TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memoria RAM DDR

Dissertações: Memoria RAM DDR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 4

HARDWARE

TIPOS DE MEMÓRIAS

DEFINIÇÃO DE MEMÓRIA

São dispositivos que armazenam todas as informações que será processada ou guardada. Podendo assim ser, temporária ou permanente.

Neste processo evolutivo, vamos estudar os tipos de memórias e seus avanços.

TIPOS DE MEMÓRIAS

Atualmente temos dois tipos de memórias. Memória principal e memória secundaria, ambas abrangem outros tipos.

A memória principal, tem por função armazenar dados que estão sendo processados no momento, ou seja, energizada. Se o computador for desligado, ou se não houver uma alimentação elétrica, a memória será perdida.

Dentro desse contexto, existe as memórias voláteis e as memórias não voláteis, ambas com suas variáveis.

MEMÓRIA RAM

A memória RAM ou Randômico (Random Access Memory), é uma memória volátil, ou seja, a informação ou instrução é processada em quanto o computar estiver ligado, caso contrário os dados serão perdidos. É uma memória que tem acesso rápido as informações contidas em si.

A memória RAM, possui suas variáveis, tais como FPM, EDO, SDRAM DRAM, SRAM, DDR, DDR1, DDR2, DDR3.

MEMÓRIA FPM

A memória FPM (Fast Page Mode), conhecida como modo de paginação rápida, usada a muito tempo em micros 386,486 e nos primeiros Pentium. Trabalhava em tempos de acesso 80, 70 e 60 ns. Sempre usando o modulo de 70 ns. Trabalha com quatro sequência de leitura, ao invés de uma. Trabalha com bus de 66 MHz, modelo que exemplifique isso pode ser x-y-y-y ou 6-3-3-3, ou seja uma linha (RAS) e quatro colunas (CAS), assim não precisa trabalhar com um sinal de linha e um de coluna para cada bit.

Figura 1 Memória FPM

MEMÓRIA EDO

A EDO (Extended Data Out) ou saída de dados melhorados, isso significa que ela trabalhava uma leitura sem necessariamente esperar a outra terminar, o que na FPM não ocorria. Os módulos dessa memória foram fabricados nas versões 70, 60 e 50 ns, com 60 ns sendo a mais usada. Por isso sua superioridade em relação a FPM, mas com os mesmos princípios.

Figura 2 Memória EDO

MEMÓRIA SDRAM

Como a memória EDO e FPM são memórias que fazem leitura independente do ciclo da placa mãe, ou seja o processador aguarda a leitura, assim causando lentidão em seus ciclos.

Já a SDRAM (Synchronous Dynamic Random Access Memory) Síncrono Memória Dinâmica de Acesso Aleatório, como o nome já diz, trabalha em sincronia com os ciclos da placa mãe e independe da sua velocidade, sua leitura é uma por ciclo, tal como 5-1-1-1. Aqui mostra que a parti do segundo ciclo começa a otimizar e a melhorar a leitura a cada ciclo.

MEMORIA DRAM

Dynamic Random Access Memory (Memoria de Acesso Aleatório Dinâmica, é usada para a memória central do computador, onde programa, vídeos e outros ficam guardados temporariamente. Os componentes responsáveis por guardarem essas informações são chamados de transistores e capacitores. Que são de suma importância, o transistor fica responsável pela passagem da corrente elétrica (informação) e o capacitor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com