TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NIVELAMENTO TOPOGRÁFICO ATRAVÉS DO MÉTODO GEOMÉTRICO COMPOSTO

Por:   •  21/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.075 Palavras (5 Páginas)  •  1.071 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

ENGENHARIA CIVIL

NIVELAMENTO TOPOGRAFICO ATRAVÉS DO METODO GEOMÉTRICO COMPOSTO

SALVADOR

ABRIL DE 2017


NIVELAMENTO TOPOGRAFICO ATRAVÉS DO METODO GEOMÉTRICO COMPOSTO

 

Relatório sobre aula prática de nivelamento topográfico para a disciplina Topografia do curso de Engenharia Civil da Faculdade Área 1 como parte da avaliação referente a 1°Unidade.

SALVADOR

ABRIL DE 2017


SUMÁRIO

RESUMO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................... 2

2 OBJETIVOS............................................................................................................... 3

3 MATERIAS E MÉTODOS........................................................................................ 3

4 RESULTADOS........................................................................................................... 4

5 CONSIDERAÇOES FINAIS..................................................................................... 5

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..................................................................... 5

7 ANEXOS.................................................................................................................... 6

RESUMO

1 INTRODUÇÃO

TOPOGRAFIA é a Ciência aplicada baseada na geometria e na trigonometria plana, que utiliza medidas de distâncias (horizontais ou inclinadas), ângulos (horizontais ou verticais), orientação (azimute ou rumo) e diferenças de nível com fim de obter a representação, em projeção ortogonal sobre um plano de referência, dos pontos que definem a forma, dimensão e posição relativa de uma porção limitada do terreno, sem levar em consideração a curvatura terrestre.

O levantamento topográfico deve representar as características da superfície de um terreno bem como as dimensões dos lotes fornecendo dados confiáveis para que, depois de interpretados e manipulados, possam contribuir nos projetos arquitetônico e de implantação. Os levantamentos topográficos geralmente são apresentados através de desenhos de curvas de nível e de perfis.

Os levantamentos topográficos podem ser divididos em: Levantamentos planimétricos e levantamentos altimétricos.

Levantamento Planimétrico é a determinação das projeções horizontais dos pontos do terreno. São determinadas as medidas corretas do terreno pois nem sempre as medidas indicadas na escritura conferem com as medidas reais.

Levantamento Altimétrico é a determinação das alturas no relevo do solo. Estuda os procedimentos, métodos e instrumentos de distâncias verticais ou diferenças de nível e ângulos verticais (nivelamento). A determinação das diferenças de nível entre dois pontos é possível pelo método de  nivelamento geométrico e nivelamento trigonométrico.

O Nivelamento Trigonométrico é usado quando for se levantar áreas extensas e onde existam grandes desníveis ou ainda quando é necessário nivelar diversas linhas de visadas em diferentes direções para estudos de vales, por exemplo. Aplica-se para a determinação de alturas de morros, torres, prédios, etc.

Nivelamento GEOMÉTRICO: mais preciso dos métodos de nivelamento realizado através de visadas horizontais utilizando como instrumentos: níveis topográficos e miras verticais graduadas. Esse nivelamento é subdividido em simples e composto.

O nivelamento geométrico simples Consiste, em criar um plano horizontal e determinar as interseções deste plano com uma série de verticais levantadas nos pontos a nivelar e em seguida obter a distância vertical destes pontos ao plano de referência. Usado quanto não há muitos desníveis que possibilite a troca do equipamento do local.

O nivelamento geométrico composto  é utilizado quando há necessidade de mudança de posição do equipamento possibilitando a leitura da mira nos diversos pontos notáveis.

2 OBJETIVOS

Realizar um levantamento altimétrico na rampa do estacionamento da faculdade Área 1 através do método de nivelamento geométrico composto.

3 MATERIAS E MÉTODOS

O método utilizado para realizar o levantamento altimétrico da rampa do estacionamento da Area1 foi o nivelamento geométrico composto.  

O primeiro passo foi determinar duas posições onde tivesse melhor visibilidade de todos os pontos. Nessas posições foram adoradas duas estações (estação A e estação B).

O segundo passo foi instalar o tripé sobre as posições já definidas. O tripé é um suporte portátil que possui três pernas corrediças e com uma base que sustenta instrumentos como Teodolito, estações totais, níveis etc. Esse equipamento foi regulado até a altura do peito da pessoa que possuía uma estatura menor.

Com o tripé já instalado o próximo passo foi acoplar a estação total sobre sua base. A estação total é um equipamento óptico e eletrônico com a qual são feitas as medições topográficas, isto é, as medições tanto de áreas de terrenos quanto de alturas respectivamente. Com a estação fixa na base do tripé é necessário realizar o nivelamento, para isso foi preciso travar o equipamento e girar os dois parafusos calantes para dentro ate a bolha de nível esteja centralizada, feito isso, destrava o equipamento e realiza um giro de 90° trava novamente o equipamento e gira o terceiro parafusos calantes até a bolha de nível esta no centro, equipamento nivelado oi preciso ajustar o foco da luneta, o próximo passo é coletar os dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (148.1 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com