TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Artigo Acadêmico

Por:   •  23/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Atualizado de acordo com a NBR 14724:2011

RIO DE JANEIRO

2018

ABAIXO SEGUE O MODELO DE ESTRUTURA DO PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – ARTIGO CIENTÍFICO

[pic 2]

[pic 3]

VICTOR LUCENA

DELAÇÃO PREMIADA: ANÁLISE DO INSTITUTO À LUZ DOS MEIOS DE OBTENÇÃO DE PROVA E DO CONCEITO DE PROVA

RIO DE JANEIRO

2018


[pic 4]

VICTOR LUCENA

DELAÇÃO PREMIADA: análise do instituto à luz dos meios de obtenção de prova e do conceito de prova

Projeto de Pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Disciplina Metodologia da Pesquisa como requisito para aprovação na disciplina, sob a orientação do Professor Fulano de Tal.

[pic 5]

RIO DE JANEIRO

2018


DELAÇÃO PREMIADA: ANÁLISE DO INSTITUTO À LUZ DOS MEIOS DE OBTENÇÃO DE PROVA E DO CONCEITO DE PROVA.

Victor Eduardo da Silva Lucena[1]

SUMÁRIO: INTRODUÇÃO; 2 JUSTIFICATIVA; 3 OBJETIVOS; 4 QUESTÕES NORTEADORAS; 5 METODOLOGIA; 6 SUMÁRIO PROVISÓRIO DO ARTIGO CIENTÍFICO; REFERÊNCIAS.

1 INTRODUÇÃO (O QUE É O TEMA?)

A introdução é a parte do projeto em se apresenta o tema, delimitando-o, levantando a problematização referente à temática, ou seja, o questionamento que guiará a investigação científica. O estudante deverá formular indagações relacionadas ao problema fundamental de forma clara e objetiva, e, posteriormente, apresentar as respostas a priori (hipóteses), que poderão ser confirmadas, negadas ou até redimensionadas a partir da pesquisa que desenvolverá.

Na introdução, o aluno deverá explicar o assunto que deseja desenvolver, contextualizando-o dentro da área de estudo escolhida.

Apresentar genericamente o tema, posteriormente delimitar o tema, após problematizar o tema, e informar as hipóteses para o problema.

Resumindo:

  • Anunciar a ideia básica.
  • Delimitar o foco da pesquisa.
  • Situar o tema dentro do contexto geral da sua área de trabalho.
  • Descrever as motivações (problemas) que levaram à escolha do tema, e suas consequentes possíveis respostas (hipóteses).
  • Definir o objeto de análise: O QUE SERÁ ESTUDADO?

2 JUSTIFICATIVA (POR QUE FAZER?)

A justificativa da pesquisa a ser realizada deve expor os motivos que a ensejaram e o interesse na investigação considerando sua relevância jurídica, social, política e até mesmo sua originalidade.

Pode-se justificar uma pesquisa em razão da atualidade do objeto, da ausência de estudos específicos sobre o tema ou mesmo da divergência doutrinária sobre ele existente, sempre deixando claro qual será sua contribuição a ser dada pela pesquisa.

Consiste na apresentação, de forma clara e objetiva, das razões de ordem teórica ou prática que justificam a realização da pesquisa ou o tema proposto para avaliação inicial. No caso de pesquisa de natureza científica ou acadêmica, a justificativa deve indicar:

  • A relevância social e jurídica do problema a ser investigado.
  • As contribuições que a pesquisa pode trazer, no sentido de proporcionar respostas aos problemas propostos ou ampliar as formulações teóricas a esse respeito.
  • O estágio de desenvolvimento dos conhecimentos referentes ao tema.
  • A possibilidade de sugerir modificações no âmbito da realidade proposta pelo tema.

3 OBJETIVOS (VAI BUSCAR O QUÊ?)

A pesquisa pode ter objetivos gerais e específicos. O objetivo geral está ligado à compreensão do tema escolhido e à principal meta do trabalho, ou seja, o que se pretende atingir com sua investigação.

Por sua vez, os objetivos específicos dizem respeito a aspectos pontuais e necessários da pesquisa para se chegar ao objetivo geral, definindo-se com tais objetivos as etapas do trabalho a serem realizadas para o alcance do objetivo central (geral). Os objetivos específicos podem ser: exploratórios, descritivos e explicativos.

Via de regra, tanto os objetivos gerais, como os específicos, são expressos em ações, utilizando-se verbos no infinitivo, tais como: identificar, analisar, mapear, estudar, compreender, aferir, conhecer, descobrir, descrever, levantar, explicar, etc.

4 QUESTÕES NORTEADORAS

Cada questão norteadora dará origem a uma seção do artigo científico. O ideal é que o Trabalho de Conclusão de Curso tenha entre 3 e 5 seções.

As questões norteadoras consistem em formular com clareza e objetividade o problema que servirá de norte para o desenvolvimento das questões doutrinárias, legais, jurisprudências, etc., ou seja, por meio das questões norteadoras será possível construir o sumário prévio do artigo científico.

5 METODOLOGIA

A metodologia traz os procedimentos a serem utilizados para concretizar os objetivos da pesquisa. Defini-los com clareza é fundamental para a execução de um bom trabalho e é nesta parte do projeto em que devem ser descritos os métodos da pesquisa (ex. método indutivo, método dedutivo); os indicadores dos conceitos ou variáveis (ex. relatórios, sensos); a forma de levantamento dos dados (textos, censos, entrevista aberta, observação participante, pesquisa legislativa, doutrinária, jurisprudencial); se for o caso, a forma de codificação e tabulação; e a forma da análise dos dados.

Para tanto temos que observar as características básicas de uma pesquisa, ou seja, se ela é uma pesquisa qualitativa ou quantitativa.

A pesquisa qualitativa[2] é aquela em que partem de questões amplas que vão se aclarando no decorrer da investigação tais como pesquisa documental (materiais escritos como livros, jornais, diários, cartas, memorandos, relatórios), estudo de caso (se caracteriza como um tipo de pesquisa cujo objeto é uma unidade que se analisa profundamente. Analisa intensivamente uma dada unidade social) e a etnografia (que estuda os processos da interação social: os conhecimentos, as ideias, técnicas, habilidades, normas de comportamento e hábitos adquiridos na vida social de um povo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (186.3 Kb)   docx (340.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com