TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologias de Escavação de Tuneis

Por:   •  21/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Túneis são um dos mais antigos tipos de construção exercidos pelo homem. São passagens artificialmente abertas, em formações rochosas ou sob o solo, para permitir o escoamento de águas, o acesso a minas e, principalmente, a comunicação mais rápida entre locais isolados pelo relevo topográfico. Estes que podem ser feitos com diversas técnicas: T.B.M. (TUNNEL BORING MACHINE), N.A.T.M. (NEW AUSTRIAN TUNNELLING METHOD), entre outros. Será estudado o método TBM, que pode ser entendida como escavação subterrânea mecanizada, onde cada tipo de maciço ou suas combinações com suas características demandam um tipo de tuneladora para se executar o projeto.

Objetivo

Estudar o desenvolvimento das etapas de projeto e da construção de um túnel através de escavação mecanizada, e estabelecer o critério de seleção do equipamento.

Desenvolvimento

5.1Investigação do subsolo Antes da viabilização de um projeto procede-se com a investigação do subsolo, ou seja, a caracterização geológico-geotécnica na área de interesse. Esta caracterização acontece com o objetivo de definir inicialmente os horizontes de solo e rocha e as características detalhadas de cada horizonte ao longo do eixo da obra subterrânea. Os métodos utilizados para esta investigação são: Geofísicos (Resistividade elétrica ou Sísmica), Mecânicos (Percurssão e Extração de amostras dos materiais existentes no subsolo).

5.2Túneis – Escavação Subterrânea A seleção do método de escavação requer estudos prévios sobre a natureza, qualidade e quantidade do material a remover, seu arranjo espacial, seu comportamento quando removido, o que por sua vez é função de fatores geológicogeotécnicos, e ainda sobre os possíveis efeitos sobre o terreno e estruturas adjacentes. Os fatores geológicos que influenciam a construção de túneis são: físicos, intemperismo, quimíco. Ainda existem outros fatores externos que influem na escolha da tuneladora a se utilizar no maciço rochoso, como: presença de água, recalques, camadas verticais, horizontais ou inclinadas na rocha, assim como a presença de dobras.

5.3Escolha do Tipo de Tuneladora

Após os estudos preliminares, investigação geológica e geotécnica procedese as análises para seleção do método de escavação mais eficiente à situação do projeto. Uma vez selecionado a escavação por tuneladora, procede-se a definição do tipo de tuneladora mais adequada para o tipo de maciço do projeto. Para solos, existe a MixShield e a EPB e para rocha, a Single Shield, Gripper TBM e Double Shield. Para isso, além das especificações de cada máquina, existe um estudo, feito pela Herrenknecht, que associa a escolha d00a tuneladora de acordo com a granulometria do solo.

Bibliografia

CHIOSSI, N. J. Geologia Aplicada à Engenharia. São Paulo: Grêmio Politécnico, 1975. 427p. KOLYMBAS, D. Tunneling and Tunnel Mechanics: a rational approach to tunneling. Berlin: Springer, 2008. 443p. MACHADO JUNIOR, C. R. da S. Monitoramento de Condição de Pré-colapso em Túneis Através de Modelo Físico. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São José dos Campos, 68p. MAIDL, B; SCHMID, L.; RITZ, W.; HERRENKNECHT, M. Hardrock Tunnel Boring Machines. Berlin: Ernst & Sohn, 2008. 360p. RUIZ, M. D. et al. Geologia de Engenharia. São Paulo, Associação Brasileira de Geologia de Engenharia: Antonio Manuel dos Santos Oliveira, Sérgio Nertan Alves de Brito, 1998. 576p. Seminar on Mechanized Tunnelling, 2013, São Paulo. Seminar on Mechanized Tunnelling. São Paulo: Instituto de Engenharia, 2013. TRÍBOLI, E. P. de R. et al. Manual para apresentação de documentos científicos: teses, dissertações, trabalhos acadêmicos e monografias. São Caetano do Sul: IMT-CEUN, 2012 62p. WASSMER, L.; TRESENO, O.; ANDREOSSI, E.; RE, S.Tunnel Boring Machine (TBM) applications in soft ground conditions. Sydney: IMIA Paper, 2001. 32p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com