TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente E Responsabilidade Social Na Empresa

Dissertações: Meio Ambiente E Responsabilidade Social Na Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 3

O meio ambiente e a responsabilidade social da empresa.

A questão ambiental esta diretamente ligada ao relacionamento da empresa com seu ambiente externo natural, seja pela obtenção de matéria-prima para o seu negócio ou pela referência ao meio ambiente/comunidade, pois os resultados negativos de suas operações podem afetar os espaços ecológicos e contribuir para as alterações ambientais do planeta. Com isso, o conceito de desenvolvimento sustentável ganha importância no cenário mundial e esta diretamente ligada ás variáveis econômicas, sociais e ecológicas. ( Citação de kinlaw)

O desenvolvimento sustentável é a evolução das empresas para sistemas de produção de riqueza que sejam complemente compatíveis com os ecossistemas naturais que geram e preservam a vida. O desempenho sustentável exige mudanças em todos os aspectos da empresa. Vai mudar os modelos de planejamento estratégico e dos negócios, a maneira como os recursos são alocados , as regras de concorrência e a equação de lucro.(KINLAW,1998,p.24)

Muitas organizações estão se beneficiando de iniciativas que aliam o progresso ao desenvolvimento sustentável – praticas ambiental, crescimento social e econômico, responsável, com o objetivo de identificar as oportunidades , a fim de aumentar seu lucro por meio de avanço em aspectos da sustentabilidade. Esta sustentabilidade tem a ver com o equilíbrio dos relacionamentos sociais da empresa com seu ambiente interno e externo.

Resposta da 1° pergunta prointer:

Os investimentos sociais privados ganharam importância, devido principalmente, a necessidade de sobrevivência das empresas frente ao mercado nacional e internacional, e aos seus consumidores. Segundo SROUR numa economia competitiva, os empresários não têm como deixar de considerar os interesses díspares de seus stakeholders8.

As grandes vantagens de empresas que incorporam os princípios da responsabilidade social e ambiental e os aplicam corretamente, são:

• Valorização da imagem institucional e da marca;

• Maior lealdade do consumidor;

• Maior capacidade de recrutar e manter talentos;

• Flexibilidade;

• Capacidade de adaptação;

• Longevidade.

Referencia bibliográfica:

Este artigo tem como objetivo conhecer como as empresas tratam à relação com o meio ambiente e responsabilidade social, desta forma será mostrado que grande parte das empresas hoje trabalham com grande foco nesse assunto, não podendo esquecer que mesmo com o aumento dos custos as empresas obtém lucro e podendo adquirir o selo ISO 14001 que mostra aos consumidores que a empresa tem responsabilidade com o meio ambiente. Trata também da importância do SGA (Sistema de Gestão Ambiental), nas empresas onde o mesmo pode analisar, implementar e utilizar os 4 Rs, (reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar). Hoje em dia este assunto está sendo muito aplicado, pois além dos cuidado em preservar o meio ambiente e tentar melhorar a consciência da sociedade trás muitos benefícios as empresas que os praticam.

Palavras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com