TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metrologia Industrial

Trabalho Escolar: Metrologia Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  1.676 Palavras (7 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 7

ÍNDICE

1. OBJETIVO 3

2. RESUMO 3

3. DESENVOLVIMENTO 4

3.1. Etapas e Métodos 4

3.1.1. Planejamento 4

3.1.1.1. Organograma 4

3.1.1.2. Cronograma 4

3.1.1.3. Projeto/Desenho 4

3.1.2. Processo de Fabricação 5

3.1.2.1. Conformação Mecânica 5

3.1.2.2. Soldagem 6

3.1.2.3. Usinagem 7

3.1.3. Processo de Montagem e Acabamento 9

3.2. Segurança no trabalho 10

3.3. Segurança no quadriciclo 10

3.4. Medidas 11

3.5. Ergonomia 11

4. RESULTADOS 12

4.1. Cálculo da velocidade 12

5. CONCLUSÕES 13

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

6.1. Sites acessados em 11/05/2009: 13

6.2. Sites acessados em 18/05/2009: 13

6.3. Sites acessados em 20/05/2009: 13

7. ANEXOS 14

7.1. Organograma 14

7.2. Cronograma 15

7.3. Tabela de Custos 17

7.4. Lista das peças utilizadas 17

7.5. Fotos 18

7.6. Ferramentas e Instrumentos 21

1. Objetivo

O objetivo principal é criar um quadriciclo com conforto e durabilidade utilizando os ensinamentos dados em sala de aula e seguindo todas as especificações de medidas e materiais dadas pelos professores. Colocando em prática todas as técnicas aprendidas a respeito de engenharia mecânica básica.

Como objetivos secundários, temos o aprendizado do trabalho em grupo e da or-ganização do nosso tempo.

2. Resumo

Nesse relatório iremos abordar sobre todos os métodos utilizados na confecção do quadriciclo. Desde o planejamento de um projeto até a sua construção. Abordando tópicos como divisão de tarefas através do organograma, organização de tempo com o cro-nograma, processos de fabricação como usinagem, soldagem e conformação mecânica e por fim o processo de montagem e acabamento.

Dentro de cada processo de fabricação terá a explicação sobre cada método utili-zado e onde foi aplicado. Falaremos a respeito de torneamento, furação, serramento, brochamento, conformação de chapas e solda por fusão.

Também terá informações de quais medidas foram utilizadas, quanto foi gasto para montá-lo e quanto tempo durou cada ação.

A importância do estudo da ergonomia para construir um projeto também será abordada, inclusive as medidas de segurança usadas no decorrer do trabalho.

E por último, mas não menos importante, os erros e acertos do grupo, o que poderia ter sido melhorado e as dificuldades encontradas.

3. Desenvolvimento

3.1. Etapas e Métodos

Um quadriciclo ou qualquer outro objeto para ser fabricado é necessário passar por diversas fases, para transformar a matéria-prima na matéria final. Dentro de cada etapa existe um método especifico a ser aplicado. Nesse tópico falaremos a respeito de cada etapa feita e os métodos relacionados à mecânica utilizados.

3.1.1. Planejamento

Para iniciar um projeto, é preciso elaborar um planejamento, que “é o trabalho de preparação para a tomada de decisão, segundo roteiros e métodos determinados” . Nessa etapa é feita a divisão de tarefas para cada membro do grupo, discutido a respeito de como será o formato do quadriciclo para que seja possível fazer os croquis do veiculo e elaborar o cronograma.

3.1.1.1. Organograma

É usado para representar as relações hierárquicas dentro de uma empresa, ou simplesmen-te a distribuição dos setores, unidades funcionais e cargos e a comunicação entre eles. No caso do nosso projeto, foi utilizado o organograma para demonstrar a função que cada membro ia exercer. Ele foi dividido nas seguintes funções:

- Funções primárias: Engenharia de Produto/Produção e Administrativo.

- Funções secundárias: Projetista, Usineiro, Funilaria, Montagem, Qualidade/Teste, Pintu-ra/Acabamento, Compras, Financeiro e Comunicação.

- Funções terciárias: Desenhista, Solda e Corte.

No Anexo 1 encontramos o diagrama do organograma.

3.1.1.2. Cronograma

O cronograma é utilizado para discriminar as etapas do trabalho com seus respectivos prazos. Para o projeto do quadriciclo, o cronograma foi dividido em 18 atividades que de-veriam ser feitas em 8 dias, prazo estipulado previamente, conforme Anexo 2. Esses 8 dias foram distribuídos nos 3 meses (março, abril e maio) já eliminando feriados e aulas teóricas. Para cada etapa foi estipulado um tempo, em dias, para realizá-la, e foi feito em cima de cada fase e método que seria necessário para executar o objetivo do trabalho.

3.1.1.3. Projeto/Desenho

O desenho do quadriciclo foi elaborado com medidas para atender a um requisito do projeto, onde o quadriciclo não poderia ultrapassar a medida de 1600x800mm. Foi rea-lizado primeiramente o croqui para que todos os membros pudessem aprovar, para que a partir daí fosse feito o desenho final. Esse desenho é o inicio do projeto, pois sem ele não é possível começar a fabricar o quadriciclo, pois nele são representados os tamanhos de cada barra, onde é necessário soldar, onde vai ficar cada peça, ou seja, sem o desenho as outras etapas não sabem por onde começar.

3.1.2. Processo de Fabricação

Fabricar é transformar matérias-primas em produtos acabados, por uma variedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com