TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motores de Combustão Interna

Por:   •  14/11/2016  •  Ensaio  •  2.791 Palavras (12 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE PITÁGORAS BETIM

ENGENHARIA MECÂNICA

8° PERÍODO

DANIIEL GONÇALVES DA SILVA

TRABALHO PARCIAL II DE MCI

Betim

30 de maio de 2016

Injeção eletrônica

1– Por que sensor de rotação e PMS? Como identifica-se o PMS do cilindro?

O sensor de rotação e PMS (ponto morto superior) tem por finalidade gerar um sinal de rotação do motor e a posição da árvore de manivelas. Este sinal é interpretado pela unidade de comando para que se possa calcular ou corrigir: Tempo de injeção, frequência de aberta das válvulas injetoras, avanço da ignição, sincronismo de injeção, sincronismo do sistema de ignição.

É um sensor eletromagnético fixado próximo ao volante do motor ou na polia da árvore de manivelas. Neste caso, tanto o volante como a polia, deverão possuir uma roda dentada (fônica) com alguns números de dentes. A variação devido à passagem dos dentes e das cavidades gera uma frequência de sinais analógicos, ou seja, forças eletromotrizes que se geram no sensor a cada 6o (360o da circunferência: 60 dentes), que são enviados a um circuito adequado (conversor AD ou analógico para digital) existente na unidade de comando, e são utilizados para reconhecimento do número de giros do motor.

2– O que são as linhas: +15; +50 do comutador de ignição. O que é a linha +30?

Linha 15 Saída positiva do comutador de ignição e partida.

Linha 30 Positivo direto da bateria.

Linha 50 Saída positiva do comutador de ignição e partida p/ alimentação do motor de partida.

3– Porque a estratégia de temporização da bomba de combustível ao colocar a chave em “Marcha”?

Ao dar a partida a bomba é acionada para pressurizar o sistema e em seguida deixa de funcionar após alguns segundos caso o motor não entre em funcionamento por uma questão de segurança, quem controla isso é o próprio módulo de injeção ou então um circuito à parte (geralmente nos módulos mais antigos).

4– Por que o relé de alimentação da ECU é normalmente chamado de relé duplo?

Em alguns sistemas também, o relé da bomba poderá estar conjugado com outro relé num único invólucro. É o caso do sistema Magneti Marelli IAW 1G7 utilizado nos veículos Pálio, Siena, Strada e Fiorino com os motores: 1.0, 1.5 e 1.6 MPI e 1.6 ie.

Nesse caso o relé da bomba faz parte do relé principal que engloba os seguintes componentes para acionamento: Eletroinjetores, bomba de combustível, Eletroválvula do canister, bobina de ignição, sonda lambda.

5– Porque as centrais ECU e Code se comunicam? Como o transponder dentro da chave de ignição é alimentado? Como é feita a partida de emergência?

As chaves de partidas atuais possuem um receptor configurado com a ECU, ou seja, mesmo que uma chave igual no formato seja colocada na ignição, somente será possível fazer o acionamento se o código da mesma for reconhecido. A partida de emergência é feita usando um código que reperesenta a quantidade de vezes que a luz da ignição irá piscar no painel e assim que piscar a quantidade de vezes indicada no código o acelerador do veículo deverá ser pressionado. Feioto isso a partida será realizada.

6– Nos veículos “antigos a carburador”, o sinal do conta-giros vinha normalmente do alternador... a estratégia é a mesma nos veículos central eletrônica? De onde vem o sinal do conta-giros?

Vem do sensor de rotação do motor que faz a leitura e envia para a ECU.

7– O que é a função dash pot do atuador de marcha lenta?

Ao fechar rapidamente a borboleta de aceleração com o motor em funcionamento, hidrocarbonetos (HC) não queimados são emitidos na atmosfera. Para evitar que isso ocorra, o fechamento da borboleta é gradual. Para essa tarefa um atuador pneumático é conectado à borboleta de forma a suavizar o retorno, garantindo um fornecimento de ar para queimar o combustível que foi admitido pelo carburador.

Essa estratégia, também denominada de dash pot, garante também a correta operação do catalisador, evitando que este funcione com misturas ricas que poderiam vir a comprometer a sua vida útil.

8– Cite 3 diferenças fundamentais entre os sistemas de injeção eletrônica: single point, multi point. O que é o sistema common rail?

*MPFI (Multi Point Fuel Injection) - Possui um bico injetor para cada cilindro; por dosar o volume de combustível entre os cilindros, permite uma maior potência e economia de gasolina;

*SFI (Single Fuel Injection) - Possui apenas um injetor; A mistura é feita no coletor de admissão; Apresenta uma menor potência e eficiência.

O Common Rail (CR) é um sistema de injeção direta de combustível diesel sob alta-pressão em motores de combustão interna. Criado nos anos 90 pela FIAT, e mais tarde desenvolvido e patenteado pela BOSCH, hoje o sistema Common Rail é utilizado por quase todos os novos automóveis Diesel fabricados na Europa, em diferentes marcas e modelos.

No sistema Common Rail os bicos injetores não estão ligados a uma bomba injetora através de um tubo para cada cilindro como acontece no sistema mecânico. Aqui, o gasóleo é continuamente bombeado para um único tubo distribuidor (um único “Rail”), aumentando a pressão. Todos os cilindros recebem combustível através deste tubo de alta pressão. A injeção é efetuada sob alta pressão no injetor, independentemente da rotação do motor, sendo o comando dos injetores realizado por válvulas magnéticas presentes na cabeça dos mesmos.

9– Para que serve o sistema Canister?

O cânister (filtro de carvão ativado), é responsável pela absorção do vapor de combustível e filtragem, liberando ar limpo na atmosfera. O vapor absorvido no carvão ativado é reutilizado pelo motor. Esse componente foi criado exclusivamente para controlar a passagem desses gases.

Quando defeituoso, pode provocar graves defeitos no sistema de injeção, levando em alguns casos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (117.6 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com