TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA OPERACIONAL OS X EL CAPITAN

Por:   •  7/4/2017  •  Artigo  •  2.217 Palavras (9 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO – FAB

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

SISTEMA OPERACIONAL OS X EL CAPITAN

E sua estrutura

Jhonne Adam da Silva Santiago

João Víctor Da Silva Nascimento

Pedro Vitor Da Silva Silvano

William Maffi Ferreira Júnior

Orientador: Prof: Stênio Luiz Canizio de Souza Lima

Rio Branco – ACRE

2016


RESUMO[pic 2]

O artigo em questão tem como tema principal osistema operacional OS X El Capitan, lançado numa quarta-feira, dia 30 do mês de setembro de 2015, segundo o site Tecnoblog, em um evento para desenvolvedores, a WWDC, realizada todo ano pela Apple Inc, a empresa que fabrica o Sistema Operacional. A pesquisa abordará a sua estrutura e as melhorias que o SO teve. Rodaremos o SO El Capitan em uma máquina virtual para um estudo mais detalhado dele, como é seu funcionamento, gerenciadores e sua interface gráfica, que é umas das mais bonitas e inovadoras do mercado. Além de uma interface gráfica espetacular, sua arquitetura também não deixa a desejar por ser UNIX Like – nome em inglês dado a sistemas operacionais similares ao UNIX. Além disso, seu núcleo, o Darwin, foi construído pela própria empresa.

Palavras-chave: El Capitan, Yosemit, UNIX, Apple, Interface.

  1. INTRODUÇÃO

Segundo informações coletadas no site da Apple, o UNIX se tornou um marco na história da tecnologia, com o seu jeito complexo e inovador criou sistemas de ótima qualidade e permitiu que empresas usassem o seus SOs e incrementassem novas funcionalidades, que o deixam mais atual e vem conquistando desde o usuário acadêmico ao usuário executivo. A Apple, uma das empresas que utiliza o Unix como seu sistema assegura que a série de otimizações para o SO estão surpreendentes, e essas são embasadas em dois âmbitos principais: desempenho e experiência. No campo do desempenho ainda possui determinadas inovações. A Apple garante que o sistema operacional moderno é capaz de processar aplicáveis com 1,4 vezes mais rapidez do que era crível no sistema anterior, o Yosemit. Além do mais, a Apple ainda apareceu com a notícia que agora os aplicáveis oferecem o dobro da velocidade nos períodos em que os usuários ordenam uma transição entre eles. Comparado às outras empresas a Apple continuou se sobressaindo em três quesitos classificados como importantes, a exemplo da sua versão o Yosemit, que foram: multiusuário, multitarefa e portabilidade, que hoje são conceitos normais e comuns se tratando de SOs, tanto em usuários dos computadores pessoais como profissionais. Sua característica multitarefa se destacou pela velocidade com que o Unix consegue processar as instruções enviadas pelo o usuário, dando a ilusão de que está processando váriasexecuções ao mesmo tempo. O que se traz de diferente no conceito de multiusuário é que ele dá a posse ao usuário sobre o sistema operacional, dando a possibilidade do mesmo criar usuários e limitar a navegação desses usuários, exemplo, pais criando para os filhos um usuário com restrições em sites adultos e etc. E o ultimo conceito inovador dos três é a portabilidade, que a Apple sabe fazer muito bem, pois seus sistemas utilizam praticamente os mesmos códigos-fonte, sendo possível executar alguns aplicativos do iPhone e do iPad no computador e vice-versa. E é por isso a Apple vem sendo uma das empresas que está sempre no topo, pois consegue trazer inovações em áreas já consideradas comuns se tratando de sistemas operacionais.

  1. HISTÓRIA

O sistema operacional OS X, tem como base o Kernel Unix, o SO foi lançado em 2001, fabricado e desenvolvido pela Apple Inc. é destinado somente para computadores Mac. A Apple teve um tempo difícil após retirar Steve Jobs da companhia, enfrentou muitos problemas comerciais, seu sistema operacional estava ficando “ultrapassado”, tentaram desenvolver um novo sistema como substituto chamado Copland, mais após 2 anos foi cancelado por não ter condições para o lançamento. Enquanto a Apple tinha seus momentos de crise, Steve Jobs fundou uma nova empresa e um novo sistema operacional chamado NeXTStep, mas não teve o sucesso esperado. Nos meados de 1996, a Apple Inc comprou a empresa de Steve, para ter como base para seu sistema o NeXTStep, e o levou junto como consultor. As finanças da empresa continuavam ruins, fazendo com que o CEO renunciasse, e logo depois a diretoria incentivou Steve a assumir o comando interino da Apple Inc. Com todas as mudanças trazidas por Jobs, finalmente surgiu uma grande inovação, criando assim o Sistema operacional Mac OS X.

  1. KERNEL

Kernel cujo significado é núcleo, é a parte mais importante do sistema operacional, estabelece a comunicação entre os componentes do sistema. O kernel do OS X é baseado em FreeBSD e Mach 3.0 e apresenta uma arquitetura extensível com base em interfaces de programação de kernel bem definidos.

           OS X foi o primeiro sistema operacional a enviar, como uma única instalação que poderia inicializar em um kernel aplicativos de 32 bits ou de 64 bits, com desempenhonativototal. OS X agora usa exclusivamente um kernel de 64 bits (Mas também executa aplicativos de 32 bits). Com o seu kernel de 64 bits, o OS X é capaz de lidar com grandes quantidades de RAM física. OS X El Capitan foi testado e pode suportar até 128 GB de RAM física nos Computadores da Apple.

Figura 1: Estrutura do Kernel

[pic 3]

Fonte: Apple Inc.

  1. GERENCIAMENTO DE PROCESSOS E THREADS

O Kernel do Mac os X é hibrido (monolítico e microkernel), tendo em vista isso, os processos (Lista de instruções passadas ao processador a serem executadas) não necessita distinguir entre os serviços de usuário ou serviços do kernel, os serviços usam a troca de mensagens para se comunicar. No OS X, todo código especifico de arquitetura está no microkernel.

O escalonamento de processos é como o SO distribui processos para serem executados, quando existem mais de um processo iniciado, o sistema deve ver as prioridades para assim ver quem executa primeiro. O SO se baseia em múltiplas filas, dividindo as em quatro grupos de processos, cada uma agrupada de acordo com suas características:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (335.7 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com