TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meios De Comunicação Em Massa

Trabalho Universitário: Meios De Comunicação Em Massa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO – UNINOVE

KELLY COELHO

LANNAYA AMORIM

LILIANE PEREIRA

MICHELLE SANTANA

São Paulo – SP

2012

KELLY COELHO RA: 2211203890

LANNAYA AMORIM RA: 2211200092

LILIANE PEREIRA RA: 2211202063

MICHELLE SANTANA RA: 2211204552

Relatório acadêmico apresentado à disciplina de CEMP – Comunicação Empresarial como exigência parcial para obtenção de parte da nota da AV1 no curso de Administração.

Orientação: Profª Me. Mônica Império Simiscuka.

São Paulo – SP

2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...................................................................................................... 3

2. NOTÍCIA............................................................................................................... 4

3. TEXTO.................................................................................................................. 6

4. CONCLUSÃO....................................................................................................... 7

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................... 8

6.ANEXOS................................................................................................................. 9

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho de pesquisa sobre os meios de comunicação em massa, idealizado pela disciplina de CEMP – Comunicação Empresarial para o curso de Administração da Universidade Nove de Julho. Tem como objetivo mostrar como um meio de comunicação pode mudar o comportamento das pessoas na sociedade.

Esta pesquisa trata de um tema muito comum na nossa sociedade que é a violência contra a mulher, que apesar da lei “Maria da Penha” ainda há mulheres que não denunciam as agressões. Por meio da teledramaturgia queremos mostrar como pode influenciar essas mulheres a tomarem uma atitude.

2. NOTÍCIA

Cenas de violência contra mulher em novelas aumentam denúncias de agressões

Após as novelas “Mulheres Apaixonadas” e “A Favorita”, a temática da violência contra a mulher volta à tona na novela das nove, “Fina Estampa”. O conflito acontece entre os personagens, Celeste (Dira Paes) e Baltazar (Alexandre Neto). Ela é agredida diariamente pelo marido e ainda não teve coragem de denunciá-lo para a polícia. Segundo o autor, Aguinaldo Silva, em entrevista ao UOL, a novela traz um debate sobre o porquê de as mulheres não denunciarem os agressores. Ele acredita que a ficção tenha força para alertar a sociedade. A constatação é confirmada pela delegada do 2ª DDM (Delegacia da Mulher de São Paulo), Jordana Rueda Amorim: “Em época de novelas que abordam o tema, o número de denúncias aumenta”.

Em 2008, ano em que a novela “A Favorita” foi ao ar com a história das agressões de Léo (Jackson Antunes) a Catarina (Lilia Cabral), a Central de Atendimento à Mulher registrou 269 mil denúncias, relatos de violência e pedidos de informação em todo o país. A procura pelo serviço aumentou 32% se comparada com 2007. A informação é da Agência Brasil. Além disso, mulheres entrevistadas pelo UOL que sofrem com a violência doméstica contam que a trama serve para encorajá-las.

"A mulher vê o que ela passa na televisão e pode tomar uma iniciativa", diz mulher agredida.

Em "Mulheres Apaixonadas", Raquel apanha de Marcos com raquete de tênis.

A novela “Mulheres Apaixonadas” (2003) também marcou época por conta da história de Raquel (Helena Ranaldi) que apanhava diariamente de Marcos (Dan Stulbach) com uma raquete de tênis. A audiência da trama tinha uma média de 47 pontos no Ibope. Cada ponto equivale a 58 mil domicílios na Grande São Paulo.

Paola Oliveira, a Marina de Insensato Coração (Globo), atua na luta contra a violência doméstica.

A atriz Paola Oliveira, que interpretou Marina em Insensato Coração, emprestou sua imagem para uma campanha do Instituto Avon contra os maus-tratos às mulheres.

- Querendo ou não, somos [os artistas] formadores de opinião. Os mesmos veículos de comunicação que fazem parte da nossa profissão, também podem levar informação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com