TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo De Gestao

Ensaios: Modelo De Gestao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 5

Modelo de Gestão da Ética

Todo empreendimento fundamentado na ética, tem seu êxito condicionado à estratégia e à competência, que se definem em um Modelo de Gestão oposto à falta de liderança e estratégia, equipes desintegradas e valores culturais indefinidos. Sendo assim, o modelo de gestão é fundamental e está apoiado na Ética.

Mais importante que o marketing é o desenvolvimento da cultura ética, da consciência, liderança, comportamento e realização ética que significa educar a consciência para a liberdade responsável, relacionamento harmonioso, realizações compartilhadas e, portanto, bem sucedidas.

A ética está embasada na cultura grupal específica, em verdades comuns que são os princípios aceitos que dão consistência ao pensamento e às ações estratégicas, e a esta cultura pode tanto ser fator de sucesso quanto de fracasso dependendo do comprometimento, orgulho, entusiasmo, humildade e maleabilidade de cada colaborador.

Portanto, é imprescindível que todos na empresa tenham plena consciência dos valores fundamentais que norteiam os comportamentos e para isso é fundamental definir a filosofia da empresa, definir suas diretrizes éticas, criar instrumentos institucionais para a gestão da ética e desenvolver continuamente a consciência ética por meio da educação.

Deste modo, a fim de promover o desenvolvimento permanente da cultura ética dentro das instituições é necessário lançar mão de um recurso institucional básico que é a organização do comitê estratégico de ética, formado por lideranças representativas do corpo social, dirigido pelo presidente da empresa ou diretores que por rodízio, debatem e buscam a reflexão contínua através de propostas, discussões, avaliações, promoção e acompanhamento da conduta e ações éticas na empresa, sendo assim, o núcleo fortalecedor da cultura ética corporativa.

Este núcleo promovem eventos de conscientização e reforço, tais como palestras, seminários, painéis de debates, convenções, ouvidoria, auditorias éticas, linhas diretas, balanço social, voluntariado [...], práticas estas que devem estar intrinsecamente ligadas a uma cultura corporativa transparente, bem como uma liderança integrada e uma estratégia participativa consensual, consequência de um ideário ético conscientizado por todos na organização.

O ideário ético, seus desafios, questionamentos e propostas abrangem as seguintes dimensões essenciais: ser ético (alternativa à credibilidade), consciência ética (essencial à atitude e ao comportamento ético), comportamento ético (a pessoa na ética do cotidiano), competência ética (uma questão de liderança), cultura ética (excelência em valores de desempenho), responsabilidade social ética (projeção da empresa como boa cidadã), humanismo ético (valorização humana como condição da dignidade pessoal e para a realização social no trabalho).

Esse ideário pode ser assim sintetizado: estratégias de interatividade que motivam a participação criativa, maturidade cultural/ maturidade ética.

Não há possibilidade de vida social sem que haja observância de princípios éticos que estão relacionados à competência e coerência, que resultam nas seguintes áreas: liderança, estratégia e cultura corporativa. Tendo como modelo uma redução conceitual, que preserva a essência, visando orientar, com clareza a simplicidade e práticas eficazes.

Nessa perspectiva, três são os focos fundamentais: os valores conscientizados da cultura corporativa, o sistema integrado de liderança e as estratégias consensuais. Que contradizem o homem racionalista, aquele que vive se justificando como dono da verdade e desenvolvendo diretrizes contrárias a do homem emocional, que faz de um chuvisco, um temporal: não vive o sentimento, mas o sentimentalismo. O ser racional, típico das organizações burocráticas, condiciona-se à eficiência normativa e à rotina, por outro lado o ser emocional vive em estrutura reativa, funcionando na diretriz do oportunismo, não conseguindo ser nem diferente, nem eficaz, acertando na linha do acaso.

A ética é a ciência do bem comum. Implica preservar a dignidade humana, a liberdade, a igualdade de oportunidades, o respeito aos direitos humanos e sem o seu mínimo não há grupo sustentável. Por exemplo, a cultura organizacional, os valores que presidem e orientam as relações sociais, as verdades comuns e o bem-estar decorrente do espírito de solidariedade criam as condições para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com