TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODO EXECUTIVO DE ALVENARIA ESTRUTURAL OU AUTO PORTANTE

Por:   •  26/2/2018  •  Monografia  •  3.519 Palavras (15 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 15

MÉTODO EXECUTIVODE ALVENARIA ESTRUTURAL OU

AUTO PORTANTE

Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG

RESUMO: Atualmente, as empresas buscam uma melhoria contínua em seus processos, comobjetivo de obter maior qualidade, menor prazo de execução e menor custo, consequentementemaior lucro. Com a criação de alguns programas habitacionais n a s últimas décadas noBrasil, tivemos um grande alto nas construções prediais que se enquadram nesses programas, a s m e s m a s por muitas vezes tinham seus prazos curtos e devido a isso, as empresas buscaram alternativasconstrutivas que pudessem atender seus quesitos básicos de qualidade, mas que tivessem umganho significativo em seus prazos. Começou-se então a busca por um método executivo quesuprisse esta necessidade no mercado. Nesse contexto, o presente trabalho apresenta o sistemaconstrutivo conhecido como “Alvenaria Estrutural ou Alvenaria Auto Portante”, Será mostrada sua execução, suas características e suas patologias, por meio de um estudo de caso. Este sistemaconsiste no empilhamento puro e simples de blocos que desempenham função estrutural, sendoprojetado, dimensionado e executado de forma racional visando diminuição das patologias, maioragilidade e sustentabilidade.

Palavras-chave: Alvenaria Estrutural. Sistema Construtivo. Alternativas

construtivas.

ABSTRACT: In present times currently, companies seeking continuous improvement in its processes, in order to achieve higher quality, shorter lead time and lower cost, thus higher profit. With the creation of some housing programs in recent decades in Brazil, had a great jump in building constructions that fall under these programs, the same many times had their short deadlines and duet this, companies sought constructive alternatives that could meet their basic requirement squality, but they had a significant gain in their terms. Then it began to search for an executive method that met this need in the market. In this context, this work presents the constructive system known as "Structural Masonry or Masonry Auto Portante". This system consists of pure and simples tacking blocks that perform structural function, being designed, dimensioned and execute duration all yaimedat a lower cost, greater flexibility and sustainability.

Key Worlds: Structural masonry. Constructive system. Constructive

alternatives.

1 INTRODUÇÃO

Em geral, a alvenaria estrutural é reconhecida como durável, esteticamente agradável e possuidora de bom desempenho térmico e acústico. Aliada a um bom projeto, este sistema construtivo se torna ainda mais eficaz, com rapidez de execução e diminuição de desperdício, tornando seu custo competitivo.

Com o mercado cada vez mais acirrado, surge a necessidade dos construtores de reduzirem seus custos e melhorarem a eficácia de seus canteiros e de suas soluções construtivas.

Utilizada de forma racionalizada no Brasil desde a década de 60, somente em 1977 foi formada a primeira comissão para a criação de uma norma brasileira para projeto de alvenaria estrutural (PARSEKIAN, 2010).

Hoje em dia, inúmeros edifícios são construídos em alvenaria estrutural, principalmente os residenciais, onde existem pavimentos tipo e repetições de layout. O sistema construtivo é usualmente indicado quando não há previsões de alterações arquitetônicas, ou quando esta opção é limitada, uma vez que as paredes já foram pré- determinadas como estrutural ou de vedação. Em relação à altura do edifício, a opção por alvenaria estrutural é mais econômica em edifícios de poucos andares, comaté12 pavimentos (PARSEKIAN,2010).

O objetivo do presente artigo é apresentar o método construtivo de alvenaria auto portante, com grande possibilidade de racionalização de tempo, exemplificando as características de projeto e detalhes executivos. Para isso pretende-se demonstrar o passo-a-passo do método executivo estudado, apresentando as possíveis patologias e o desenvolvimento de um estudo de caso, identificando uma patologia, suas possíveis causas e soluções.

Esta pesquisa é baseada no nível exploratório, ou seja, utiliza-se de pesquisas acadêmicas, e visita em campo.

A pesquisa também teve abrangência na coleta de dados realizados em visita técnica. Um estudo de caso foi realizado na obra X (residencial), na regional leste da região metropolitana da grande BH.

A primeira parte deste estudo foi baseada em revisões bibliográficas em artigos e livros da área em questão escolhendo-se a patologia para análise. A segunda parte trata-se de estudo de caso que será melhor detalhado a frente.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

A alvenaria estrutural utiliza o sistema de empilhamento de blocos em seu método executivo. Podendo ser usados, blocos de concreto ou blocos cerâmicos.

As figuras 1 e 2 apresentam fotos de obras executadas neste sistema. A primeira em bloco de concreto e a segunda em blocos cerâmicos.

Figura 1: Edificação de alvenaria estrutural em blocos de concreto.

Fonte: Revista Construção Mercado

Figura 2: Edificação de alvenaria estrutural em blocos cerâmicos

Fonte: Petra Engenharia, 2015

2.1 CONCEITOS BÁSICOS

Segundo Ramalho e Corrêa (2003), o principal conceito que a alvenaria estrutural pode oferecer é a capacidade de transmitir ações através de tensões de compressão.

Ramalho e Corrêa (2003) dizem também que esse sistema é formado por alguns componentes:

? Blocos ou tijolos são os responsáveis principais das características resistentes da estrutura. No Brasil, os blocos que mais se usam são os blocos de concreto, de cerâmica e silício-calcáreas;

? Outro componente importante é a Argamassa de assentamento, a mesma possui as funções básicas de solidarizar os blocos, transmitir e uniformizar as tensões entre os blocos de alvenaria, absorver pequenas deformações e prevenir a entrada de água e vento nas edificações. Sua forma mais usual é composta de areia, cimento, cal e água, e como principais características deve fornecer, boa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com