TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Minha Terra Tem Palmeiras

Exames: Minha Terra Tem Palmeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.205 Palavras (5 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 5

Unopar - Universidade Norte do Paraná

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS - EAD

JOVENIL CIRILO DA FONSECA

MINHA TERRA TEM PALMEIRAS:

Processos Administrativos

JOVENIL CIRILO DA FONSECA

MINHA TERRA TEM PALMEIRAS:

Processos Administrativos

Trabalho de conclusão do 1º semestre

do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais

apresentado a Unopar Universidade Norte do Paraná.

Orientador: Profº Lafayette Correia de Oliveira Junior.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO----------------------------------------------------------------- 1

2. DESENVOVIMENTO--------------------------------------------------------- 2

3. CONCLUSÃO ----------------------------------------------------------------- 4

4. REFERENCIAS --------------------------------------------------------------- 5

INTRODUÇÃO

“Minha Terra tem palmeiras”, Sim tem e muitas, mas não só as que enfeitam nossas orlas das praias; Palmeira que fazem de um povoado pequeno se tornar grandes em atitudes de sustentabilidade local, progresso e desenvolvimento para uma área onde não o havia.

Levando aos habitantes dessa área a de descobrirem empreendedores e administradores daquilo que eles utilizavam em seus costumes os levando a outros patamares, com parcerias feitas com prefeitura, paróquia e moradores e claro o SEBRAE. Instituição que tem ajudado a muitos novos empreendedores a descobrir o caminho a seguir.

Esse órgão que tem mostrado a muitas pequenas empresa os caminhos da estratégia, administração e desenvolvimento da mesma, levando ao crescimento e entendimento por parte dos microempresários, abrindo portas para todos em onde antes só havia o olhar daquele que idealizou o primeiro projeto o “dono”.

Como em Lago do Junco o pequeno município do Maranhão que tem hoje uma parceria com o SEBRAE, que o leva a ser exemplo de desenvolvimento e envolvimento de vários setores para o crescimento de uma comunidade com o objetivo de levar para fora aquilo que é sua matéria prima o babaçu. Com um pouco de força de vontade e administração uma pequena comunidade pode se tornar grande em atitudes que levarão ao crescimento para melhoria da região.

“Minha Terra tem Palmeira”.

Terra fértil, de um povo guerreiro.

Para se alcançar uma área maior de abrangência no município deve-se primeiramente, aumentar as parcerias, ou seja, não somente a prefeitura de um determinado local e sim dos municípios vizinhos também terem participação já que a matéria prima vem do estado inteiro e é de fácil acesso a todos uma vez que é a flora natural dessa região, fazer parcerias com as empresas privadas que tem como iniciativa o mesmo objetivo de crescimento dentro do mesmo segmento sob a orientação de bases como o SEBRAE.

Aumentar a área de produção dando as comunidades bases para serem cultivadas e catalogadas as espécies que ali se encontram, fazendo ali uma administração na qual serve de suporte para a comunidade tendo um rumo a seguir tendo objetivos a serem alcançados pela comunidade, tendo lideres para levar as pessoas uma estratégia de marketing e venda dos produtos, tendo em vista visar mais lucros e sustentabilidade uma vez que o babaçu fornece vários produtos de sua matéria prima dentre eles: telhado, óleo, sabonete, esteira, cesto, abanador, carvão e um antiflamatório para o estômago, sendo assim abrange vários setores do comercio, beleza, construção civil, farmácia etc.

Nota-se que em Lago do Junco focou somente na parte medicinal, podendo alcançar outros setores e aumentar a renda das famílias, há uma diversidade muito grande com essa matéria prima que é encontrada em todo o território maranhense e o que é melhor de graça. O que até então era passado de geração em geração é passado então a grandes fornecedores não deixando de lado a tradição de um povo tão rico em cultura e detalhes. Levando até para outros países aquilo que só até então a comunidade tinha contato.

O ideal seria ter em cada comunidade ou município um líder para que fosse distribuído para cada comunidade produzir um tipo de produto e não concentrar a produção em um só produto, tendo assim um leque de opções para venda e os mesmos tendo retorno de todos os setores.

Aumentando assim o número de pessoas envolvidas nesse projeto que levará várias oportunidades de crescimento a comunidade carente e rural daquela região.

Levando tudo isso em consideração, temos que averiguar a necessidade de se implantar bases administrativas para efetivar a gestão tanto de pessoas como a parte administrativa em geral pois onde há um numero substancial de números e pessoas é sempre irrelevante a necessidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com