TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Científica e Tecnológica

Por:   •  28/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  9.292 Palavras (38 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 38

3.  Metodologia Científica e Tecnológica

3.1  Metodologia Científica

"Em meio ao objetivismo científico,

 às fórmulas numéricas contrastantes e à metodologia sistemática,

 há meu coração que sustenta uma vida carregada de subjetivismos."

Ana Carolina

[pic 1]

        Método científico consiste em observar, formular (pensar em) explicações lógicas provisórias (hipóteses) e fazer experimentações (testes), analisar os resultados e por fim concluir comprovando ou não as hipóteses, resultando em novos conhecimentos, leis e teorias científicas. [pic 2][pic 3]

        Para Bacon, a descoberta de fatos verdadeiros depende da observação e da experimentação regulada pelo raciocínio indutivo. Raciocínio indutivo significa partir de verdades particulares para chegar a verdades universais, ou leis. Por exemplo, se A, B, e C são metais diferentes e são condutores de calor, podemos concluir (nos induz a concluir) que todos os metais são bom condutores.[pic 4]

        Descartes propôs chegar a verdade  decompondo o problema em partes para entendê-las e poder chegar ao entendimento do todo.

        Kopler demonstrou que devem ser formuladas hipóteses e testá-las não só para achar evidências que estão corretas mas também procurar evidências de que estão erradas.

        O método científico não precisa, necessariamente, cumprir todas as etapas. Charles Darwin, por exemplo, passou cerca de 20 anos apenas analisando os dados que colhera em suas pesquisas e seu trabalho se constitui basicamente de investigação, sem passar pela experimentação. Algumas áreas da ciência, como a física quântica, por exemplo, baseiam-se quase sempre em teorias que se apóiam apenas na conclusão lógica a partir de outras teorias e alguns poucos experimentos, simplesmente pela impossibilidade tecnológica de se realizar a comprovação empírica de algumas hipóteses.    

Saiba mais 2

Saiba mais:  Leia aqui o capítulo do livro de Introdução à Engenharia: "Pesquisa"

EAD - Tarefa 3: Ler as seções 3.1, 3.2, 3.3, 3.4, 3.5, 3.6 e 3.7, fazer o questionário do final da seção 3.7 e entregar na próxima aula presencial (Tarefas valem 1.0 ponto no 2o bimestre).

________________________________________________________________________________________________

3.2  Técnicas de Aprendizagem

“É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer"

Aristóteles

        [pic 5]

        Existem diversas formas de obtermos conhecimentos, mostradas na "Pirâmide de Aprendizagem" abaixo, que mostra quanto se aprende em cada uma. Por exemplo, assistindo à uma palestra resulta em 5% de aprendizagem, ou seja, se você assistir à uma aula, em que o professor apenas fale, e passar por uma avaliação futura mostrará que aprendeu apenas 5%.[pic 6][pic 7][pic 8]

        Observa-se que todos os métodos propiciam aprendizagem, mas que você retém mais o que estuda "fazendo". Nos métodos de estudo mostrados na Pirâmide, os que resultam numa memorização de longo prazo são os que envolvem atividades práticas. Quanto mais o aluno aplicar o que está estudando mais vai aprender.[pic 9]

        O curso de Introdução à engenharia requer que você leia o conteúdo da disciplina no site (leitura), que preste atenção às explicações do professor (palestra), veja os vídeos no site (audiovisual), as demonstrações feitas em aula e nos vídeos, participe de discussão em sala e faça os exercícios no site que apresentam problemas reais para você aplicar o que viu no EAD.

        Mas, fixaremos esses conhecimentos e aprenderemos outros "fazendo", com muitas atividades práticas (uso imediato do que está aprendendo). Por meio do Projeto Anual, em que você fará o que um engenheiro faz: achar solução, projetar, construir o protótipo e apresentá-lo oralmente e fazer o relatório. E por meio de atividades práticas em sala para resolver problemas de engenharia em grupo.

        Também, grupos apresentarão assuntos relacionados aos conteúdos que estamos estudando (ensinar os outros).

        Essa forma de aprender é chamada "Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem" e está começando a ser introduzida no mundo todo como algo novo, "embora o professor de Alexandre - o Grande, Aristóteles, já conhecesse".

        Metodologia ativa é um processo amplo e possui como principal característica a inserção do aluno/estudante como principal responsável pela sua aprendizagem, comprometendo-se com seu aprendizado.  

Saiba mais

__________________________________________________________________

Nota do professor: "Tive um colega, que quando concluímos o curso de engenharia me disse que "estava se formando mas não sabia fazer nada". Claro que é um exagero dizer isso. Mas, aprendemos muita coisa no curso e não aprendemos a "fazer". 

        Em todos os países do mundo mais de 50% dos engenheiros trabalham fora da sua área, seja em gestão, mercado financeiro, informática corporativa, etc. Engenheiro é "pau para toda obra", engenheiro faz. Vamos, já nessa disciplina, aprender a fazer!

__________________________________________________________________

EAD - Tarefa 3: Ler as seções 3.1, 3.2, 3.3, 3.4, 3.5, 3.6 e 3.7, fazer o questionário do final da seção 3.7 e entregar na próxima aula presencial (Tarefas valem 1.0 ponto no 2o bimestre).

3.3 Estudo

O segredo é não correr atrás das borboletas.

É cuidar do jardim para que elas venham até você

Mário Quintana

O tempo dura bastante para aqueles que sabem aproveitá-lo.”

Leonardo Da Vinci

        Para o engenheiro, o estudo é uma atividade permanente, pois os conhecimentos dobram a cada 3 anos com perspectiva de dobrar a cada 73 dias em 2020 (Arthur Andersen). Em 1900 dobrava a cada 100 anos.[pic 10]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.4 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com