TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelagem e simulaçao de sistemas

Por:   •  10/6/2015  •  Monografia  •  1.215 Palavras (5 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 5

Modelagem e simulação de sistemas

Para Schriber (1974) a “simulação implica na modelagem de um processo ou sistema, de tal forma que o modelo imite as respostas do sistema real numa sucessão de eventos que ocorrem ao longo do tempo”. Ele especifica que a simulação não precisa ser necessariamente computacional, pois na época de sua criação era comum a utilização de modelos analógicos e físicos para o estudo do mesmo.. Tambem para Pegden (1991) a “simulação é o processo de projetar um modelo computacional de um sistema real e conduzir experimentos com este modelo com o proposito de atender seu comportamento e/ou avaliar estratégias para sua operação”, de acordo com o autor a simulação busca: Descrever o comportamento do sistema, construir teorias e hipóteses considerando as observações efetuadas, usar o modelo para prever o comportamento futuro, isto é, os efeitos produzidos por alterações no sistema ou nos métodos empregados em suas operações.

A simulação é cada vez mais empregada por diversos profissionais para a analise e a verificação de soluções. A importância da simulação se concretiza quando nos deparamos com cenários hipotéticos ou real e necessitamos testar situações que afetam esses respectivos cenários. Tambem como a sua facilidade no entendimento de profissionais competentes e usuários comum da técnica. Os detalhes também são de grande importância, pois comportamentos sutis desencadeados por pequenos detalhes podem ser notados e analisados, assim como a economia de tempo e recursos no desenvolvimento de um projeto e a utilização de animações para representar todo o processo, simplificando o entendimento do sistema. Diferente de modelos de otimização, a simulação é um modelo executado ao invez de resolvido, sendo uma ferramenta da otimização mais empregada na análise de comportamento da cenário em questao, não para a solução de problema de solução ótima.  Muitas razoes podem ser apresentadas para o emprego da simulação, como: O sistema real ainda não existe, experimentar como o sistema real é dispendioso, experimentar com o sistema real não é apropriado. Esse modelo tem a utilização frente a muitos setores dentro de um sistema de produção, como: manufatura e montagem, movimentação de peças e matéria-prima, alocação de mao-de-obra, áreas de armazenagem, layout, sistema de distruibuiçao logística, transportes, sistemas computacionais, sistemas administrativos, sistema de prestação de serviços e etc.

No que se refere a vantagem e desvantagem do modelo, podemos ressaltar que a vantagem se dá na quantidade infinita de utilização do mesmo modelo para testar de cenários, a possibilidade de utilização do modelo mesmo no “rascunho” do projeto, a facilidade de de analise já que apresenta animação gráfica do mesmo, a facilidade de mudança de cenário sem precisar de formulações matemáticas complexas, geração de hipóteses referentes ao sistema empregado, controle do tempo da simulação para uma melhor compreensão do que acontece, seleção das variáveis mais importantes, a identificação de gargalos no sistema. Para as desvantagens e dificuldades temos a necessidade de um profissional especializado no mesmo, os resultados são de difícil interpretação, também como o tempo e recursos empregados e suas tentativas de simplificação que podem trazer resultados insatisfatórios.

Deve-se seguir alguns passos para a criação da simulação, primeiro precisa ser feito a formulação e analise do problema que apresenta alguns questionamentos antes da criação da simulação, são elas: Porque o problema esta sendo estudado? Quais serão as respostas que o estudo espera alcançar? Quais são os critérios para avaliação da performance do sistema? Que restrições e limites são esperados das soluções obtidas? Outro passo a seguir é o planejamento do projeto que opera a partir da obtenção de dados referentes a produção, como: recursos necessários, pessoal utilizado, suporte, gerencia, hardware e software para a realização do trabalho, também como o cronograma temporal.

A formulação do modelo conceitual trata o desenvolvimento de um esboço do sistema de forma gráfica, começando com um sistema simples e acrescentando uma complexidade. Deve-se responder algumas perguntas: Qual a estratégia da modelagem? Discreta? Continua? Uma combinação?, Qual quantidade de detalhes devem ser incorporadas no modelo?, Como o modelo repostará os resultados? Relatórios? Animação?, Que nível de agregação dos processos devem ser empregados?, Como serão colocados os dados? Manualmente? Leitura de arquivos? .

Na coleta de informações e dados são levantados micro e macroinformaçoes, toda a informação serve para a alimentação dos dados no modelo. Algumas questões que apresentam são: Quais são as relações e regras que conduzem a dinâmica do sistema?, quais são as fontes de dados necessários para à alimentação do modelo?, os dados já se encontram na forma desejada? E quanto aos dados relativos a custos e finanças?

No que se refere a tradução do modelo, é necessário decodificar o modelo numa linguagem de simulação apropriada, com isso vem algumas questões: Quem fará a tradução do modelo conceitual para a linguagem de simulação? Como será realizada a comunicação entre os responsáveis pela programação e a gerencia do projeto? E a respeito de toda a documentação? Outros analistas podem entender o programa?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com