TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Minerais

Por:   •  29/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.088 Palavras (9 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 9

Minerais

1.Quartzo

O quartzo é um cristal de silício (Silicato). Sua composiçao quimica é o dioxido de silicio: 46,7% de Si e 53,3% de O (SiO2). Ligações Covalentes. O sistema cristalino é trigonal. Alguns cristais de quartzo são  piezoelétricos e usados como  osciladores em aparelhos electrónicos tais como relógios e radios. Tambem utilizado na fabricação de vidro, esmalte saponáceos, dentifrícios, abrasivos, lixas, fibras opticas, refratários, cerâmica, produtos eletrônicos, indústria de ornamento e entre outros.

2. Calcita

        A calcita é um carbonato de calcio. A composição quimica é 53,0% CaO , 44,0% CO2 (CaCO3). O tipo de ligação é iônica e covalente. O sistema cristalino do mineral é trigonal (hexagonal escalenoédrica). O emprego mais importante da calcita é na fabricação de cimentos e cal para argamassa. Também é usado como corretor de pH em solos ácidos.

3. Dolomita

        A dolomita é um carbonato de calcio e magnésio. A sua composição quimica é 30,4% CaO , 21,7% MgO , 47,7% CO2 (CaMg(CO3)2). O tipo de ligação é iônica e covalente. Cristaliza no sistema trigonal, geralmente em romboedros. Utilizado como fonte de magnésio, sobretudo para fabricação de materiais refratários.

 4. Gipsita

        A gipsita também designada por pedra de gesso, é um sulfato (sulfato de calcio hidratado). Sua composição quimica: 46,6% SO3, 32,5% CaO, 20,9% H2O (CaSO4.2H2O). Ligação iônica: [(Ca2+.2H2O) (SO4)2-] e covalente: S-O. Sistema cristalino Monoclínico(prismático). É usada principalmente na fabricação de cimento, como também na fabricação de ácido sulfuricogiz, vidros, esmaltes, gesso e na produção de cerveja.

5. Hematita

        A hematita é um óxido (óxido de ferro). Sua composição química é: 70,0% de Fe, 30,0% de O (Fe2O3). Ligação iônica. Sistema cristalino trigonal (romboédrica). Importante fonte de ferro e o principal mineral de minério da grande maioria das jazidas.

6. Magnetita

        A magnetita é um óxido (óxido de ferro). Sua composição química: 31,0% de FeO, 69,0% de Fe2O3 (FeO . Fe2O3(Fe304)). Ligação iônica. Sistema cristalino Isométrico(hexaoctaédrica). Importante fonte de ferro.

7. Galena

        A galena é um sulfeto (sulfeto de chumbo). Sua composição química: 87,0% Pb, 13,0% S (PbS). O sistema cristalino é isométrico(octaédrico). É bastante conhecida entre os aficionados em eletrônica por propiciar a confecção de um rudimentar receptor de rádio que não utiliza qualquer tipo de fonte de energia externa para funcionar, o rádio de galena. Ligação iônica.

8. Fluorita 

        A fluorita é um haloide (fluoreto de cálcio). Sua composição quimica é 51,33 % Ca e 48,67 % F (CaF2). Ligação covalente. Sistema cristalino isométrico (hexoctahedral). Utilizada em siderurgia como fundente, na obtenção do ácido fluorídrico de onde se tira flúor e ítrio, bem como na indrustri de vidros,esmalte , instrumentos opticos e cerâmica. Ligação iônica.

9. Bauxita

        A bauxita é uma mistura natural de óxidos. O seu principal componente o Al2O3, tambem contendo sílica, oxido de ferro, dioxido de titanio, silicato de aluminio e outras impurezas em quantidades menores. Sua composição quimica é de: 50 a 70% de Al2O3; 0 a 25% de Fe2O3; 12 a 40% de H20; 2 a 30% de SiO2; além de outros em menores proporções. Ligações iônicas e covalentes. Sistema cristalino é amorfo a microcristalino. Produção do alumínio metálico e da alumina (Al2O3), que por sua vez é usada na fabricação de abrasivos (alundun); produtos refratários; cimento aluminoso; refinação de óleos; alumina ativada; sais de alumínio. Os principais sais de alumínio produzidos a partir da bauxita são sulfatos, cloretos, sulfatos complexos (alúmens) e hidróxidos, que são utilizados principalmente na fabricação de papéis, corantes, curtidores, purificação de água, descolorantes e desodorizantes de óleos minerais.

10. Pirita

        A pirita é um sulfeto (disulfeto de ferro). Sua composição quimica é de: 53,4% S; 46,6% Fe (FeS2). Ligação iônica. Sistema cristalino isométrico (piritoédrica). A pirita é usada frequentemente em joias tal como colares e braceletes, A indústria de papel constuma usar a pirita para a produção de dióxido de enxofre (SO2) e na manufatura de ácido sulfúrico (H2SO4).

Metais

Teoria da Nuvem eletrônica

Segundo a Teoria da Nuvem Eletrônica, alguns átomos do metal “perdem” ou “soltam” elétrons de suas últimas camadas: esses elétrons ficam “passeando” entre os átomos dos metais, que funcionam como uma “cola” que os mantém unidos.

Propriedades dos Metais (condutividade elétrica e térmica, brilho, maleabilidade e ductibilidade)

Os metais apresentam uma série de propriedades características:

  • Brilho metálico; 
  • Condutividade térmica ou elétrica: os elétrons livres permitem o fluxo rápido do calor e eletricidade através dos metais; 
  • Alto ponto de fusão; 
  • Resistência à atração às forças que tendem a alongar uma barra metálica;
  • Maleabilidade: propriedade de se deixar reduzir a chapas e laminas bastante fina através do processo de laminação; 
  • Ductibilidade: propriedade de se deixar reduzir a fios, através da trefilação.



Arranjos dos sólidos cristalinos metálicos

         Num sólido cristalino, o arranjo dos átomos, moléculas ou íons é tal, que a soma das forças atrativas globais tem um valor máximo. Estes sólidos apresentam uma organização interna uniforme. Nestes sólidos, as unidades estruturais constituintes da matéria (átomos, moléculas ou íons) podem ligar-se através de ligações químicas. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (157.9 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com