TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOITE- VO IMPLANTAÇÃO DE CICLOVIA EM IMPORTANTE VIA ARTERIAL DA CIDADE

Por:   •  19/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 3

SISTEMAS DE TRANSPORTE

ALUNA: MARINA ALCALÁ        RA: 20261773

PROFº.: MARCUS IGNÁCIO      ENG CIVIL – 8º SEM NOITE- VO

IMPLANTAÇÃO DE CICLOVIA EM IMPORTANTE VIA ARTERIAL DA CIDADE

Via :Avenida Ibirapuera.

        A implantação de um novo sistema de Transporte aborda soluções para graves problemas de mobilidade, visando a melhoria  satisfatória do aumento dos deslocamentos da população.

        Atualmente, as cidades exigem uma mobilidade muito complexa e diversificada, pois são milhares de deslocamentos diários, em variados horários e diferentes meios de transportes.

        A implantação de uma nova ciclovia tem como finalidade disponibilizar novos recursos de mobilidade para a população, que cresce descontroladamente gerando uma “crise” nos meios já disponíveis, impactando os setores econômicos, sociais e políticos de toda uma população vinculada ao sistema já existente.

  1. Localização

Teremos como local de implantação a Avenida Ibirapuera, uma  grande via arterial de São Paulo, ligando o Bairro de Moema  chegando a Av. dos Bandeirantes  próximo ao Aeroporto de Congonhas.

[pic 1]

Google Maps; acesso em: 17 de abril 2015.

  1. Implantação

A implantação devera levar em conta os meios de transportes já existentes na via, a velocidade máxima pre  determinada pelo fato de uma ciclovia ser segregada ao tráfego de automóveis. Podendo ser unidirecionais ou bidirecionais e são de maneira geral, adjacentes a vias de circulação de automóveis ou em corredores verdes.

O bom planejamento cicloviário necessita de segurança viária para circulação bem como de infraestrutura adequada de estacionamento para bicicletas, os impactos ambientas e de circulação gerados durante e após a finalização da obra, mantendo sempre uma pesquisa para aperfeiçoamento do sistema, incentivando o uso da bicicleta como meio de transporte. O enfoque vai além das ciclovias e visa enxergar o uso da bicicleta dentro do contexto urbano existente para atender as necessidades reais dos ciclistas

Todo o planejamento e desenho da infraestrutura cicloviária tem de ser pensando em conjunto. Redes viárias, pisos de qualidade e cruzamentos que não gerem riscos. Tudo deve garantir deslocamentos seguros para todos os usuários, sejam ou não ciclistas.

Visando a minimização do tempo e esforço necessario para o deslocamento das bicicletasPara que mais pessoas utilizem a bicicleta com meio de transporte, o fato das vias serem confortáveis certamente representa um fator fundamental. Atingir esse objetivo primordial, requer poucas paradas, piso de qualidade, largura adequada, proteção das intempéries sempre que possível e que o ciclista nunca seja forçado a desmontar da bicicleta durante seu deslocamento.

  1. Descrição da ciclovia

Em toda a Avenida Ibirapuera, será de pavimento rígido, a direita da via , com sinalização de segurança em todo seu percurso.

        Inicio: julho/2015

        Prazo: 8 meses;

         Valor Global: R$ 50 milhões.

1.4 Conclusão

        Sabemos que o problema de mobilidade urbana é visado e reconhecido por todos. Entender um sistema significa interligar de forma satisfatória para seus usuários a rede como um todo, reconhecendo a natureza do deslocamento urbano para identificação das reais adequações necessárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (210.3 Kb)   docx (122.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com