TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Máquinas Elétricas E Acionamentos

Por:   •  9/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

Sustentabilidade e aceitabilidade

        A busca de sustentabilidade implica em mudanças de atitude, comportamento e padrão de vida, investimentos adicionais, maior regulação, punições, restrições e incentivos que se tornam inaplicáveis. Isso porque há parcelas da sociedade que se opõem veementemente a algumas dessas medidas, inviabilizando-as.

        Assim, enquanto sustentabilidade atua no sentido de harmonizar os aspectos sociais, econômicos e ambientais no âmbito geral da existência humana, a aceitabilidade advém do conflito desses aspectos, face aos interesses particulares de cada segmento, de cada indivíduo da sociedade.

        Esse é um exemplo de medida sustentável, mas não aceitável, o que torna uma medida de sustentabilidade inviável, que só poderia ser implementada lentamente, acompanhada de fortes ações educacionais e de outros tipos(melhoria do transporte coletivo), para torna-la aceitável conforme abaixo.

[pic 1]

Sustentabilidade: barreiras e incentivos

No aspecto da implementação, a maioria dos componentes da infraestrutura implica em:

  • Imobilização da terra;
  • Diminuição de recursos finitos para a execução de instalações físicas;
  • Disposição do lixo em entulhos.

A imobilização da terra pode-se citar com o uso de biomassa para geração de energia elétrica, embora apresente diversos aspectos ambientais positivos, mas ocupa a terra de maneira permanente. Assim interfere diretamente na aceitabilidade do empreendimento.

Levando em conta o uso de recursos primários para instalações físicas e a disposição do lixo, podem ser encaminhadas soluções sustentáveis, com ênfase em um processo de menos agressivo e regenerativo, ou por meio da reutilização ou reciclagem.

O conflito entre a sustentabilidade e a aceitabilidade, fruto principalmente do encaminhamento não adequado do modelo de desenvolvimento adotado no passado, faz com que projetos de infraestrutura para um desenvolvimento sustentável devam, pelo menos, ser desenvolvidos a partir de uma visão multidisciplinar, incorporando um processo participativo de decisão.

Então a busca da sustentabilidade deve procurar:

  • Mudança no padrão de comportamento (exemplo do diagrama anterior);
  • Processos limpos e redução de emissões;
  • Uso mais eficiente dos recursos, que no caso específico da energia elétrica, consiste na aplicação de técnicas de gerenciamento pelo lado da demanda.

Para atingir a sustentabilidade, deve-se atuar na legislação, regulação, educação, forças de mercado, ciência, economia e sociologia. No qual se conclui que a busca efetiva de atuar com vistas à implantação do modelo sustentável de desenvolvimento é a educação, que pode deflagrar mudanças de atitude de toda população.

Aceitabilidade: variável básica para a viabilização de projetos

O que é sustentável deve definir o que é aceitável. Para a maioria da população, sustentabilidade é um conceito desconhecido e não determinante da aceitabilidade. Pois isso tem sido motivo pelo qual diversas medidas que visam à sustentabilidade são inviabilizadas, pois incorrem na não aceitação pela opinião pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (91.1 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com