TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metrologia Industrial

Artigos Científicos: Metrologia Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  1.813 Palavras (8 Páginas)  •  739 Visualizações

Página 1 de 8

Índice

1. Introdução

Nas aulas de metrologia industrial, no curso de projetos mecânicos, foram abordados alguns assuntos numa abordagem prática, utilizando os sistemas de medição no Laboratório de Metrologia. Este relatório tem por objetivo apresentar de forma resumida os métodos utilizados e os procedimentos de medição paradeterminação de um característico de medição nos estudos de casos em metrologia dimensional.

2. Práticas realizadas

2.1 Medição do Perfil de Rosca

2.2 Medição do Ângulo de Inclinação de um Cone

2.3 Medição de batimento Radial

2.4 Medição de Paralelismo

2.5 Concentricidade de uma peça

2.6 Concentricidade de um retentor

2.7 Sistema de medição: Máquina de medir circularidade (Taly Rond)

2.8 Análises Dimensionais – Rugosímetro

2.9 Conclusão

2.1 Medição do perfil de rosca

Sistema de Medição: Projetor de PerfilHorizontal

Incremento de escala( Menor divisão): 0,001 mm

Método de Medição:Sistema diascópico

Este sistema de medição refere-se a análise do contorno de uma peça

O projetor de perfil destina-se à verificação de peças pequenas, principalmente as de formato complexo. Ele permite projetar em sua tela de vidro a imagem ampliada da peça. Esta tela possui gravadas duas linhas perpendiculares, que podem ser utilizadas como referência nas medições.

O projetor possui uma mesa de coordenadas móvel com dois cabeçotes micrométricos, ou duas escalas lineares, posicionados a 90º.

Ao colocar a peça que será medida sobre a mesa, obtemos na tela uma imagem ampliada, pois a mesa possui uma placa de vidro em sua área central que permite que a peça seja iluminada por baixo e por cima simultaneamente, projetando a imagem na tela do projetor.

O tamanho original da peça pode ser ampliado 5, 10, 20, 50 ou 100 vezes por meio de lentes intercambiáveis, o que permite a verificação de detalhes da peça em vários tamanhos.

Em seguida, move-se a mesa até que uma das linhas de referência da tela tangencie o detalhe da peça e zera-se o cabeçote micrométrico (ou a escala linear), move-se novamente a mesa até que a linha de referência da tela tangencie a outra lateral do detalhe verificado. O cabeçote micrométrico (ou a escala linear) indicará a medida.

O projetor de perfil permite também a medição de ângulos, pois sua tela é rotativa e graduada de 1º a 360º em toda a sua volta.

Procedimento de medição:

Ligar o sistema de medição

Posicionar a peça a medir na mesa de medição

Ajustar o foco (obter a melhor nitidez da peça)

Posicionar a peça em relação aos eixos da máquina

Alinhar a referencia da tela com o perfil da rosca, o ângulo que ela faz com a direção 0° e lido na escala da tela e no nônio determinar o passo, deslocando a rosca por meio de um micrometro, a linha de referencia deve coincidir com o primeiro flanco do filete e depois com o flanco do outro filete os quais aparecem na tela

Resultados Obtidos:

Passo =2mm

Ângulo =61,32°

Diâmetro Primitivo= 18,70mm

2.2 Medição do Ângulo de Inclinação de um Cone

A mesa de seno com contra pontas, funciona como régua deseno, para medições angulares de precisão, medindo o ângulo peloseu seno.

Corpo de ferro fundido, estabilizado e retificado. Pontas, réguade seno, eixos e mancais de aço temperado e retificado. A linhahorizontal é conseguida por um bloco padrão de 6 mm parapossibilitar a medição de ângulos pequenos.

ESPECIFICAÇÕES

Distância entre roletes 400 mm

Precisão em segundos de arco 10”

com batente lateral

com desempeno de granito

ACESSÓRIOS UTILIZADOS:

- Desempeno;

- Relógio comparador com suporte;

- Paquímetro;

- Blocos padrão;

Procedimento de medição:

Para encontrarmos o ângulo de inclinação do cone, énecessário tornar a superfície cônica da peça, paralela ao desempeno, para isto, é necessário inclinar a mesa de seno uma inclinação. Com auxílio do relógio comparador vamos conferir oparalelismo entre a peça e o desempeno.

Resultados Obtidos:

D= 36,34mm

d= 29,4mm

L= 400mm

ângulo= 2,396°

Calço= 16,3mm

Conicidade: 1:23,56

2.3 Medição de batimento Radial

Procedimento de medição:

Posiciona-se a peça a mesa, encosta o relógio comparador para medir seus diâmetros, gira então a peça para analisar seus “desvios”

Este procedimento analisara as diferentes medidas de eixos e seus respectivos batimentos considerando a peça a seguir iremos analisar seus diâmetros e batimentos

Resultados Obtidos:

Diâmetro 1= 25,0mm Batimento = 0,075mm

Diâmetro 2=34,7mm Batimento = 0,265mm

Diâmetro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com