TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecânica e eletrica agrícola

Por:   •  12/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA

CURSO DE AGRONOMIA

2° SEMESTRE.

Abraão Junio de Souza Costa RA: 2980580050

Aparecida Silva de Freitas RA: 8828406633

Bruna Regina de Oliveira Cassiano RA: 2952586090

Cristiana Costa da Silva RA: 9911182398

Dianderson Bousa        RA: 1598852562

Gleice Kelly Martins Lemos RA: 9018431387

Hugo Leonardo Arrais Machado da Silva RA: 9093476117

Jackeline de Carvalho Rodrigues RA: 8869421773

Janiele Lima Cabral RA: 9093482222

Jucelia Aparecida dos Santos RA: 8822385739

 CALOR E TEMPERATURA EM AMBIENTE AGRICOLA.

(Avicultura)

RONDONÓPOLIS

03/2015

1. INTRODUÇÃO

O ambiente pode ser definido como a soma dos impactos dos circundantes biológicos e físicos e constitui-se em um dos responsáveis pelo sucesso ou fracasso do empreendimento avícola. Isto porque, na maioria dos casos, as aves domésticas são confinadas, proporcionando pouca margem de manobra para os ajustes comportamentais necessários para a manutenção da homeostase térmica (A homeostase térmica consiste em manter a temperatura do corpo constante. Muitos mecanismos fisiológicos e bioquímicos dependem da temperatura corporal como, por exemplo, a frequência cardíaca, frequência respiratória, o metabolismo celular, o processo de digestão, etc.).

A evolução da avicultura resultou em um frango de corte precoce e com grande eficiência para converter diferentes alimentos em proteína animal. Apesar disso, uma série de problemas metabólicos e de manejo tem surgido, destacando-se entre eles o estresse calórico. A suscetibilidade das aves ao estresse calórico aumenta à medida que a umidade relativa e a temperatura ambiente ultrapassam a zona de conforto térmico, dificultando assim a dissipação de calor, incrementando consequentemente a temperatura corporal da ave, com efeito negativo sobre o desempenho (BORGES et al., 2003).

2. OBJETIVOS

Conhecimento técnico e didático sobre calor e temperatura em ambiente agrícola na área de produção Aviaria.

Com a evolução da produção avícola no País, muitas instalações sofreram adaptações físicas para alcançar os índices de produtividade almejados pelos padrões da genética. Os avanços são múltiplos e caminham sempre em direção da melhora do conforto das aves. O conforto térmico no interior de instalações avícolas é fator de alta importância, pois condições inadequadas afetam consideravelmente a produção de frangos de corte.

3. MATERIAL E MÉTODOS

        O Índice Fuzzy de conforto térmico (IFCT) que permite estimar condições de conforto térmico em condições tropicais especifica na estimativa da condição de perigo térmico. A utilização das câmeras termográficas para aferição da temperatura superficial de frangos de corte pode ser utilizada para estimar condições de conforto térmico de frangos de corte em diferentes condições de alojamento (YAHAV et al., 2004, 2005; TESSIER et al., 2003; SHINDER et al., 2007; CANGAR et al., 2008).

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

A Os fatores climáticos têm uma grande influência no bem-estar dessas aves em uma relação direta com o desempenho dos animais. Aves submetidas a altas temperaturas têm depressão do consumo, além de permanecerem prostradas com as asas abertas tentando dissipar calor, quando associado à alta umidade relativa do ar o problema se agrava podendo levar as aves a óbito. Outros fatores climáticos e fisiológicos também interferem negativamente no desempenho animal.

O conhecimento dos fatores que interfere no bem-estar das aves é necessário para projetar  aviários mais eficientes e tomadas de decisões emergenciais assegurando a máxima eficiência produtiva das aves. Os animais de produção estão sujeitos a fatores estressores, como o frio e o calor, o que pode desviar a energia de produção para sua energia de mantença. No entanto, a condição de conforto térmico animal dentro de uma instalação é que o balanço térmico seja nulo, ou seja, o calor produzido pelo organismo animal, somado ao calor ganho do ambiente, seja igual ao calor perdido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (165.3 Kb)   docx (403.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com