TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Melhoramento de Sistema Elétrico da UFPI

Por:   •  11/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.352 Palavras (6 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDA FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI

RUAN GOME DE OLIVEIRA

Projeto de melhoramento do sistema elétrico da UFPI para evitar quedas de energia

Teresina

2015

RUAN GOMES DE OLIVEIRA

Projeto de melhoramento do sistema elétrico da UFPI para evitar quedas de energia

Profº Me. Amadaeu Matias

Teresina

2015

Justificativa

        Em virtude de eventuais quedas de energia, fora que observado que é de suma importância o melhoramento no sistema elétrico no que se diz a suas redes de transmissões e instalações elétricas. Este projeto visa evitar quedas de energia que são prejudiciais para toda a comunidade que faz parte da universidade, visto que pode levar a problemas como danificação de aparelhos eletrônicos, tanto da instituição quanto dos usuários que utilizam energia elétrica desta, perda de dados que estão armazenados computadores, danificação nas instalações elétricas dentre outros problemas que podem gerar prejuízo com elevados custos.

Problema

        Eventualmente ocorre  na Universidade Federal do Piauí (UFPI) no Campus Ministro Petrônio Portella (Teresina), quedas de energia, de forma que a causar problemas para a comunidade que utiliza da mesma.

Hipóteses

        O problema de queda de energia que ocorre eventualmente na instituição pode ser ocasionado por, desgaste das linhas de transmissão com o tempo, curtos circuitos e falta de monitoria.

Referencial

        Recentemente no dia 26 de maio de 2015 ocorreu a ultima manutenção preventiva nas redes de alta tensão no campus Ministro Petrônio Portella, Teresina-PI. Eventualmente ocorrem esses trabalhos de manutenção nas redes de alta tensão, porem eventualmente ainda ocorre quedas de energia na instituição.

        Porém tais quedas são frequentes ao longo do território brasileiro. O ultimo apagão foi registrado no dia 19 de janeiro no ano de 2015, atingindo assim 11 estados. Segundo o ministro de minas e energia Eduardo Braga (2015) um problema no equipamento de transmissão contribui para o problema.

        Casos de quedas de energia acontecem em outras universidades do Brasil, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), segundo a própria universidade a maior parte das ocorrências de queda de energia é decorrente de falhas no fornecimento da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). Com o intuito de resolver a situação é feito poda de arvores para evitar queda de galhos nos fios que ocorre principalmente em dias de chuvas com fortes ventos, outra medida para melhorar a distribuição de energia no Campus é aquisição de uma subestação de 69KV, aliada a uma nova de distribuição a ser implantada (UFRPE, 2014).

Objetivos

O objetivo geral é evitar as quedas de energia que ocorrem eventualmente na instituição. O objetivo geral deste projeto é proporcionar ao que fazem parte da instituição tenha um melhor conforto para toda a comunidade que utiliza a energia elétrica da universidade para seus fins de caráter acadêmico, administrativos e etc.

Metodologia

        Com base na fundamentação teórica, será posto em pratica os primeiros passos do projeto seguindo a uma metodologia que deve-se ser seguida para os objetivos do mesmo serem alcançados com êxito.

        Primeiro, o projeto deve ser levado ao departamento responsável pela execução de obras na mesma, se aprovado a instituição deve-se propor a arcar com os custos baseados no orçamento aqui citado. Depois de aprovado o projeto deve ser feito uma pesquisa de campo na instituição para descobrir a quantidade de pessoas que já tiveram algum prejuízo com as quedas de energia que já ocorreram na UFPI. Depois de feita esta pesquisa deve-se apurar os dados para uma analise. Deve-se contratar uma equipe de engenheiros eletricistas para trabalharem na parte de criação do projeto de transmissão da energia elétrica e instalações elétricas, assim como esses profissionais devem trabalhar também na parte da execução das obras desde o inicio ao fim, fazendo vistorias periodicamente.

        A equipe deve primeiro se reunir para fazerem o planejamento de como será o projeto  assim o organiza-lo. É importante que tudo seja documentado nas reuniões tanto quanto as decisões tomadas e dados levantados. A equipe deve fazer uma vistoria ao longo do campos e analisar o sistema de distribuição elétrica e as instalações elétricas de igual modo, com um propósito de fazer uma pericia para apurar possíveis falhas e motivos das quedas de energia, assim em seguida deve ser mapeado toda a rede elétrica para poder ter uma visão do sistema e trabalhar por áreas facilitando assim o trabalho. É importante que no mapa deve ser marcada as ares que devem ter uma atenção especial para que para que possam-se ser feitas as devidas obras de acordo com as analises feitas.

        Com base no mapeamento criado deve ser criado uma planta da rede elétrica como um todo em que seja nela mostrada o que deve ser substituído e o que deve ser preservado. Com tudo bem o posto. Após feita a planta projeto deve-se fazer partir para a execução do mesmo.

        Com isso técnicos na área de eletrotécnica e instalações elétricas devem ser contratados para a execução das obras. As obras devem seguir tudo o que foi planejado. Os engenheiros contratados devem comparecer constantemente aos locais das obras para fazer vistorias e analises do andamento do projeto. É importante informar que durante as obras a energia elétrica continue sendo fornecida a instituição para os seus devidos fins. Para isso as áreas que estiverem sendo executadas as obras, devem ser trabalhadas isoladamente de tal forma que não afete as outras áreas que utilizam da energia elétrica.

        Após o termino do período de execução das obras, a equipe de engenheiros devem se reunir e para apurar todo o projeto para analisar se tudo ocorreu bem e com o que era previsto, tudo deve ser posto em um relatório. Após a sua finalização deve-se dar um período de observação para que possa ser analisado se ocorrerá alguma queda de energia ou problemas relacionados a distribuição e instalação elétrica na instituição, de forma se ocorrer problemas deve ser feita manutenção para a resolução do problema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (86.2 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com