TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo das Cinco Forças de Michael Porter aplicado ao consumo de gelados

Por:   •  13/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.772 Palavras (8 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 8

Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas

3º Ano, 1º Semestre

[pic 1]

Docente: Jorge Bruno

Discente: Paulo Santos nº 21423473


Índice

Introdução        

Modelo das Cinco Forças de Michael Porter aplicado ao consumo de gelados premium no canal in home        

Conclusão        


Introdução

O presente trabalho foi realizado no âmbito da unidade curricular de Seminário de Marketing com o intuito de desenvolver o Modelo das Cinco Forças Competitivas de Michael Porter, no sector dos gelados premium.

Para poder analisar o sector de atividade onde a empresa se insere, deve cumprir-se com a análise às 5 forças do modelo, sendo elas:

  • Potenciais concorrentes – Ameaça de novos concorrentes;
  • Clientes – Poder negocial dos clientes;
  • Produtos Sucedâneos – Ameaça de produtos sucedâneos/substitutos; 
  • Fornecedores – Poder negocial dos fornecedores;
  • Rivalidade do sector – Concorrentes no sector.

Em Portugal, consome-se por ano cerca de 4 litros de gelado per capita.

Entendem-se por consumidores de gelados, homens e mulheres, dos 8 aos 80 anos que não resistem a saborear um pequeno prazer.

Inicialmente, os principais consumidores de gelado eram crianças e consumiam maioritariamente no verão, mas pelos esforços de marketing das empresas para combater o problema de sazonalidade e do target reduzido, hoje em dia, considera-se um público muito mais abrangente que consome durante todo o ano.

Os consumidores de gelados do segmento premium procuram mais do que um simples momento de prazer. São homens e mulheres dos 16 aos 45 anos, pertencentes às classes média, média-alta e alta, que vivem em áreas metropolitanas, com um estilo de vida acelerado e que tenham necessidade da sensação de satisfação, prazer e felicidade ao saborear o melhor gelado possível.

Tem que se ter em conta que cada vez mais o consumidor tem uma maior preocupação com a sua saúde e bem-estar, bem como com a sociedade que o rodeia e o meio ambiente, não descurando a sua participação ativa e responsável para com a mesma.


Modelo das Cinco Forças de Michael Porter aplicado ao consumo de gelados premium no canal in home

  1. Rivalidade entre Concorrentes 

A rivalidade existente entre as empresas concorrentes nas atividades de venda de gelados premium, no canal in home, tem sido bastante benéfica.

Ao invés de cristalizarem no tempo, vêem-se compelidas a acompanhar as gerações, as inovações tecnológicas, e também a diversificar os produtos oferecidos. A ausência de diferenciação entre produtos representa uma ameaça para os players já estabelecidos no mercado.

No segmento premium, consideram-se poucos os concorrentes que oferecem uma solução alternativa, contudo os existentes estão bem diferenciados.

Assim, a diversidade entre concorrentes é uma ameaça, pois existem ofertas de mais opções.

Os altos custos fixos representam uma ameaça para qualquer um no mercado, pois as marcas de gelado premium, têm sempre em conta a qualidade dos produtos oferecidos.

Assim, têm necessidade de guardar o stock em condições favoráveis, o que implica um alto investimento interno a fim de garantir essa mesma qualidade. Considera-se média a rivalidade entre concorrentes.

  1. Ameaça de novos concorrentes

No mercado de gelados premium não existe entrada significativa de novos concorrentes, pois as marcas atuais já estão bem posicionadas e reconhecidas. No mercado em geral, as marcas devem investir bastante em produção para atender à procura do target e fidelizar consumidores de outras marcas.

No segmento premium não existe essa necessidade de produzir em grande escala, não necessitando de grandes gastos em produção.

Representa no entanto uma ameaça para quem já está na indústria.

A regulamentação simboliza uma oportunidade para os players existentes.

Por fazer parte do sector alimentar, há necessidade da existência de processos burocráticos e inspeções.

Assim, representa uma ameaça para quem quer entrar.

Atualmente para se poder abrir um negócio de produção, venda e distribuição de gelados é necessário ter em conta diversos fatores determinantes à entrada de empresas neste mercado. Nomeadamente:

Investimento muito significativo; estratégia comercial bem definida; distribuição; legislações; localização da fábrica e dos postos de venda; Recursos Humanos, etc.

Os players que pretendem entrar, vão deparar-se com questões relacionadas à fidelização do consumidor à marca e com a diferenciação do próprio produto.

As marcas presentes já estão bem inculcadas na mente do consumidor, o que torna difícil a outras empresas ganharem terreno.

A diferenciação do produto apresenta-se como uma barreira aos novos players, já que as empresas que pretendem atuar neste mercado terão que efetuar fortes investimento para superar os vínculos que as empresas já existentes constituíram com os seus clientes, principalmente no que se refere à constituição da marca. Outro fator importante e que gera diferencial entre as empresas é a sua distribuição.

O novo player deve abranger uma grande área de venda, o que traz custos muito elevados. Para além de as marcas já existentes deterem grande parte da distribuição estratégica, exigem assim da nova marca uma grande força competitiva.

Os novos players devem também ter em atenção as desvantagens de custos independentes de escala, já que as marcas que atuam no mercado há mais tempo conseguiram adquirir um grau de experiência poderoso durante esse período de atuação.

Como tal, conseguem produzir os seus gelados com custos unitários menores e com uma qualidade (bem mais) diferenciada, já que o custo da matéria-prima é bastante significativo no custo total do gelado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (211.5 Kb)   docx (77.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com