TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodo de Extrapolação

Por:   •  6/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.365 Palavras (6 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Método da Extrapolação

Número de ART expedidas por m² de Construção Civil

1.Introdução

1.1Tema e definição:

Número de ART emitidas em relação ao numero de metro quadrado construído no município de palhoça.

1.2 Problema em questão:

A área da construção civil é uma das maiores e das mais crescentes do país. Para que essas construções sejam realizadas legalmente, é preciso regulamentar emitindo a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) junto ao CREA (Conselho Regional de  Engenharia e Agronomia), órgão que fiscaliza e estuda o comportamento do mercado da construção.

Com base nos dados obtidos através do CREA-SC, apresentaremos numero da construção civil do município de Palhoça, onde o número de ART emitidas foi diminuindo proporcionalmente com o passar dos anos, em relação ao metro quadrado construído.

1.3 Justificativa:

O estudo realizado, através do método de extrapolação, mostra que futuramente o mercado de trabalho para os engenheiros pode diminuir devido às construções aumentarem sua metragem quadrada com apenas um responsável técnico ou a tendência das grande cidades pela preferência de verticalizar as construções, com apartamentos, para melhorar o aproveitamento das áreas.

1.3.1 Objetivo:

Com o estudo realizado mostraremos a previsão de metros quadrados que serão construídos e o numero de ART emitidas pelo CREA-SC no município de Palhoça. Assim o engenheiro civil com base nos dados, irá ter informações sobre o futuro do mercado de trabalho na região.

2. Desenvolvimento:

2.1 Contexto Teórico do Meio Estudado:

Sabemos que a grande Florianópolis está em constante expansão comercial e residencial, a edição 2180 da revista Veja, entre todas, Palhoça foi destacada na vocação comércio, ocupando o sexto lugar entre as 233 cidades que habitam de 100 a 500 mil habitantes. E de acordo com a matéria, ela está inclusa no grupo de 106 cidades médias que mantiveram o crescimento econômico igual ou superior a média nacional que é de 4% ao ano (entre os anos de 2002 e 2007).

Devido à política de inclusão social com geração de emprego e de renda e desenvolvimento sustentável do município, Palhoça totaliza três mil empreendimentos, onde os investimentos superam a margem de dez bilhões de reais, gerando com isso a médio e longo prazo cerca de 15 mil empregos. Para nível de conhecimento, a arrecadação orçamentária da cidade em 2005 era de 45 milhões de reais, e em 2009 o orçamento fechou em 220 milhões de reais.

O município destaca-se como a cidade mais dinâmica do país, isto é devido a atração de novos investimentos, como por exemplo a Instalação do Grupo Rodobens Negócios Imobiliários que pretende num prazo de três anos, investir no município cerca de 540 milhões de reais, outros exemplos de investimento em que numera a cidade em média de três novos investimentos por dia é o projeto do Campo de Golfe, o condomínio de luxo Villa do Cedro, Havan que destacada como a maior rede de departamentos do estado de Santa Catarina tendo como expectativa a geração de 200 vagas de empregos, investindo cerca de 15 milhões de reais, instalação da rede de supermercados Imperatriz que pretende investir cerca de 7 milhões de reais e gerar de 400 a 500 empregos.

Na matéria reportada pela revista Veja, o prefeito da cidade na época da reportagem Ronério, informou que em 2005 a prefeitura emitia 554 mil metros quadrados de alvarás para a construção civil e atualmente este número chega a 2 milhões de metros quadrados, dados este que representam o crescimento da construção civil no município.

De acordo com a Secretária da Fazenda do Estado em 2007 por exemplo, Palhoça cresceu mais que Florianópolis e que São José, foi até comparado com o desenvolvimento chinês de 11,42% ao ano. Outro indicador fornecido foi o número de veículos circulando em Palhoça, que teve um crescimento de 11.24%, ou seja, três por cento acima da média estadual e dois da média nacional. De 2002 a 2009, a frota de veículos em Palhoça cresceu 125,9%, passando de 26.526 para 59.947 mil por dia. Uma das ações da atual administração para atrair novos empreendimentos foi criar o Programa de Desenvolvimento Econômico de Palhoça (PRODEP), que ofereceu benefícios como isenção de impostos municipais.

A diretoria de urbanismo da cidade, enviou a câmara de vereadores no dia 20 de junho de 2011, um projeto de Lei de índice de solo criado, com a finalidade focar as construções civis à sustentabilidade. Este projeto de Lei, permite que o construtor adquira mais espaço para edificação de acordo com o quadro de classificação de zoneamento que  esteja estabelecido no plano diretor da cidade. O diretor de urbanismo, afirma que aos construtores/empreendedores será permitida a aquisição de até 10% a mais de área, uma vez que a planta tenha projetos de energia renovável.

2.2 Método de trabalho:

A extrapolação é derivada da interpolação e tem como objetivo base a determinação um valor que não está tabelado e que posteriormente é projetado através do ajuste de curvas e de aproximações de valores de uma dada função.

Sendo um ajuste obtemos alguns erros que representam a diferença entre o valor da função f(x) e o ajuste efetuado y. Este se chama de resíduo (r) e é dado por:

[pic 2]

Para melhorar os cálculos de resíduos, usamos a técnica dos mínimo quadrados, no qual consiste em elevar dos erros ao quadrado para quantificá-los ainda mais que é dado por:[pic 3]

Vimos que esta extrapolação pode ser uma função de 2º grau, exponencial ou até mesmo uma reta. Escolheremos a função de acordo com a locação dos pontos quando montarmos o gráfico.

Quando montamos o gráfico no Excel, adicionamos uma linha de tendência, que vai de acordo a dispersão de pontos neste. Quando adicionamos esta, que pode ser, exponencial, linear, logarítmica, polinomial, potência ou média móvel, temos uma taxa R de escolha, que qualifica a precisão desta e é dado por:

[pic 4]

Logo, após este processo de ajustes e com o auxilio do excel montamos nossa função. Com está, podemos projetar valores substituindo-a pela variável e encontramos dados e ou valores num determinado prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (257 Kb)   docx (95.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com