MAKER. Empresa especializada no desenvolvimento de aplicativos mobile iOS e Android Disponível em: https://www.devmaker.com.br/quanto-custa-criar-um-aplicativo/2704/resultado

Acesso em: 18 mar. 2022

LOGASTER. Como criar um logo tipo de uma empresa de reciclagem. Disponível em: https://www.logaster.com.br/blog/tips/eco/create-recycling-logo/ Acesso em: 13 mar. 2022

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017

  • SUTHERLAND, Jeff: Scrum. A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo. Editora LeYa, 2017.

SCHWABER, Ken; SUTHERLAND Jeff. O Guia do Scrum. www.scrum.org. Acesso em: 16 mar. 2022

USE MOBILE. Monetização de aplicativos para gerar receita. Disponível em: <https://usemobile.com.br/monetizacao-de-aplicativos-modelos-receita/>. Acesso em: 11 mar. 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (306 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com