TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MRP E KANBAM

Casos: MRP E KANBAM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 3

A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES DESEMPENHADAS PELA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS.

Administração de Materiais é um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de maneira centralizada ou não, com objetivo de suprir diversas unidades, como por exemplo: o fornecimento de materiais necessários para o desenvolvimento de atividades continua da empresa. Estas atividades abrangem o circuito de reaprovisionamento, incluindo compras, recebimento, armazenamento de materiais, fornecimento, até o momento das operações gerais para controle de estoques, dentre outros, assim sendo podemos dizer que “Administração de Materiais visa à garantia da existência continuada de um estoque organizado de modo à nunca faltar nenhum dos itens que o compõem, sem tornar excessivo o investimento total”. Em outras palavras a Administração de Materiais tem como objetivo principal garantir o contínuo abastecimento de Matéria-prima necessária para comercialização direta, fabricação, produção ou atender aos serviços executados pela empresa, sem deixar de reduzir seus custos operacionais para que seus produtos ou serviços possam ser cada vez mais competitivos no mercado.

Com isso para que administração seja executada com eficácia, é necessário planejar, dirigir e controlar, todos os itens contabilizáveis que entram na linha de produção da empresa e outros produtos específicos, além de material de escritório, limpeza, etc.

A finalidade da administração de materiais é assegurar o abastecimento contínuo dos itens que entram na fabricação dos bens e de outros em decorrência da programação conjunta das áreas de vendas e de produção.

A otimização dos investimentos em estoques, aumento do uso eficiente dos meios de planejamento e controle, é um dos principais objetivos da gestão de materiais. Com isto, é possível contribuir para a maximização do lucro sobre o capital investido.

O controle de materiais é extremamente importante, estabelecer a integração desde a previsão de vendas passando pelo planejamento de programa-mestre de produção, até a produção e entrega do produto final, são praticas fundamentais para se obter êxitos nas operações continuas.

Deve estar envolvido na alocação e no controle da maior parte dos principais recursos da empresa, fabricação, equipamento, mão-de-obra e materiais como matéria-prima, produtos intermediários, produto acabado, de consumo, de escritórios e de terceiros etc.

Segundo ARNOLD (1999, pág. 28) “A administração de materiais pode reduzir os custos pela certeza de que os materiais certos estão no local certo, no tempo certo, e de que os recursos da empresa são utilizados adequadamente”.

MATERIALS REQUIREMENTS PLANNING (MRP) E A PRODUÇÃO JUST IN TIME.

O sistema de Materials Requirements Planning (MRP) é bastante conhecido entre as empresas, e é utilizado como transformação da previsão de demanda para com as necessidades de seus componentes, ou seja, controla um inventario de produção com objetivo de tentar minimizar custos e maximizar lucro, com base na organização dos estoques ao tamanho de suas necessidades obtendo a quantidade necessária para cada item, sem que haja falta ou sobra do mesmo.

O MRP lida especialmente com suprimento de peça e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com