TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO AMBIENTAL RESPONSABILIDADE SOCIAL

Exames: GESTÃO AMBIENTAL RESPONSABILIDADE SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 3

Pesquisa “ Métodos de Avaliação de Impacto Ambiental”

A Avaliação de Impacto Ambiental, é um estudo realizado de como prever, interpretar e prevenir os efeitos ambientais que determinadas ações, planos, programas ou projetos podem causar à saúde e ao bem estar humano e ao ambiente, incluindo alternativas ao projeto ou ação. O objetivo principal é colher informações sobre impacto ambiental, através de exames sistemáticos para submete -los as autoridades e opiniões publicas. O principal objetivo e prevenir os impactos ambientais negativos decorrentes da Ação proposta e suas alternativas, bem como maximizar os eventuais benefícios.

Segue alguns dos Principais Métodos de Avaliação de Impacto Ambiental:

1-Metodo Ad Hoc:

Esse método é de conhecimento Empirico de experts do assunto em questão. Esse tipo de metodologia se utilizadas isoladamente, poderá desenvolver a avaliação de impactos ambientais de forma simples objetiva e de maneira dissertativa. Esse método normalmente são indicados para casos de escasses de dados, fornecendo orientação para outras avaliações. Os impactos são identificados normalmente através de brainstorming, caracterizando –os e sintetizando-os em seguida por meio de tabelas ou matrizes.

Este método tem como vantagem uma estimativa rápida da evolução de impactos de forma organizada, facilmente compreensível pelo publico. Não é realizado um exame mais detalhado das intervenções e variáveis ambientais envolvidas, geralmente considerando-as de forma subjetiva, qualitativa e pouco quantitativa.

2-Metodo Check-List:

Em uma fase inicial, a listagem representa um dos métodos mais utilizados em AIA. Ela consiste na identificação e enumeração dos impactos, a partir da diagnose ambiental realizada por especialistas dos meios físico, biótico e sócio econômico. Sendo que o especialistas deverão relacionar os impactos decorrentes das fases de implantação e operação do empreendimento, categorizando em positivo ou negativo, conforme o tipo da modificação antrópica que esteja sendo introduzida no sistema analisado.

Os métodos Check-lists são relações padronizadas de fatores ambientais a partir das quais identificam-se os impactos provocados por um projeto especifico. Hoje existem varias listas padronizadas por tipo de projetos (projetos hídricos, auto-estradas), além de listas computadorizadas como o programa Meres, do Departamento de energia dos Estados Unidos, esse programa computa a emissão poluentes a partir de especificações sobe a natureza e o tamanho do projeto. Essa metodologia pode ser apresentada sob forma de questionário a ser preenchido, para direcionar a avaliação a ser realizada. Apresenta como vantagem seu emprego imediato na avaliação qualitativa de impactos mais relevantes. Por não considerar relações de causa/efeito entre impactos, e apenas adequada em avalições preliminares, podendo de forma limitada, incorporar escalas de valores e ponderações.

3- Método Redes de Interação:

Essa metodologia tem um sequencia de impactos a partir de uma determinada intervenção, se utilizado método gráfico. A rede mais divulgada e conhecida é de Sorensen

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com