TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRAIA DO CALHAU COMO IMPORTANTE ESPAÇO DE LAZER E PRÁTICAS ESPORTIVAS NA CIDADE DE SÃO LUÍS

Por:   •  28/8/2018  •  Artigo  •  1.772 Palavras (8 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 8

A PRAIA DO CALHAU COMO IMPORTANTE ESPAÇO DE LAZER E PRÁTICAS ESPORTIVAS NA CIDADE DE SÃO LUÍS

Adriana Garcia

Josielana Collares

Resumo: Este artigo trata da importância do espaço público da Praia do Calhau para os moradores da cidade de São Luís para a prática de lazer e práticas esportivas. Através deste trabalho pretende-se identificar aspectos importantes da cultura além de analisar a oferta x demanda de equipamentos públicos disponíveis para a população, bem como do estado de conservação e da existência de políticas públicas. Trata-se de um estudo qualitativo de abordagem descritiva com dados coletados a partir de observações durante horários e dias variados.

Palavras-Chave: Lazer, Cultura, Equipamentos Públicos, Conservação, Políticas Públicas.

1 Introdução

                

O Brasil é considerado um país de cultura praiana, já que os brasileiros valorizam estar nas proximidades das praias e frequentá-las. Um dos motivos pelo qual a praia é um espaço tão importante para os brasileiros é o fato do Brasil ser um país tropical, onde o clima é um fator primordial que propicia a vivência de diversas atividades ao ar livre.

A localização da praia do Calhau e sua infra-estrutura são aspectos importantes para a compreensão do lugar que esse espaço ocupa no cenário de esporte e lazer da cidade de São Luís. Por um lado, sabe-se que é um dos lugares de lazer e de práticas esportivas ao ar livre mais importantes da cidade. Por outro, percebe-se que há diversos fatores impeditivos para que a frequência de uso do espaço e de seus equipamentos públicos seja efetivo para os diversos grupos da sociedade.

Através do presente trabalho, pretende-se comprovar a importância do espaço público Praia do Calhau como elemento de cultura, esporte e lazer, bem como de explorar suas funções, formas de uso, acessibilidade, além de observar políticas públicas sobre o tema.

A metodologia utilizada neste trabalho parte de uma perspectiva descritiva de pesquisa, em uma abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos por meio de visitas in loco com intuito de observar o movimento de pessoas que utilizam a Praia do Calhau e seus equipamentos públicos durante um espaço de tempo de duas semanas, no mês de maio de 2017, em horários de maior fluxo de pessoas.

2 PERFIL URBANO DA PRAIA DO CALHAU 

O Brasil possui praias que se estendem por um extenso território e o clima tropical predomina na maior parte dessa faixa litorânea, o que acaba tornando as praias mais atrativas. A beira-mar é apreciada como um lugar para o esporte, lazer e bem-estar, e com um grande número de pessoas frequentando esse espaço, as praias acabam tornando-se importantes para práticas socioculturais. Além disso, é também de grande relevância a importância das praias para a economia, já que o grande número de frequentadores acaba gerando retorno financeiro. As pessoas que procuram a praia como opção de lazer acabam consumindo por exemplo, alimentos em quiosques, barracas e bares.

Fundada há mais de quatro séculos, a cidade de São Luís, capital do estado do Maranhão possui uma lista de atrativos para os moradores da cidade e para os turistas que estão à procura de diversão e conhecimento. Rica em história, a cidade reúne opções de lazer para todas as idades, tendo o centro histórico com seus casarões antigos, manifestações culturais como as tradicionais festas juninas.

A Orla da Praia do Calhau é considerada um cartão postal da cidade de São Luís. Possui em determinados pontos de sua extensão equipamentos para as práticas esportivas, portanto pode-se considerar como um local “ideal” quando nos referimos as opções de lazer para os seus moradores e turistas que visitam a cidade. Possui iluminação para uso noturno, espaço infantil e um várias opções de bares e restaurantes. Do lado oposto a praia, encontra-se ainda uma vasta opção de hotéis, o que torna conveniente para os hóspedes visitarem a praia que está logo a frente. A praia do Calhau possui também diversas residências, edifícios, bares e restaurantes, e faz parte do bairro Calhau, um dos bairros mais nobres da cidade.

[pic 1]

Figura 01: Mapa da Praia do Calhau

Fonte: Guia Turismo São Luís, 2017.

A praia do Calhau é frequentada diariamente por um grande número de famílias e pessoas de diferentes idades. Seus frequentadores têm ainda a opção de praticarem esportes na faixa de areia, fazer caminhada e correr nas calçadas que acompanham a praia ou até frequentar os quiosques que oferecem comidas, bebidas e músicas.

Parte da população local se depara com dificuldade de acesso à praia do Calhau, principalmente pelo fato do transporte público ser ineficiente, e por passar na praia em longos espaços de tempo, o que dificulta o acesso para os que não dispõem de um transporte privado. Falta atenção do poder público no que diz respeito as necessidades sociais de transporte, manutenção dos equipamentos, e mesmo da orla, como das calçadas, placas informativas, segurança pública etc.

3 O USO DO ESPAÇO PÚBLICO PARA LAZER E ATIVIDADES ESPORTIVAS

Ainda que a cidade ofereça outros tipos de espaços públicos onde as pessoas possam passar seu tempo livre e socializar uns com os outros, como exemplo as praças, estas nem sempre se encontram em bom estado ou oferecem algum atrativo. Por esse motivo, muitos ainda optam pela praia como destino favorito na hora da escolha. Mesmo que as praias não estejam em perfeitas condições de uso, a começar pela poluição das águas, que na maior parte do ano se encontram impróprias para o banho. É notório também que as calçadas e os poucos equipamentos públicos existentes na orla necessitam de manutenção com mais frequência. A partir disso julga-se ser necessário a realização de um estudo para sugerir melhorias em relação as formas de acesso da população, bem como a implantação de políticas públicas no intuito de identificar pontos que possam ser melhorados, como por exemplo a qualidade do serviço oferecido à sociedade, principalmente da parte do setor público.

De acordo com Marcellino (2001, p. 5), a necessidade de lazer e de seus valores sempre esteve presente na vida do homem, variando de significado conforme momentos históricos.

O lazer é valorizado pela população, ainda que isso não seja verbalizado por ela, por uma série de motivos. Tem importância na vida e na qualidade de vida das pessoas. Se perguntar diretamente às pessoas qual a importância do lazer nas suas vidas, obter-se-á um sétimo a décimo lugar numa escala de prioridade. Isso se deve à pouca “ressonância social do lazer”, ainda não visto como um direito social, e também à hierarquia de necessidades.”. (NELSON CARVALHO MARCELINO, LAZER E ESPORTE: Políticas Públicas, p. 10, 2001)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (299.8 Kb)   docx (52 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com