TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Michel Porter - Modelo das cinco forças

Por:   •  5/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.894 Palavras (12 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]









Carolina Renovato Silva Albiati
Caroline Soares Medeiros
Davi Ferreira Torres
Elisangela da Silva Souza










ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA DE FABRICAÇÃO DE FILME BOPP COM BASE NO MODELO DAS CINCO FORÇAS DE PORTER












São Paulo
2015


Carolina Renovato Silva Albiati
Caroline Soares Medeiros
Davi Ferreira Torres
Elisangela da Silva Souza













ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA DE FABRICAÇÃO DE FILME BOPP COM BASE NO MODELO DAS CINCO FORÇAS DE PORTER

Trabalho referente à disciplina de Estratégia e Organizações da Universidade Anhembi Morumbi, orientado pelo professor Dr. Luis Alberto Figueiredo de Sousa.














São Paulo
2015


RESUMO

Michael E. Porter, nascido em 1947, licenciado em Engenharia Aeronáutica pela Universidade de Princeton, doutorado em Economia pela Universidade de Harvard, é considerado um dos maiores especialistas mundiais em estratégia. Destaca-se por suas pesquisas em competição de mercado, organização estratégica, meio ambiente e saúde, entre outros setores, analisando e estudando os problemas que as organizações enfrentam, assim como a economia e a sociedade, em âmbitos estratégicos e econômicos. Com diversas publicações, tais como: Estratégia Competitiva (1980), Vantagem Competitiva (1985), Vantagem Competitiva das Nações (1990), entre outros, Porter consolidou seu trabalho no mercado estratégico, melhorando e propondo novas soluções para as empresas em seus mercados específicos. Este trabalho utilizará um dos seus modelos de análise competitiva para um determinado setor. O modelo das cinco forças, apresentado por Porter em 1980, tem como objetivo analisar o mercado e pontuar as ações das organizações nesses segmentos, de modo que, as empresas tenham indicadores para analisar, não somente o seu setor, mas também a concorrência que atua no mesmo, usando alguns conceitos para enfrentar os concorrentes de maneira mais objetiva. Este documento tem por objetivo a análise do setor fabricante de filme BOPP, utilizado em sua maioria para a fabricação de embalagens pela indústria alimentícia, e também a concorrência desse mercado, baseado no modelo das cinco forças criado por Porter. ADICIONAR UM BREVE RESUMO DA CONCLUSÃO.

Palavras chave: Michael Porter; cinco forças; concorrência; estratégia.


LISTA DE IMAGENS

Figura 1: Esquema do Modelo das Cinco Forças de Porter        


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        MODELO DAS CINCO FORÇAS DE PORTER        

2.1.        AMEAÇA DE NOVOS ENTRANTES        

2.2.        PODER DE BARGANHA DOS FORNECEDORES        

2.3.        PODER DE BARGARNHA DOS CLIENTES        

2.4.        AMEAÇA DE PRODUTOS SUBSTITUTOS        

2.5.        RIVALIDADE ENTRE CONCORRENTES        

3.        ESTUDO DE CASO – FABRICANTES DE FILME BOPP        

4.        CONCLUSÃO        

5.        REFERÊNCIAS        

6.        ANEXOS        


  1. INTRODUÇÃO

Toda e qualquer organização está intrinsecamente enraizada em indicadores que permitam uma análise estrutural e operacional, de modo que, com os resultados obtidos, tal organização possa endereçar suas decisões de maneira coerente e concisa.

Análises de mercado, análises competitivas, de concorrência e tantas outras são extremamente importantes para que as organizações definam seu core de atuação e estratégico, de forma a chegar em seu público alvo com suas diretrizes concretas.

Um dos indicadores, aqui apresentado, é o conhecido como modelo das cinco forças de Porter que para Pontes (2009, p. 16) pode ser definido “como uma ferramenta que auxilia a definição de estratégia da empresa e leva em consideração tanto o ambiente externo como o interno”.

Avaliando os ambientes mencionados, Porter pôde elaborar uma análise competitiva destacando alguns pontos cruciais para o posicionamento de determinada organização em um dado mercado, tendo como objetivo o estudo da competitividade/lucratividade entre as empresas.

Com o modelo sugerido por Porter, as empresas podem endereçar sua estratégia corporativa de maneira correta, visando o bom conhecimento da atuação do produto/serviço ofertado no setor e, o que a organização tem que enfrentar para se tornar competitiva/atrativa.

Baseado nisso, é proposto uma análise da concorrência do setor fabricante de filme BOPP, utilizado para fabricação de embalagens para a indústria alimentícia, de modo a entender melhor o segmento e identificar as forças competitivas atuantes em tal mercado.

Foi adotado como metodologia para este trabalho pesquisas bibliográficas do autor Michal E. Porter, embasado em duas de suas publicações: Estratégia Competitiva (1980) e Vantagem Competitiva (1985), fazendo a ponte entre seus conceitos e o estudo de caso analisado.

O capítulo 2 deste documento trará uma visão teórica sobre o modelo das cinco forças criado por Porter. Já no capítulo 3, será discudido o estudo de caso do setor fabricante de filme BOPP e, posteriormente no capítulo 4 a conclusão analítica do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (585.6 Kb)   docx (408.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com